Problematizar é uma habilidade cognitiva e filosófica que exige um olhar crítico sobre a realidade, transformar percepção de algo comum em um desafio e estimular a pesquisa e produção de conhecimento.
Desenvolver o pensamento crítico e pedagógico na empresa para ativiidades individuais, coletivas e nas relações de negócios.
O check list Problematização apresenta e descreve resumidanente propósitos, característica e aplicações do “método filosófico” e de resolução de problemas conhecido como Problematização.
É muito usado no plano tático e estratégico e orierntar atividades no médio e longo prazo e por conseguinte controlar o plano operacional do fazer, controlar e ajustar tarefas na empresa.

Check List.
Problematização.
Propósito, Caracteristicas e Aplicações.
- Analisar … dividir um problema em problemas menores e mais fáceis de serem resolvidos, identificar relações, encontrar e selecionar soluções ou novas compreensões do contexto.
- Aprender … despertar a atenção, curiosidade, interesse, desejo e ação para ganhar novas competências (conhecimentos, habilidades e comportamentos).
- Circuntanciar … analisar 7 fatores MECE – mutuamente exclusivos e completamente exaustivos que influenciam um fato: 1) o que, 2) quem, 3) porque, 4) onde, 5) quando, 6) como e 7) quanto … ou seja, tudo considerado relevante, como evidências, antecedentes, motivos, riscos, falhas, etc.
- Compreender ... aprender ou significar algo específico intelectualmente, num dado contexto e escopo.
- Conceituar … produzir conceitos, ideias e relacionar com conceitos mais simples criar construtos.
- Contextualizar … apresentar o cenário atual e histórico de um problema, circunstâncias, relevância e os fatores que o influenciam, despertar interesse e prover significado a algo específico.
- Educar … desenvolver a consciência crítica das pessoas sobre os problemas sociais, empresariais, ambientais, e usar a “problematização” como método de educação filosófica.
- Formular Problema … definir de maneira clara, concisa e específica a questão, com perguntas, para orientar estudo ou projeto e torná-lo mais direto e eficiente.
- Fundamentar … buscar os fundamentos conceituais e valorativos que estruturam o pensamento. ao invés de respostas imediatas.
- Gerenciar … definir, priorizar, organizar e acompanhar tarefas e atividades para alcançar objetivo, criar listas de ações edelegação, monitorar progresso de resultados, colaboração e automação.
- Inovar … adotar perspectivas novas e diferentes, algo inédito ou na melhoria de processos existentes, para gerar valor e resolver problemas, pensar “fora da caixa”, antecipar tendências, ter um olhar holístico, cultura de aprendizado contínuo e experimentação.
- Investigar … focar em buscar dados, evidências ou mudanças, para responder à uma questão formulada.
- Justificar Crenças … questionar crenças tidas como verdadeiras pela sociedade, auto refletir e à partir daí valores e importâncias, transformar crenças verdadeiras em conhecimentos justificados (verdades).
- Modelar… representar problemas, crenças, realidade, relação sujeito-objeto, ferramentas, comportamentos, via esquemas mentais, equações, conceitos, que funcionem como pontes, ganchos, gatilhos e “containers” mentais, entre teoria e prática.
- Objetivar … dar existência material a uma ideia, tornar algo concreto, real, físico ou tangível para que outros possam compreendê-la, legitimar e fundamentar o planejamento.
- Observar … coletar informações via sentidos e ferramentas científicas e de medição, de forma rigorosa, objetiva, sistemática e confiável para testar hipóteses ou iniciar invetigações.
- Paradigmatizar … modelar paradigmas, equacionar, formular, típificar algo, servir como um padrão ou referência para outros casos ou ideias.
- Pensar Crítico … buscar compreender realidade tal como ela é, transformar a percepção de “algo comum” em um desafio que estimula a pesquisa e a produção de conhecimento.
- Pensar Deliberado … pensar para decidir antes de fazer, definir objetivo e plano e estratégias alternativas.
- Pensar Pedagógico …
- Pesquisar … buscar informações focais e periféricas, relações, ancoragens que reforçam uma proposição e método científico utilizado.
- Planejar … formular “planos vivos” com objetivos, analisear situação, metas, prever o futuro, avaliar recursos disponíveis, estratégias e ações para atingir
- Produzir Conhecimento … usar pesquisa científica, experimentos, experiências, interações sociais, identificar problemas, buscar informações, analisar dados, e divulgar os resultados.
- Problematizar … formular uma pergunta ou identificar um problema claro a partir de uma reflexão sobre a realidade ou um tema, servir de ponto de partida para uma investigação ou estudo
- Questionar … perguntar de forma aberta e dialética, para entender contextos, circunstâncias e situações, formular e solucionar problemas, criar caminhos, mapas, questionar o que é dado como certo, crenças, opiniões, fatos ou conhecimentos estabelecidos.
- Responder Filosoficamente … gerar diferentes respostas para as mesmas perguntas ao longo do tempo, refletir, raciocinar de forma lógica e crítica mas não definitiva … esclarecer questões complexas e abstratas sobre a existência, conhecimento e ética … difereçar o senso comum ou fé, do senso filosófico e científico.

Reflexão e Conclusão.
- O check list tem como um dos resultados organizar os conceitos sobre problematização.
- Ver e aplicar a problematização como um método de desfamiliarizar o senso comum e familiarizar o senso filosófico e científico.
- Como uma atividade cognitiva de nível superior ou metacognitiva.
- Colocar o conhecimento como um problema a ser resolvido e aprimorado.
- Permitir reflexões e ações.
- Criticar a natureza das coisas para vê-la melhor em várias pespectivas, como origem, alcance e validade, em vez de aceitá-lo passivamente.
- Facilita investigar se o sujeito (eu, voc~e e equipe) tem capacidades para conhecer o objeto, avaliar a veracidade das informações, fontes e tipos do conhecimento.
- Em virtude desse exercício, que a problematização provê, contribui para libertar amarras, quebrar paradigmas , especialmente daquilo que se crê saber.
- Olhar para o futuro, baseado no presente e nos conceitos já aprendidos, com a consciência que estão em constante revisão.
- Práticar a gestão estratégica e construção da visão de longo prazo, ajustar direções, valores e missão de pessoas e empresas.
- Gerar novos conceitos e fazer revisões conceituais.
- Não pensar operacional e imdediatemente fazer, e sim recorrer à experimentação científica, autoridade ou cálculo matemático.
- Ou seja, aprimorar a pesquisa qualitativa.
- Resolver problemas através do raciocínio lógico e razão.
- Considerar o percurso (forma de pensar) mais importante do que o ponto de chegada, que é aberto e mutável.
- Elaborar conceitos novos ou dar-lhes novos significados em um dado momento e contexto.
- Conscientizar da natureza dinâmica.
- Não é um conjunto de conhecimentos prontos e fechado em si mesmo.
- Permitir o sujeito se colocar diante da realidade e refletir sobre acontecimentos a partir de posições teóricas.




