A filosofia é considerada “Mãe” das Ciências … foi a primeira disciplina a tentar explicar o mundo natural e o lugar do ser humano nele, usando a razão.
- A ciência moderna surgiu da filosofia, que examina conceitos universais sobre a existência, conhecimento, valores, razão e moral.
- A ciência examina fenômenos específicos da natureza e sociedade, métodos científicos, rigorosos de experimentação e observação para formular e testar hipóteses.
- Dessa forma, filosofia e ciência são intrinsecamente complementares.
- A filosofia da ciência (epistemologia) funciona como um metaconhecimento … questiona e reflete sobre o processo e os produtos da ciência,

- A filosofia é uma ferramenta de metaconhecimento.
- Estuda o “saber sobre o saber”.
- Investifga como adquirimos o conhecimento, como processamos e aplicamos a informação.
- É uma ferramenta para desenvolver a consciência dos próprios processos cognitivos, emocionais e comportamentais.
- Este conceito é fundamental na aprendizagem, pois capacita o indivíduo a controlar e gerenciar seus processos mentais, tornando-o mais autônomo e eficaz no “aprender a aprender”.
- O metaconhecimento envolve autoconsciência, autocontrole

Check List
Componentes da Filosofia Empresarial.
- Perguntas e Problemas Filosóficos.
- Constituem o núcleo da filosofia.
- São duas ferramentas inerconectadas umbilicalmente.
- São ferramentas metacognitivas (refletir o fazer e poderar a atenção, percepção, memória, pensamento, linguagem e aprendizagem.
- As ferramentas filosóficas estão na base das ferramentas científicas.
- O par pergunta filosófica e poblema filosófi não têm não têm uma unica resposta.
- São endereçados para resolver categorias de problemas; facilitar a analise (desamarração) de “perspectivas dialéticas”, que gerem um diálogo ou embate epistêmco para refinar a compreensão, análise, síntese, conclusão … contextualizar o específico para prover o significado verdadeiro de algo ou acontecimento.
- Perguntas filosóficas problemas filosóficos geram inevitavelmente outras perguntas e respostas, tal como uma “ávore de decisões, cujos camonhos através de refinamento sucessivos irão chegar a solução do problema de forma smais específica, mas sempre aberta para o novo, a refi=utação e validação.
- O processo de pergunta e responder na filsosofia, através de perguntas abertas, semi abertas e fechadas, permitem o sujeito aumentar a compreensão do objeto do conhecimento; gerar respostas qualitativas (baseadas em características e não em quantidades), ajustáveis ao contexto de mudanças.
- Dessa forma, perguntas e problemas filosóficos ajudam a projetar o futuro e afastar viéses subjetivos; focar na forma, reprodução e registro de pensamentos.
- A filosofia aplicada na empresa, via perguntas e problemas filosóficos, empodera o indivíduo e empresa na tomadas de decisão, acionar o estado mental filosófico, que perlite saltos do operacional para o tático/estratégico.
- Justificar Crenças … usar perguntas e problemas como ferramentas para construir e descrever as crenças – verdades que a empresa acredita; servir de base para justificar princípios, conceitos, conhecimentos, teorias, práticas e comportamentos; usar as perguntas/respostas/problemas como “ferramentas mentais” para assimilar, adequar, equilibrar crenças, em função das interações e mudanças nas experiências.
- Princípios e Conceitos … usar as perguntas e problemas para selecionar princípios (normas e padrões de conduta geral), à luz de crenças, contextos e conceitos, estes, ideias notórias que são a base para a compreensão e aplicação de técnicas
- Técnicas … entender procedimentos e relações de causa e efeito para manipular e controlar a matéria ou pensamento e obter um resultado específico; guiar/ferramentar a relação do homem com a natureza, usar ferramentas, transmitir cultura pelo uso/prática.
- Valores … saber selecionar e sintetizar os atributos de valor, características, qualidades, necessidades mais relevantes, para formar o perfil da empresa/marca, descrever e atrair seus clientes ideais, aqueles que darão maior valor à marca, retorno financeiro, econômico, social e humano.
- Diferenciação … apontar direções organizacionais, recursos, comportamentais, caminhos investigativos, meios e fins, para oferecer produtos e serviços, com características únicas e valorizadas pelos clientes e mercados; chamar a atenção.
- Sustentabilidade …fazer perguntas para problematizar/analisar o crescimento da empresa de forma equilibrada e responsável, respeitando o meio ambiente e a sociedade; analisar oimpacto da cultura organizacional em todos os segmentos do negócio.
- Aprendizagem … orientar a gestão do conhecimento, aumentar a inteligência e capacidade de aprender sobre si, outras pessoas, ofertas, serviços e relações; usar ferramentas filosóficas e científicas.
- Pensamento Crítico … perguntas e respostas filosóficas modelam o pensamento crítico e investigativo; facilitam a criação e registro de caminhos e imagens, esquemas e modelos mentais; identificar as várias perspectivas entre o sujeito e objeto, de acordo com as mudanças de contextos; fundamentam a razão (conjunto de regras), racionalidade (processo que gera a razão e dela se alimenta), lógica, pensar metódico, analítico, avaliativo e ajuizado; pensar crítico está na base da aprendizagem rápida, continuada, autônoma, filosófica, científica.
- Comunicação … as perguntas e problemas filosóficos ajudam a construir a cultura empresarial positiva , a forma de se comunicar com público interno e externo, promover perguntas e respostas citadas neste check list, orientar e discutir sobre cultura, valores, identidade, engajamento, motivação, evitação de conflitos, otimização de processos, aumento da produtividade, melhorar relacionamentos, fortalecer a imagem da marca, ajudar a integração do indivíduo na sociedade, empresa, times e projetos (socialização).




