Cognitivismo Jean Piaget … teoria genética do conhecimento.
- Processo Individual
- Aprendizagem via representações mentais.
- Foco em estruturas esquemas e modelos.
- Aprendizagem ocorre quando modelos mentais mudam em quantidade e qualidade.
- O ensino começa com a apresentação de instruções explícitas e mensuráveis sobre fatos e regras.
- Ajudar o sujeito a estruturar e organizar suas ideias, entendê-las, melhorar a compreensão e a memória.
- Os ambientes de aprendiza- gem precisam ser adaptáveis às ações do sujeito, não pré-determinados.
Cognitivismo de Vygotsky ... teoriia da atividade.
- Processo Colaborativo.
- Aprendizagem via atividade mediada.
- Foco em ferramentas, mediar relação sujeito e objeto.
- Aprendizagem é um processo social, cultural e histórico, vem de forma para dentro.
- O mediador deve primeiro fazer uma análise da equipe para estabelecer o seu nível real de desenvolvimento.
- O mediador é um facilitador, incentiva a participação ativam do processo de aprender e colaborar em equipe.
- O mediador deve apresentar o trabalho ou tarefa um pouco acima do nível de compreensão atual do sujeito (time), fornecer várias ferramentas e guiar o sujeito pelo ZDP – zona de desenvolvimento proximal.

Conclusão.
- Suposições fundamentais sobre a aprendizagem
- Essas teorias não são antagônicas.
- De muitas maneiras, elas podem se complementar.
- Enquanto uma se concentra no funcionamento interno do indivíduo … teoria do conhecimento.
- A outra se concentra nas atividades e estados mentais das pessoas e com o ambiente.
Teorias cognitivas juntas, fornecem um panorama mais completo para criar esquemas e construir ferramentas para gerenciar e aprender, ensinar e trabalhar “on the job”.