
Quanto mais entendemos o papel das coisas, conceitos e relacionamentos das teorias e práticas, melhor será o nosso desempenho para criar relacionamentos, inovar e resolver problemas!
- O check list “EXEMPLOS – PROPÓSITO, CARACTERÍSTICAS e APLICAÇÕES” é uma ferramenta para aprender e usar exemplos.
- Se propõe a servir de ferramenta cognitiva e ajudar os processos mentais e intelectuais de uma pessoa, como pensar, aprender, perceber, lembrar, raciocinar e usar a memória.
- Fazer com que esse conhecimento esteja bem organizado e acessível em tempo real, para gerar auto desempenho cognitivo e de negócio, satisfação do cliente e sucesso.
- Por exemplo, quando aprendemos algo novo, essa ação é um processo cognitivo, pois envolve a aquisição e processamento de novas informações pela nossa mente.
- Sintetizar ” conceito exemplo” como ferramenta cognitiva poderoza e digna de estudo, aprendizagem e ensino
- Servir de ferramenta ou acessório para engatilhar, enganchar, acionar e refletir sobre lições e memórias do passado e oportuna.
- Deixar à tona na consciência um aforismo (provérbio científico), princípio ou boa prática.
- Ao mesmo tempo penetrar na inconsciência através do hábito, da rotina diária de socialização e aculturamento empresarial.
- Usar exemplos tem um importante papel para socializar que trata de aprender a internalizar normas, valores e comportamentos da cultura empresarial.
- Usar exemplos também tem um importante papel na aculturação, ou processo de mudança cultural que ocorre quando duas culturas entram em contato, levando a mudanças em uma ou ambas as culturas. (por exemplo, a cultura do indivíduo x cultura da empresa x cultura da região, e assim por diante.
- Fazer refletir e imaginar sobre situações práticas, caminhos e atalhos.
- Aumentar a “qualidade da compreensão”, tanto para quem ensina, quanto para quem aprende, por ser prático, objetivo e significativo.
- Ajudar aprender de forma significativa, conectar o aprendizado do sujeito ao mundo real, desenvolver a cognição, motivar e engajar pessoas e equipes, estimular a criatividade, tangibilizar e transferir conhecimento, criar ambientes propicios às práticas e impulsionar a autonomia.
O check list na sequência descreve e agrupa exemplos no dia a dia da empresa.

Check List.
Uso de Exemplos.
Propósito, Características e Aplicações.
- Aprender Significativamente … os exemplos econtextualizados ajudam a ancorar o conhecimento novo em exemplos reais e situações do ambiente e conhecimento corrente.
- Contextualizar o Exemplo ... explicar ou apresentar as circunstâncias, fatores e a teia (rede) de relações que envolvem esse exemplo, especificar sujeito, objetivo do conhecimento, recursos, ferramentas, ambiente em um determinado cenário ou tema, oferecer as informações necessárias para que a pessoa possa interpretá-lo corretamente.
- Conectar o Sujeito ao Mundo Real … criar ou fortalecer relações, focar no “ambiente de tarefa e ferramentas”, e aplicação das situações no dia a dia.
- Contrastar Exemplos e Contra Exemplos … diferenciar os “problemas foco” que os exemplos se encaixam daqueles que não se encaixam ou não fazem parte do foco.
- Criar Ambiente Propício de Aprendizado Prático … usar ferramentas e práticas “on the job”.
- Desenvolver a Cognição … pensar crítico, metacognitivo, analisar estado mental, atenção, percepção, pensamento, memória, linguagem e processo de aprendizagem individual e coletiva.
- Estimular Criatividade … estimular pensar em novas soluções e perspectivas.
- Facilitar Compreensão … ajudar a ilustrar ideias abstratas, tornar o conteúdo mais acessível, prático e objetivo.
- Focar no Público Alvo … trabalhar o exemplo para se encaixar especificamente ao sujeito, tal como uma luva, para que as pessoas ‘imaginem e se visualizem dentro da cena” e reforce aspectos do objetivo de conhecimento, necessidades, desejos, grupo social, cultura, ferramentas e recursos do seu ambiente.
- Focar em Relações Simples … os exemplos devem ser descritos de forma simples e rápiidae e fáceis de modelar conceitualmente, analisar (desamarrar) e síntetisar (amarrar).
- Impulsionar a Autonomia … aprender a buscar soluções por si próprio e ganhar autonomia, baseado em exemplos que delimitam escopo de atuação do indivíduo e suas relações com o todo coletivo.
- Motivar e Engajar … interessar, envolver, aumentar o interesse de pessoas e consumidores.
- Pensar e Refletir ... ajudar o sujeito a desenvolver habilidades para formular e resolver problemas, analisar as relações entre sujeito, objeto do conhecimmento, ferramentas, ambiente, contexto e situações.
- Tangibilizar o Conhecimento … transformar conceitos abstratos em “coisa concreta” e compreensível e vice versa.
- Transferir Conhecimento … criar modelos para aplicar e adquirir conhecimento de diferentes contextos e conteúdos.

Conclusão.
- Na empresa, devemos construir uma biblioteca de exemplos, de forma estrurada e simplificada.
- Qualquer exempo pode e deve conceituar e relacionar os seguinte componentes ou conceitos: 1) sujeito, 2) objeto do do conhecimento, 3) recursos, 4) ferrementas e 5) ambiente.
- Quando se trata de ações e paixões humanas, em que a experiência vale mais que tudo, os exemplos “valem mais que mil palavras” e criam pontes.
- Através dos componentes citados como essenciais, num “bom exemplo”,podemos traçar um mapa mental dinâmico de contexto, situações, caminhos, ou seja, olhar de perto e de longe.
- Criamos com o exe mplo um mecanismo mental fácil de elaborar e aplicar mentalmente em tempo real.
- Neste contexto, importante ressaltar, é exigida a aplicação prática, sabedoria e resiliência, e não apenas conhecimento teórico.
- Dar exemplos não trata-se apenas de conhecimento à priori ou descritivo (teórico), exige habilidade adquiriuda, conhecimento à posteriori (ou tácito).
- O uso de exemplos permite transitar entre a teoria e prática, tal como um aforismo, de forma curta e rápida, unir teóricos e práticos sobre um mesmo tema.
- O valor dos exemplos para conectar a teoria com a prática e experiência é um reforço fundamental.
- O uso de exemplos ilustra cenários onde experiência se torna o fator mais importante.
- Exemplos de experiências moldam a identidade e visão de mundo.
- Exemplos ajudam a desenvolver habilidades, mentalidades e aprimorar a resiliência.
- Em posições de gestão, dar “o exemplo” é uma forma de liderar com experiência e sabedoria.
- Fornece referências para navegar por crises e tomar decisões estratégicas.
- O uso de exemplos denota experiência ou competência num trabalho específico, que em muitos casos vale mais do que teorias e diploma.
- De uma forma geral, o uso de exemplos oferece a capacidade de reconhecer padrões, desenvolver instintos e se adaptar a situações imprevisíveis de forma rápida e eficaz.
- Compartilhar experiências cria laços emocionais mais fortes. Em vez de se gabar de bens materiais, as pessoas se conectam de forma mais significativa ao falar sobre as experiências que tiveram.
- Entendimento e empatia: Viver diferentes situações, desafios e interações com pessoas diversas promove uma compreensão mais ampla e madura da vida.
- Tomada de decisões em crise: Em situações de alto risco, a experiência pode prevalecer sobre a teoria.
- A capacidade de manter a calma e usar o conhecimento prático adquirido em “batalhas” anteriores é o que garante os melhores resultados.
- Educar pelo exemplo é uma das formas mais eficazes de formar cidadãos críticos, responsáveis e preparados para o futuro.
- Exemplos são o que há de melhor para ensinar através da prática e do comportamento.
- De uma forma geral, essa abordagem é mais eficaz que discursos, para alinhar palavras com as ações, transmitir valores como respeito, empatia e honestidade de forma consistente.
- Para educar pelo exemplo, é importante ser um modelo positivo em situações desafiadoras.
- Demonstrar hábitos saudáveis e manter um discurso coerente com as próprias atitudes para fortalecer a confiança e o aprendizado.




