Método Científico … vide figura … é um procedimento racional e sistemático, permite encontrar fatos verídicos de maneira verificável, segura e econômica, através de uma sequência de escolhas que agem como ferramenta de auxílio na sua tomada de decisão e resolução de problemas.
- A utilização do método científico diferencia o ‘conhecimento científico” de outros tipos de conhecimento, *, como senso comum, senso comum, 2, filosófico e religioso.
- A figura ilustra um modelo linear, para representar o método científico.
- Considera a experiência científica como um conjunto de ações dependentes sequencialmente no tempo e não é assim que as coisas acontecem na realidade.
- Sabemos que a realidade e a nossa percepção trabalha de forma não linear, os eventos percebidos no entorno são aleatórios e bem mais complexos
- No entanto, esse modelo de descrição do método, permite melhorar a compreensão e entender lógica geral do método científico, seu rigor, guiar a nossa compreensão e comportamento, para desenvover o “conhecimento científico”.
- A aplicação de métodos científicos compreende um estudo maior e formal, baseado no processo, exige embasamento teórico e prático.
- Envolve teorias, axiomas (verdades não provadas), princípios lógicos, operações conceituais e experimentos.
- No método científico, as regras teóricas e práticas são premissas ou insumos para garantir a verdade das experiências e teorias sobre fenômenos.
- A reprodutividade dos achados e testes de falseabilidade (para refutar e validar) são características do método científico, que sempre questiona com ceticismo, crenças, teorias e práticas em exame, a fim de verificar se elas são, ou aida são (porque tudo muda) realmente dignas de crédito ou não … afinal, tudo muda e está em constante movimento.
- O método científico praticamente falando permite reproduzir e aplicar a ciência na sociedade através de tecnologias, bens e serviços.

Check List do Método Científico
- Observar e Coletar Fatos e Dados … basear a experiência e conhecimento em fatos e dados, evidências científicas, evidências, pensamento crítico e evidências, práticas, resultados de pesquisas científicas de problemas de mesma natureza (problemática), que aumentem a compreenssão do fenômeno sobre análise.
- Formular Perguntas para modelar Problema … encontrar a melhor pergunta que sintetize o problema e objetivo de solução, que ajude a compreender, aponte caminhos, e quase resolva o problema, de forma clara e objetiva … ( … formulação de perguntas científicas é consiiderada por muitos como a pedra fundamental para o sucesso científico …)
- Pesquisar “Cientificamente” … investigar de forma detalhada e meticulosa, responder ou hipóteses formuladas; seguir todos os passos explicitados na metodologia, garantir a legitimidade dos resultados e conformidades do método científico.
- Metodologia … sistematizar processos a serem desenvolvidos, descrever métodos, ferramentas (instrumentos) empregados, orientar e regrar o raciocínio lógico, interação, reflexão, compreensão, explicação, comunicação do objeto de estudo (e trabalho), relação sujeito (indivíduo ou empresa) e objeto de conhecimento específico.
- Formular Hipótese … é o passo mais decisivo na investigação científica, significa criar uma suposição, ou uma teoria temporária a ser testada, várias etapas devem ser percorridas até a geração da hipótese: 1) definição do problema (pesquisa), 2) pesquisa de informações existentes, 3) formular a pergunta investigativa central da pesquisa, 4) propor uma ou mais hipóteses testáveis, 5) definir variáveis independentes ( a que serão manipuladas) e as dependentes (que serão observadas e medidas), 6) elaborar a hipótese – declaração clara, concisa, precisa e sem generalizações, 7) explicar o método científico empregado.
- Testar a Hipótese em experimento de forma controlada.
5. Medir e Analisar … a qualidade dos dados e informações.
6. Avaliar Resultados … refutar, validar ou ajustar a hipótese inicial.
7. Refinar ou Eliminar Hipóteses.
8. Formular teorias.

- São apresentados dois mapas ou fluxogramas sobre o método científico.
- São esquemas que dão uma ideia simplificada, rápida e serial do método científico.
- Na realidade método científico tem natureza aleatória e assincrona, é acionado ou vem á tona de forma não linear.
- Trata-se então de um modelo bastante simplificado e serializado para faciltar a compreensão.
- O método científico faz, obriga, cria e disponibiliza ferramentas para que a teoria e prática trabalhem juntas, de mãos dadas é baseado em fatos e dados, durante toda a jornada investigativa.
- Tem como característica autoregulação e automonitoramento da experiência.
- Aplica um conjunto de regras, procedimentos e ferramentas para desenvolver uma “experiência bem controlada” e produzir “conhecimento científico” ou ciência, confiáveis, que possam ser reproduzidos.
- Para você aplicar ciência na empresa, via método científico, é necessário rigor, mesmo não sendo cientista.
- A tecnologia vem para facilitar isso … embutir a complexidade científica para não cientistas aplicarem e usurfruirem a ciência.
- O método científico é baseado em observações, fatos e dados, evidências científicas, experimentações e reproduções de experimentos. que atestam a veracidade ou falsidade de determinada teoria e prática.
- Tal como na prestação de serviços e ofertas de produtos que têm “ciência e tecnologia embarcada”.
- Existem várias formas e caminhos de fazer ciência, usar tecnologias e prover serviços.
- A filosofia da ciência estuda essas formas e foca na compreensão, no questionamento e no aprimoramento dos processos e métodos científicos, para garantir os fundamentos para que o trabalho científico ocorra da melhor forma, proporcionando um conhecimento que seja indubitavelmente confiável.
- O método científico é um tipo de pensamento estruturado e eficiente para se chegar à natureza e raiz de um determinado problema científico.
- O problema científico deve ser claro e preciso, respondível, testável e suscetível de solução.
- Deve ser sintetizado em uma pergunta que você tem e que pode ser respondida por meio de um experimento.
- É importante observar, que nem todos os problemas que você tem na empresa são problemas científicos que são respondidos via experimentos.
- Problemas não científicos não são respondidos com experimentos, são problemas subjetivos, filosóficos, emocionais, sentimentais,
- O método científico é empírico, se baseia na experiência ou dela resulta.
- É um processo de avaliar o conhecimento empírico.