
- O método de gestão PDCA é uma ferramenta para focar e sistematizar a gestão operacional de processo (não foca no tático e estratégico).
- E também uma ferramenta cognitiva … desenvolve a atenção, percepção, memória, pensamento, licomuicação, aprendizado e metacognição com foco em tarefas do dia a dia da empresa.
- É um método de educação cultural, comportamental e de aprendizagem “on the job”.
- Deve ser ajustado e aprimorado ao longo do tempo, pela aplicação continuada da gestão.
- Foca nas mudanças e resolução de problemas em tempo real e no curto e prazo, de forma objetiva e prática.
- Não é adequado para a gestão tática e estratégica de médio e longo prazo, no entanto deve ser orientada por elas numa camada de gestão superior.
- É axdequada e recomendada para gerenciar tarefas e atividades ao longo dos ciclos operacionais..
- É uma ferramenta para descobrir, entender, compreender, aprender a trabalhar, trabalhar e aprender, ” on the job”, repetidamente, controladamente, em time e em rede, com ajustes e melhorias constantes.
- Foca no coletivismo e orienta o time refletir e pensar crítico sobre o papel de cada um para atingir metas e melhorias continuadas.
- Analisa o “fluxo do trabalho” de forma esmiuçada e sequencial no tempo, as interfaces, informações e materiais de entradas e saídas de atividades, responsabilidades de fornecedores e clientes.
- Busca esquematiza e aprimorar continuamente normas e protocolos a serem seguidos, a cada ciclo de operação – planejamento, desempenho, controle e ajustes.
- Analisar resultados à luz de objetivos e planos, métodos e ferramentas compartilhados.
- Cada etapa é insumo para a próxima e valida insumos e resultados, continuamente.
- O PDCA foca melhorias de processo e não em produto.
- Os ganhos e compreensões obtidos com a sistemática do método PDCA podem ser compartilhados e replicados nos no dia a dia.
- Quando focamos em processo, ao inves de produto, aumentamos a qualidade da compreensão entre as pessoas e times e garantimos a transferência desses conhecimentos de forma objetiva e científica.
- O método PDCA é flexivel e pode ser aplicados em diferentes escopos, ambientes e ferramentas, tarefas, atividades, processos, níveis estratégico, tático e operacional, com frequência diária, semanal, mensal …. dessa forma pode criar e controlar padrões de articulação e sinconismo na empresa.
Um dos focos do PDCA, ajustados ao longo do tempo, é identificar potenciais lacunas de conhecimento ou incertezas, ou seja. ” análisar gaps”, atividade necessária para criar uma estratégia de sucesso, aumentar a previsibilidade, precisão, reduzir riscos.

Conclusão.
- PDCA é um método de aprendizagem empresarial que gera evolução do conhecimento, inteligência e especialização continuamente ao longo do tempo.
- PDCA é uma metaferramenta, permite aprender e criar outras ferramentas, através da gestão repetitiva e melhorada.
- Qualquer método ou ferramenta para ser eficaz e eficiente precisa ser planejado, executado, controlado e ajustado … o PDCA permite isso.
- O ciclo do PDCA é sistematizado para proporcionar melhoria contínua de processos e pessoas por meio de planejamento e medição de resultados.
- O conceito do PDCA é simples e intuitivo.
- No entanto, a gestão continuada na prática para uma ou grande número de pessoas que precisam planejar, desempenhar, controlar e ajustar – não é simples e intuitiva.
- É necessário regência, habilidade de governo, responsabilidade, direcionamento, controle, hierarquia, comando.
- Gestão PDCA continuada exige educação continuada.
- Exige custos, disciplina, regras, obediência, saber descritivo (teoria) e saber tácito (prática).
- Isso se ganha com o tempo.
- Exige maturação.
- Fixar conexões neurais e criar novos caminhos de forma repetitiva.
- A repetição, princípio do PDCA. está na base da inteligência humana e artificial.
- É através da repetição que aprendemos e conseguimos discernir o que é mais determinístico e o que é mais aleatório.
- Permite modelar processos, bens e serviços.
- Repetir significa planejar, desempenhar, controlar e ajustar continuamente e melhoradamente.
- Para gerenciar tarefas (unidades de trabalho) e atividades (procedimentos atrelados às tarefas) é necessário repetir atividades da arte e da ciência.
- É necessário incluir atividades e tarefas de gestão dentro da agenda diária e não postergá-las ou deixá-las em segundo, terceiro plano.
- Exige balancear planejado e realizado, prioridades e alocação de tempo, diferentes estados mentais e recursos caros e limitados.
- Gestão é fundamentalmente dependente da inteligência emocional – autoconciência, autocontrole, auto motivação, empatia e sociabilidade – individual e coletiva, com foco na tarefa.
A gestão de pessoas desenvolve o conhecimento teórico e habilidades técnicas, emocionais e cognitivas, modela e constrói a marca, ao longo de vários ciclos de PDCA, alimenta a vontade individual e coletiva de atingir objetivos, inovar, melhorar e quebrar paradigmas.