
Ética.
A ética é especialmente estudada na antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, política, inteligência artificial, provê normas éticas para a solução de dilemas ou conflitos mais comuns da convivência humana e empresarial.
- É o ramo da filosofia que estuda a moral e intenções.
- Está subjacente aos processos de tomada de decisão em todos os domínios do conhecimento.
- Não se resume a enumeração de hábitos sociais, costumes e intenções [1] das pessoas.
- Vai além e estuda as relações de causa e efeito, para traçar um caminho do meio entre moral e intenção.
- Busca fundamentação teórica, 1 para encontrar o melhor modo de viver e conviver na vida privada e pública.
Moral.
A moral não surge de forma natural, mas da capacidade do ser humano de se colocar no lugar do semelhante, e fazer com que as experiências do outro enriqueçam as suas e vice versa.
- Arbítrio … livre arbítrio é uma característica da moral, que não é coercitiva, garante a capacidade do sujeito fazer escolhas independentes e assumir responsábilidades pelas ações, é uma medida essencial para avaliar a liberdade, responsabilidade e autonomia de indivíduos, comunidades e empresas.
- Autonomia … a moral modela a capacidade de tomada de decisão, através de princípios que o sujeito aplica, métodos, ferramentas, técnicas e habilidades, específicas para uma tarefa específica, saber separar viéses subjetivos … balancear racionalidade, intuição e avaliação de resultados, desenvolver e especializar autoregulação e automonitoramento (metacognição).
- Ações Apropriadas … explicar como agir de acordo as regras, moral e códigos de conduta da sociedade e empresa.
- Ações inapropriadas … evitar e tratar ações inapropriadas.
- Consciência Ética … reconhecer e avaliar a diferença entre certo e errado, tornar-se sabedor do que deve e não deve ser feito, não desejar para o outro aquilo que não deseja para si, agir de acordo com princípios morais e valores éticos e empresariais, desenvolver uma “bússula moral”
- Código de Conduta ... documento que reúne os princípios e valores adotados pela empresa ou classe profissional, serve como regimento interno, com objetivo central de promover uma referência e postura homogênea entre todos os integrantes do grupo.
- Coesão … moral é o conjunto de valores e normas que regulam o comportamento humano, fundamental para a criação e manutenção da coesão da empresa – garantir unidade, identidade da marca, solidariedade e integração … a falta de moralidade enfraquece a coesão, cria divisões e conflitos.
- Comportamento … a moral orienta e modula o comportamento individual e coletivo, provê um padrão coletivo, permite e facilita identificar comportamentos adequados e assertivos e inadequados (agressivos, passivos e manipluadores).
- Deveres … distinguir de forma clara e enumerativa obrigações, responsabilidades, tarefas e objetivos a serem cumpridos (morais, sociais, empresariais e pessoais), respeitar leis, contribuir para o bem estar do ambiente e sociedade, fundamentados na lei e normas internas.
- Direitos … distinguir o que pode ser exigido entre empregador e empregado, salário, jornada de trabalho, férias, aviso prévio, FGTS, 13o salário, seguro desemprego, vale transporte, descanso remunerado, licença remunerada, proteção contra discriminação e assédio, segurança no trabalho (destaques).
- Orientação … mostrar a direção ou caminho a seguir, explicar aregras que a sociedade, empresa e indivíduos estão submetidos.
- Paradigmas Morais … desenvolver modelos de comportamento e normas que orientam a conduta das pessoas, interações, padrões, valores e crenças considerados adequados, em área e situaçóes de “atenção ética”.
- Plano de ação … plano geral de refercia para comportamento na empresa, projetos, tarefas, comunicação, informação,
- Regras … desenvolver normas, fórmulas, esquemas, princípios, protocolos, modelos, padrões, medidas, leis, regulamentos, para convivência e produção de produtos, serviços, relações via grupos sociais.
- Socialização … foca nos hábitos, costumes, usos e regras sociais, saber usar e valorizar os recursos da empresa para agregar valor para a coletividade, garantir e preservar os direitos e deves de todos.
- Valores ... a moral e seus códigos reunem conjuntos de valores, que irão justificar crenças, proposta de valor, paradigmas e verdades, destacar subjetividades fundamentais (indicadores qualitativos emocionais que compõem o núcleo do processo de tomada de decisão racional-intuitivo.
Intenção.
A intenção descreve quem somos, quem queremos ser, para onde queremos ir e traz consciência às nossas atitudes, para nós e para quem nos rodeia.
- Intenção é um tópico fundamental no estudo da ciência cognitiva [1] e psicologia humana.
- É o compromisso do sujeito com a moral.
- Estuda o compromisso do sujeito com o código moral.
- Intenção é um estado mental ou atitude de comprometimento de um indivíduo para realizar um plano ou um código de moral.
Ética Empresarial
A ética empresarial é uma forma de “ética aplicada” em ambientes de negócios.
- Está atrelada a proposta de valor da empresa.
- Funciona como um farol ou fio condutor entre ambiente interno e externo.
- Estabelece princípios que orientam o comportamento para excutar tarefas da empresa e agregar valor a sociedade.
- Reduz o custo social, aumenta benefícios, reduz riscos e agrega valor, via normas, princípios, protocolos de convivência e comunicação entre seres sociais.
- A ética é tanto objetiva quanto subjetiva.
- Deve cobrir, estar presente e ser discutida em todas as tarefas, planos e mentes da empresa e cadeia de valor no seu entorno.
A variedade e a quantidade de questões éticas nos negócios reflete “modelos de comportamento” de maximização do lucro com preocupações “não” econômicas.
A liderança da manutenção da ética na empresa é responsabilidade do gestor do negócio.
Gerenciar o comportamento ético é um dos problemas mais difundidos e complexos que as empresariais enfrentam hoje.
Journal of Business Ethics
A ética é ferramenta para desenvolver o comportamento e inteligência emocional – empatia, autoconsciência, auotocontrole e socialização, executar tarefas científicas e ganhar competência e sabedoria.
Ética e Conceitos Chave.
O estudo e aplicação da ética, desnvolvimento de códigos e planos de intenções e de moral na empresa envolve vários conceitos e conhecimentos chave, tais como:
- Regras … são princípios, padrão; norma, preceito de uma pessoa.
- Ações … enumerar experiências recomendadas, apropriadas e inapropriadas, adequação, conveniência.
- Comportamento ... definir regras de proceder de uma pessoa em relação a outra e em relação à tarefa.
- Costumes … hábitos, práticas frequentes e regulares para executar tarefas corretas, consistentes e com capacidade.
- Valores … compreender, explicar e definir características que determinam a forma de se comportar e interagir com outros indivíduos, com o meio ambiente e com a tarefa.
- Não coersão … não reprimir, não coibir, não coagir.
- Comunicação … método usado para interagir, estabelecer contatos, falar, gestualizar, escrever, desenhar, evidencias as coisas.
- Consciência … sentido ou percepção que o ser humano possui do que é moralmente certo ou errado em atos e motivos individuais.
- Autonomia … capacidade de governar-se pelos próprios meios; vontade humana de se autodeterminar segundo um código moral.
- Plano de Ação … conjunto de intenções, ações, responsáveis e tempo previst para atingir um objetivo; descrição da estratégia.

História e Etimologia da Moral
A origem da palavra “moral”, vem da tentativa dos romanos de traduzir a palavra grega originária “ética” que significa (1) “intenção” e (2) hábitos ou assimilação social dos valores.
Ou seja, foi uma tradução incompleta, que “não incluiu”erroneamente no significado a “intenção” do indivíduo.
Ética = Moral + Intenção
Moral e Leis
- Observe que o conceito moral é hierarquicamente superior ao conceito do direito (lei).
- A lei são regras desenvolvidas pelo governo com o objetivo de proporcionar equilíbrio na sociedade e proteção aos cidadãos.
- Já a ética vem da consciência das pessoas sobre o que é certo e errado.
- As leis são aplicadas pelo governo ao seu povo, ao passo que a ética são códigos morais que toda pessoa deve seguir.
- Alguns dicionários definem moral como “conjunto de regras de conduta consideradas como válidas pelas comunidades humanas durante um determinado período de tempo.
Ética e Intenção
Intenção é um estado mental ou atitude de comprometimento de um indivíduo para realizar um plano ou um código de moral.
Indicadores de Intenção
Veja na sequência indicadores qualitativos que ajudam a medir o grau de intenção ou compormetimento de uma pessoa:
- Comportamento … a forma de se comportar, atitudes, forma de reagir ao ambiente e interações e responder perguntas, somados a gestos corporais são indicadores de intenção.
- Estado Mental … a forma como uma pessoa sintetiza pensamento, sensações, crenças, desejos, emoções, cognições, percepções, imaginações e julgamentos e explica a sua relação a um plano específico são indicadores qualitativos para avaliar intenções.
- Compromisso … a intenção ganha evidência quando o sujeito declara ou espressa uma obrigação assumida, tal como um pacto.
- Prospecção … a intenção é pesquisar e buscar ver ao longe e prever comportamentos e relações de causa e efeito … se antecipar.
- Crença … justificar valores, entender credos, buscar ou evidenciar verdades, estabelecer princípios, padrões de pensamento.
- Personalidade … características morais da pessoa que determinam a sua individualidade e qualidades únicas.
- Orientação … mostrar a direção, caminho, situação corrente, preceitos a serem seguidos em projeto, atividade, tarefa.
- Atitude … comportamento ditado por disposição interior; posicionamento, postura.
- Desejo … estado de querer, atitude proposicional em relação a algo, motivadores de realizações, respostas emocionais.
- Justificação … explicação das propriedade de uma crença racionalmente admissível.
- Temperamento … diferenças comportamentais entre indivíduos independente da aprendizagem, sistema de valores e atitudes
- Carater … conjunto de qualidades (boas ou más) que distinguem uma pessoa; índole, temperamento, personalidade
- Autoregulação … a habilidade de monitorar e modular a emoção, a cognição e o comportamento, para atingir um objetivo e/ou adaptar às demandas.
Na gestão de empresas, o estudo da intenção e sua aplicação busca investigar e influenciar o comportamento das pessoas para seguir o plano de negócio da empresa.
Intenções e Planos

A existência ou não de planos, como são gerenciados, formas e conteúdos, como são executados, nível de aderência e uso habiltual, são medidas do nível de gestão e qualidade competitiva e intencional do indivíduo e empresa.
O plano é uma lista de intençoes!
O plano como mostra o mapa de gestão, é uma “síntese do processo de gestão.
Deve ser gerado de forma interativa e cíclica na empresa de forma articulada e consistentes, tais como:
- Estratégico … mudança no longo prazo; modelo de negócio, proposta de valor, código de ética (comportamento).
- Tático … movimento de recursos no médio prazo, para suportar os planos estratégico e operacional. ex. mensal, semanal, diário.
- Operacional … preparação, execução e informação; garantir a qualidade de tarefas e atividade chave do dia a dia, em tempo real.
- Negócio … como fazer a gestão de valor, ofertas, recursos, parcerias, clientes, canais, segmentos, receita e custo.
- Oferta … qual o mix de produto, serviço e soluções (mix 7P – Produto, Preço, Promoção, Praça, Pessoa, Processo e Evidências Físicas).
- Financeiro … contabilização de ativos, previsões e estratégias de receita, custo, ROI, margem de lucro e turrnover.
- Marketing … atração do mercado, cliente e produto.
- Venda … conversão do mercado, cliente e produto.
- Conhecimento … foco do conhecimento descritivo (teorias) e habilidades (prática).
- Informação … qualidade e formato da rede de dados e informação para suportar atividades e tarefas.
É via os planos que a proposta de valor e ética da empresa é construída, mantida e aprimorada.
A empresa ou indivíduo sem planos é um “barco sem leme” e age sem pensar.
Um dos aspectos e habilidade chave da gestão é balancear a qualidade e quantidade de planos ou intensões.
A cada versão de um ciclo de gestão é gerada uma nova versão do plano, que deverá ser executado, controlado e ajustado.
Nos planos, os gerentes devem atentar para : (1) proposição de valor, (2) objetivo, (3) situação corrente, (4) metas, (5) estratégias para cada meta, (6) lista de atividades e tarefas (essência do plano), (7) execução e informação (8) controle e (9) ajustes.
Observe que plano no ciclo de gestão busca a síntese, ao contrário da análise de situação e se complementam.
Um plano é uma síntese do ciclo de gestão e conectado ao plano anterior. Foca no presente considerando o passado e o objetivo futuro.
Diante disso, os planos são a melhor forma de influenciar, comprometar e avaliar intenções e comprometimento das pessoas, de acordo com o “fluxo de negócio da empresa”
Permite sincronizar e alinhar o modo de pensar, intensões, condutas apropriadas, execuções de atividades e tarefas com controle e desempenho e foco na proposta e objetivos da empresa.
O plano modela intenções e estabelece compromissos para executá-las na prática.
“Diga quais são seus planos que te direi quem és”.
Onde a Ética se aplica?
A ética deve orientar o comportamento de todos os colaboradores da empresa, em todas as atividades e tarefas em termos de regras de conduta e intenções.
Deve ser gerenciada pelo nível estratégico da empresa, desdobrada, conhecida e aplicada nos níveis tático e operacional via planos e gestão.
Porque a Ética na Empresa?
A ética tem uma função estratégica e sistemática de fundamentar e questionar as intencões e código moral..
- Refletir sobre o futuro e estratégias, riscos e comportamento da empresas para criar relacionamentos de negócios.
- Estabelecer as regras de comportamento para execução de atividades e tarefas de forma correta.
- Suportar a proposta de valor da empresa.
- Orientar e influenciar intenções, pensamentos, comportamentos e hábitos dos indivíduos
- Atrair a atenção e interesse ds colaboradores, mercado. clientes, para a proposta de valor da empresa..
- Aumentar a produtividade, ou capacidade de produção de produtos por unidade de tempo; fazer mais com menos.
- Manter talentos, reduzir o turnover de empregados.
- Valorizar a boa conduta e afastar a má conduta.
- Evitar e solucionar conflitos.
- Explicitar o respeito pelo indivíduo e sociedade.
Segundo pesquisas, mais de 30% dos consumidores, optam por empresas que causam impactos social e ambiental positivos
Ter um conceito claro e forte da aplicação da ética faz sentido para os negócios porque as pessoas (eu, você o mundo) querem trabalhar para uma empresa da qual se orgulham e com colegas que sabem que agem com integridade.
Clientes são mais propensos a escolher empresaS que possar mostrar como eles se comportam eticamente, porque fornece o fator de “sentir-se bem”adicional a qualquer transação comercial.
Principais dificuldades para desenvolver a ética na empresa
- O principal “obstáculo” da aplicação da ética é que a sua gestão aumenta os custos e reduz a capacidade da empresa de maximizar o lucro.
- Desenvolver, implementar e manter a ética nos negócios pode ser demorado.
- Exige um nível elevado da consciência humana e social e atualização contínua do “conhecimento”, como se comportar e agregar valor para sociedade.
- Fazer “sair do papel”, ser bem compreendida e justificad e inserida na gestão das atividades e tarefas da empresa..
- Sujeita a gestão contínua e ajustada ao longo do tempo, através de procedimentos formais.
- Exige esforços não só para estabelecer as “regras fundamentais, mas prover as ferramentas e conceitos para que elas possam ser cumpridas.
- A ética muda de acordo com as mudanças nas leis e regulamentos, especialmente à medida que a empresa cresce.
- Fica mais complexa com empresas com muitas pessoas e lida com múltiplas culturas diferentes, que têm diferenças de julgamento e conduta.
Ética e a Marca
A ética tem forte conexão com a Marca ... o “comportamento ético”, aumenta a reputação da marca.