A filosofia busca o “saber correto”, através de perguntas e problemas filosóficos envolvidos no estudo da ciência e arte.
As principais áreas de estudo da filosofia são …
- Metafísica … é o ramo da filosofia que estuda a existência, essência, natureza, realidade, mudança, dualismo mente e corpo, e se a mente pode ser uma inteligência artificial.
- Epistemologia … ou teoria do conhecimento, é o ramo da filosofia que estuda a natureza, origem, validade e formas do conhecimento, diferenças entre filosofia, ciência e senso comum (saber verdadeiro x opinião), justificação de crenças.
- Lógica … estudo e aplicação de axiomas, teoremas, premissas, regras de inferência, argumentos, analogia, dedução, indução e abdução, para se chegar a conclusões verdadeiras.
- Ética … estudo do comportamento, código moral, intencionalidade, assertividade.
- Estética … estudo da arte, beleza, forma, emoções, comunicação, percepção, técnicas artísticas, conceitos, criação, inovação, julgamento e gostos.
A filosofia está na base da ciência e arte.
A filosofia é uma “atividade meio” que não tem diretamente correlação com a produção final de um processo, mas está na sua base na perspectiva de compreender e orientar a interação humana e a melhor forma de usar a mente e o saber.

Check List.
Filosofia Aplicada na Empresa.
Propósito, Características e Aplicações.
- Filosofia Analítica … comprende a lógica e fundamentação para a solução de problemas, segmentar um todo em partes e relações, usar a matemática, teoria de conjuntos, categorização, prova e falibilismo, parametrização e paradigmas.
- Filosofia Aplicada … resolver problemas práticos, usar a estratégia e ética, desenvolver o pensamento crítico, Compreender o impacto da tecnologia e da IA, promover relações éticas e autênticas, criar soluções inovadoras, sustentáveis e centradas em valores humanos, proporcionar um atendimento mais humanizado e reflexivo … aplicada na Política, Direito, Medicina, Engenharia, Economia, Meio ambiente, Educação, Arte, Religião.
- Filosofia da Arte … estudar a natureza da beleza, do gosto e da arte, investigar a experiência estética, a relação entre arte, cultura e sociedade … buscar responder a questões como: “O que é arte?”, “O que é beleza?”, “Como a arte afeta as pessoas?”, “Como a arte é valorizada?”, “Como inserir e perceber a arte?”.
- Filosofia Behaviorista … estudar o comportamento como a interação entre o sujeito e o ambiente, foca na relação estímulo e resposta comportamental, e pensamentos e sentimentos atrelados.
- Filosofia da Ciência … ou Epistemologia … compreender melhorar os processos e métodos científicos e produzir conhecimento confiável, através do método de investigação científica, categorização/classificação de teorias, formulação de problemas e perguntas.
- Filosofia Cognitivista … investigar as operações mentais. compreender os processos mentais como a percepção, atenção, memória, raciocínio, linguagem, permitem ter experiências e formar conhecimento … expande o conceito da psicologia behaviorista.
- Filosofia Digital … analisar o impacto das tecnologias digitais na sociedade, na forma como conhecemos o mundo, inteligência artificial, ética na tecnologia, modernidade da racionalidade, aprendizado e conhecimento em rede (conectivismo).
- Filosofia Econômica … analisar princípios, modelos e fatores de produção, racionalidade e trabalho, produtividade, indicadores de controle e desempenho, gestão do valor econômico, social e mercado e excelência operacional.
- Filosofia da Educação … declarar propósito, valores, objetivos, métodos e projetos educacionais, refletir e significar a educação, relações sociais afetadas.
- Filosofia Experimental … usar dados empíricos, buscar aplicar a ciência e a filosofia para realizar tarefas e atividades, testar ou confrontar afirmações empíricas à luz do debate filosófico, como as pessoas pensam e usam a mente e a filosofia na prática.
- Filosofia da Gestão … conjugar princípios e valores para orientar decisões e ações, melhorias contínuas no ambiente, relacionamento humano, uso de ferramentas e produtividade … buscar transformações profundas no comportamento das pessoas na empresa e sociedade.
- Filosofia da Linguagem … estudar a importância e aplicação da linguagem para chamar e controlar a atenção, aprendizagem, significação, criatividade, compreensão, tradução, interpretação dos pensamentos e experiências … como as escolhas linguísticas afetam a comunicação, compreensão e persuasão … como selecionar melhores palavras, frases, aforismos, sígnos, símbolos, sinais … como usar a síntaxe (gramática e posicionamento dos signos), semântica (vocabulário, conceitos e significados) e pragmática (contexto) para aprimorar e aumentar o desempenho para escrever, ler de forma ativa, conversar, informar, comunicar, discutir, debater.
- Filosofia do Marketing … promover produtos, influenciar interações, jornadas de compra, desenvolver produto, canais de contato e comunicação com o cliente, estratégia de vendas, distribuição e construção de relacionamento, focar no cliente e priorizar construção de relacionamento duradouro.
- Filosofia da Matemática … representar “objetos e problemas abstratos”, via fórmulas, estruturas, formas, espaços, quantidades, mudanças, via álgebra, geometria, análise e usar a “razão” pura para prová-las.
- Filosofia da Mente … investigar a consciência, natureza, processos, estados e funções mentais e suas relações com o corpo e ambiente, percepção e formas de aquisição de informação, está relacionada com a ciência cognitiva, a neurociência, a lingüística e a inteligência artificial.
- Filosofia da Moral … formular princípios, orientar comportamentos e ações, desenvolver norma ou código moral, listar o que é certo e errado em problemas específicos, justificar a moralidade, prover fundamentos racionais serem seguidos, orientar decisções e ações.
- Filosofia da Percepção … estudar a natureza da experiência sensorial e perceptiva e como basear e justificar a realidade à partir dessas experiências e interpretar o ambiente.
- Filosofia de Produção … analisar o tipo de produção e escala, à luz do modelo de negócio, estratégias de redução de custos, formas de tornar produtos acessíveis e disponíveis, reunir princípios, métodos, e ferramentas para aumentar a eficiência do processo de produção, nas suas etapas de PDCA – planejamento, desempenho, controle e ajustes – para atingir metas, definir o perfil de excelência operacional para colaboradores e mercado.
- Filosofia da Psicologia … estudar a subjetividade humana, teorias behavioristas e cognitivistas, fundamentar e esquematizar designs instrucionais, comportamentos, pensamentos, memórias, pecepções … desenvolver e aprimorar esquemas, estruturas e algoritmos mentais que possam serir de ferramenta para gerar inteligência humana e artificial.
- Filosofia Semiótica … estudar como signos e marcas ganham significado, como influem e são usados pelo sujeito para gerar significados na comunicação, compreensão, persuasão, cognição e interação mental humana com o objeto do seu conhecimento, desenvolver estratégias de sintaxe. semântica e pragmática para criar significados.
- Filosofia da Tecnologia … orientar o propósito e papel da tecnologia, efeitos na sociedade, garantias para o bem comum, potenciais de progresso e riscos, ética do uso, privacidade, segurança, justiça, poder e controle.

- Esse check list fescreve várias perspectivas filosóficas da gestão.
- São várias perspectivas que já foram estudadas e modeladas filosificamente.
- Filosofia está na base da ciência e sabedoria.
- É um pilar da ciência cognitiva e aprender científico.
- É um estudo teórico, que vai além da descrição do funcionamento e compreensão prática.
- O foco está na análise da relação teoria e prática.
- Orienta a busca pelo conhecimento eficaz e correto.
- Seu valor está nas “categorias” de “perguntas e respostas” para questões de disciplinas científicas.
- Não está limitada a uma teoria particular ou domínio particular.
- Funciona como uma ponte (fio condutor, vazos counicantes) que transfere ou compartilha conhecimento entre domínios de atividades diferentes.
- Ou seja, está num nível metacognitivo (regulação e monitoramento) hierarquicamente acima da teoria e prática.
- Filosofia estuda e orienta a forma de pensar, criar e usar teoria, modelo, ferramenta, método, perceber, memorizar, refletir, comunicar e aprender.
- É uma atividade meio que não vive por si só, está atrelada a uma atividade fim.
- É uma teoria que regula e monitora outros domínios do conhecimento da arte e ciência.
- Seus conceitos são validados via raciocínio lógico e argumentação, em vez da observação sistemática e experimentação.
As contribuições da filosofia são especulativas – exploram a compreensão dos aspectos mais profundos da experiência humana, da existência e da realidade … usa a razão e a reflexão para construir teorias e sistemas ou correntes de pensamento.