
Gestão de processo é o conjunto de atividades sistemáticas de planejamento, execução, controle e ajustes, necessárias para atingir objetivos (qualitativos) e metas (quantitativas).
A gestão é um processo de controle para alinhar e otimizar recursos, pessoas, informações, materiais, no entorno de atividades (lógica) e tarefas (desempenho).
Direciona e dosa a atenção para a regulação e monitoramento de componentes essenciais do processo de negócio, cognitivo, técnico e cinetífico.

Check List.
Princípios da Gestão de Processo.
Propósito, Características e Aplicações.
- Mudança … o que deve ser transformado na pessoa, ambiente, ferramentas, objetos do conhecimento e ambiente.
- Ambiente … qual o ambiente mais propício e provável e como interfere no cotexto e significados presente e previstos.
- Atividade … quais as tarefas e processos para atingir o objetivo.
- Tarefa … quanto de trabalho para atingir metas e acordos envolvendo atividades, ferramentas e habilidades.
- Objetivo … qual a qualidade do que se quer chegar e quantificar.
- Necessidade… o que é imprescindível para o sujeito e a razão.
- Recurso …o que é importante, material ou não, para gerar produtos e serviços para o sujeito e mercado.
- Sistema … conjunto de componentes, conectados, organizados de forma inteligente e interdependentes para atingir e garantir padrões de qualidade.
- Conhecimento … conjunto de memória, consciência, inteligência, familiaridade, sobre teorias, fatos, habilidades, práticas para fazedr uma tarefa.
- Inteligência … capacidade cognitiva para aumentar a eficiência da aplicação do conhecimento em novas situações.
- Ferramenta … recurso material ou abstrato para o sujeito interagir com o objeto do conhecimento e ambiente com ganho de eficiência medida e controlada.
- Comportamento … forma de reagir aos estímulos d ingternos e externos, interagir consiugo mesmo e com o ambiente e sociedade.
- Capacidades e
- Resultados.
Gerenciar recursos e processos tem como um propósito fundamental gerar mais consciência e fazer com que o sujeito compreenda as relaçõese hierarquias de causa e efeito das tarefas.
- Olhar num num tático e estratégico superior ao da execução de tarefas para construir todas as articulações necessárias e suficientes.
- Gerenciar é aplicar métodos científicos para realizar experiências, reproduzir resultados, gerar produtos e serviços confiáveis em larga escala com eficácia, eficiêcia e economia.
- Aprendemos com a gestão de processos de negócios a desenvolver modelos (representações simplificadas da realidade para poder compreendê-laa.
- Métodos para aumentar a inteligência ou vantagem competitiva para realizar uma tarefa.
- Ferramentas para ajudar o sujeito epistêmico a ganhar novas habilidades técnicas, cognitivas, emocionais e comportamentos.
1º Princípio … Separar o Processo do Produto

Devemos gerenciar o processo e o produto de forma dual, sinérgica e complementar e lembrar que um não vive e se desenvolve sem o outro.
- Produto é o resultado do processo.
- Vários processos podem criar um único produto.
- O produto é uma parte da história ou “ponta do iceberg” do processo,
- De uma forma geral, estamos mais acostumados a avaliar produtos, porquê é mais fácil, tangível, evidente.
- Por exemplo, avaliar se uma pizza está gostosa ou não é fácil,.
- Saber a razão de estar gostosa ou repetir o resultado com a mesma qualidade e sucesso é outra história … depende avaliar ingredientes, receita, procedimentos, tempo de cozimento, tipo de forno, temperatura, pizzaiolo, etc.
Quando separamos o produto do processo conseguimos “desamarrar” esses dois conceitos e transitar entre eles e analisar suas relações duais e sinérgicas, olhar na perspectiva de processo para produto e de produto para processo, entender causas e efeitos e relações de compromissos.
Orientação de Processo x Produto.
Ambos, produto e processo, devem ser descritos e entendidos de forma separada e conectada.
- Este princípio nos ajuda a entender o que podemos ou não analisar, gerenciar, medir e monitorar.
- Se procurarmos inovação a tendência é investir mais em gestão de produto, aproveitar o que se tem e reinventar novas formas de uso.
- Se procurarmos excelência operacional, investiremos mais em melhorar gradativamente os processos de negócios no mercado conhecido, ou gestão de processo.
- O equilíbrio entre atividades e habilidades de gestão de produto e processo é uma estratégia recomndada.
2º princípio. Estabelecer diferentes planos e ciclos de gestão

Dividir a gestão do processo em planos com diferentes ciclos (diário, semanal, mensal) de PDCA:
- Nível estratégico – (LONGO PRAZO) avaliar o posicionamento de valor do negócio, os potenciais clientes, necessidades e como serão atendidos com diferenciação e recursos adequados para a realização do trabalho.
- Nível tático – (MÉDIO PRAZO) avaliar o foco, a melhor alocação e uso DOS para o trabalho.
- Nível operacional – (CURTO PRAZO) avaliar o corretismo na execução de procedimentos e melhor uso de ferramentas. Pôr em prática os recursos e funcionalidades fornecidas pelos níveis estratégico e tático de forma correta e consistente.
3º princípio. 3C: Corretismo, Consistência e Capacidade:

Monitorar indicadores de controle para garantir:
- Corretismo … processo está sendo realizado de forma correta?
- Consistência … processo está gerando resultados de acordo com o planejado?
- Capacidade … processo fornece o que o cliente deseja de acordo com os SLAs programados?
