
Veja o check list … uma ferramenta mental e de gestão para estudar e influenciar o comportamento do consumidor em atividades de marketing e vendas.
É uma ferramenta construtivista.
Tem como propósito listar propostaajudar você interagir com os conceitos de comportamento, aprender e elaborar estratégias para aumentar a percepção de valor do consumidor sobre as suas ofertas e selecionar “indicadores qualitativos” que devem ser monitorados pa gestão do comportamento do consumidor.
Por causa disso, é também uma “ferramenta de diagnóstico” de competências de marketing para influenciar o a tomada de decisão de compra do consumidor, que muda o tempo todo em função de vários fatores que devem ser investifgados.
Que fatores são esses?

Check List.
Percepção do Consumidor.
Princípios e estratégias de Marketing.
- Combinar “Estratégias Sensoriais” … experiências tátil, olfativa gustativa, visão, auditiva, perceptiva, para atender necessidades sensoriais dos clientes alvo.
- Conhecer o Público Alvo … mapear continuamente os perfiis de necessidades, objetivos, problemas, desejos, imagens de solução e comportamentos associados a cada um desses estados mentais.
- Criar “Atmosferas” … preparar ambientes propícios físicos e digitais para estimular sensações.
- Criar Gatilhos e Ganchos Emocionais … usar palavras, sons, imagens, cheiros, situações, lugares e pessoas.
- Criar “Vínculos Emocionais” … demonstrar interêsse e empatia, fazer perguntas, engajar o público alvo em experiências, contar histórias de sucesso, criar imagens de solução “sob medida”, para desenvolver necessidades e desejos.
- Criar Situações Propícias … para que o cliente lembre-se dela onde estiver, ao ouvir certo tipo de música, sentir um cheiro específico ou visitar locais que tenham semelhança com a estratégia visual da marca, gerar lembrança é instantânea e constante.
- Dar antes para Receber … significa que recebemos aquilo que estamos dispostos a oferecer.
- Demonstrar Atenção … para provocar conexão e despertatr a atenção.
- Desenvolver a Marca … promover a essência do negócio da empresa, produtos, estabelecer relações com o público alvo, identidade inovadora e única e posicionamento no mercado.
- Estimular Desejo de Compra … sem “empurrar” produtos, causar sensação, atenção, interpretação e retenção da percepção do consumidor em relação à marca.
- Estimular Sensações de Aconchego … fazer o consumidor sentir bem-estar e positividade, usar a marca cria uma atmosfera favorável para o fechamento de negócios.
- Criar Conteúdos Relevantes … impactantes, fáceis de serem lidos e compreendidos, específicos sobre necessidades, problemas, situações e soluções e ofertas da empresa, … focar em atributos principais da marca, singularidades que denotam vantagens competitivas e mensagens consistentes que aumentem a percepção do valor da interação e experiência.
- Criar Experiências … criar interações memoráveis com o público-alvo, que despertem emoções positivas e fidelizem clientes.
- Criar “Ferramentas Cognitivas e de Gestão” … educar o mercado a resolver classes de problemas com o uso da marca, suas ofertas e ferramentas … ajudar o consumidor aprender, planejar, desempenhar, controlar ou ajustar seus processos de negócios, de forma simples e prover valor direto na execução de uma atividade ou tarefa importante.
- Detalhar “Clientes Ideais” … informar “para todos”, o perfil detalhado do público alvo e cliente ideal da ação de marketing, quais os perfis de consumidores que terão maiores vantagens, para atrair mostrar diferenciação e
- “Dar para depois receber” “… oferecer provas ou “pequenos benefício gratuitos” que evidenciem a “grandeza dos seus produtos”.
- Educar … ensinar, ajudar a aprender … preparar o cliente para adquirir um produto ou serviço, via marketing educacional, marketing de conteúdo e marketing digital,, explorar vários canais de comunicação.
- Explorar os Produtos além do óbvio … conscientizar o consumidor sobre necessidades, problemas, situações de problemas, diferenciais e vantagens competitivas, como auferir maiores benefícios … não focar em características, só num segundo plano.
- Otimizar os Canais de Comunicação … usar comunicação unificada, canais, tecnologias e protocolos de uso adequados e modernos, fáceis de usar, incentivar feedback, prover treinamentos à distância via web, que podem ser feitos “on the job” (sem abandonar o ambiente de tarefa).
- Planejar o “Pensar Rápido” … criar situações o para o consumidor “pensar intuitivo, automático e subconsciente”, para tomar decisões, prover compreensão sem a necessidade do raciocínio lógico.
- Planejar “Emoções e Sentimentos” … estímulos, gatilhos internos, ganchos, abordar questões emocionais relativas a mudanças, estratégias para lidar com situações emocionais negativas e prover suporte ,,, se colocar no çugar do consumidor, aptrender e desenvolver a empatia e sentir o que os consumidores sentem.
- Personalizar a Comunicação … tendo em mente uma “persona” específica … focar nos clientes ideais.
- Prevenir e Resolver Problemas … informar quais são os principais problemas, causas de necessidades e problemas, como diagnosticar e formular problemas, principais soluções, como planejar e aplicar rotinas de gestão de mudanças, revisões programadas, normas procedurais e morais.
- Simular a Realidade … tirar conclusões através de modelos simplificados para ajudar a conscientização complexa da realidade.
- Surpreender, agir proativamente … solucionar antecipadamente problemas, olhar num prazo mais longo, avaliar caminhos de solução e possíveis cenários.
- Usar Imagens … que valem mais do que mil palavras, para o seu público alvo específico, traduzir símbolos verbais em símbolos visuais, transmitir sentimentos e atitudes.
- …

Saiba mais … Check List … uma ferramenta simples, fácil e efetiva para o dia a dia para ensino, aprendizagem e execução de tarefas.

Conclusão.
Este check list é uma ferramenta mental … para ajudar a prática de aprender, ensinar, mediar, analisar, selecionar ideias, conceitos e princípios, para a gestão do comportamento do consumidor, uma área de estudo fundamental do marketing e cognição.
É também uma “ferramenta de diagnóstico” individual ou coletivo … sobre a aplicação dos princípios de marketing sobre o comportamento do consumidor, que muda o tempo todo.
Relaciona vários conceitos e aprofunda significados.
É uma ferramenta construtivista para ajudar a interação entre você, time e empresa sobre compreender e criar processos e ferramentas científicos para influenciar a percepção do consumidor.
Pode e facilita a criação, repetição e aprimoramento de uso de ferramentas, como esquemas, mapas, modelos, check list, imagens.
Essa forma de “cientificar”, usar conjunto de regras e etapas lógicas, aumentam a garantia a confiabilidade e a validade do conhecimento produzido.
As etapas básicas incluem observar, formular uma hipótese testável, realizar experimentos para testar essa hipótese, e analisar os resultados para aceitar, rejeitar ou refinar a hipótese, levando a uma compreensão mais profunda da realidade.
No nosso caso específico aqui um conjunto de propósitos, características e aplicações de indicadores qualitativo do comportamento.
O uso das gferramentas e o foco na interação do sujeito (eu, você e equipe) no processo de construção mental e compreensão, tipificam o tipificam o método construtivista de aprender a aprennder e trabalhar a metacognição, que vai além de gerar bons resultados e analisar a experiência e comportamento humano para atingir um nível superior de compreensão filosófica, científica e competência (conhecimento, habilidade e atitudes específicas com foco (essencialmente) em tarefas.
O foco não está em descrever e sim estimular e orientar a interação e reflexão do sujeito (quem ensina, aprende,, faz, reflete e decide) com o objeto ou objetivo do seu conhecimento (na empresa destaque para a tarefa).
Dessa forma o check list busca delimitar contexto de análise de forma flexível e ajudar a selecionar as trelevâncias para cada situação e contextos.
Serve desa forma como metaferramenta para a personalização de check lists de referência a serem construídos por você no dia a dia.
Ajudar você a aprender a aprender e servir de insumo para outras ferramentas e montagem de kits de ferramentas cognitivas.
Em outras palavras viabilizar e facilitar simular e fazer revisões programadas, individuais e coletivas, avaliar melhorias ou ajustes nas dimensões nos modelos de representação de comportamentos e tarefas. produtos, serviços , soluções da marca de forma integrada e harmônica.
Cognitivamente falando, ajuda o sujeito, times, fornecedores e colientes, qualificar a atenção do sujeito para, ir além de de focar apenas a atenção nas quantidades e resultados, e refletir e se autoconscientizar a cada experiência.
Buscar e refinar a melhor “fórmula que represente a experiência” para que os resultados além de medidos possam ser calculados, previsíveis e repetitíveis.