
Filosofia da mente e gestão de negócios estão conectados por meio da ideia de fazer perguntas, inovar e criar princípios para a empresa orientar os indivíduos a desenvolver a arte, ciência, socialização e agregar valor humano e subjetivo, de forma objetiva via produtos e serviços.
- A fenomenologia, estudo dos sentimentos na empresa busca “objetivar a subjetividade”, fazer uso científico das nossas emoções e sentimentos e com isso a autoconsciência.
- A aplicação de técnicas e estratégias mentais e cognitivas tem evoluindo muito com a inteligência artificial, que busca o uso de coputadores para imitar a inteligência e comportamento humano.
- Ou seja, para fazer “inteligência artificial”, nós (eu, você, empresa) precisamos estudar mais profundamente a nós mesmos, a cognição, inteligência emocional e o comportamento humano.
- O desenvolvimento e uso da inteligência artificial exige revisitar e inovar nos domínios da filosofia (epistemologia, lógica, ética), antropologia, linguística neurociência, psicologia cognitiva e ciência da computação.
- Dessa forma, as áreas exploradas pela filosofia da mente estão na base da revolução cognitiva que está na base da inteligência artificial.
Filosofia da Mente e Cognição na Empresa.
A Filosofia da Mente busca orientar o comportamento mental, usos de teorias, modelos, esquemas, ferramentas, práticas, para pensar e usar o sistema cognitivo, gerar “produtos e serviços cognitivos” … que expandam a nossa capacidade de aprender e fazer, através do melhor conhecimento do cérebro (hardware) e da mente (software) e suas interações.
- Atenção … o sujeito precisa entender o que é atenção e pontos de atenção na empresa, a função de controle da atenção no sistema cognitivo, importância e relação com memória, pensamento, percepção, linguagem e aprendizagem … compreender, desenvolver, acionar e controlar tipos de atenção: atenção no presente, atenção ativa (prontidão), atenção livre, atenção difusa e focada, concentrada, seletiva, alternada.
- Pensar Crítico … saber pensar metacognitivo, tático, autoregulado e monitorado … identificar e acionar pensamentos, estratégico (longo prazo), analógico, analítico, lógico, ajuizado, criterioso, metódico, significatico, conceitual, criativo, sistemático, prático, etc … liderar, avaliar problemas complexos, reduzir preconceitos … gerar soluções eficazes.
- Tomar Decisão … equilibrar a racionalidade (lógica) e a intuição (percepção), sistematizar e criterizar a decisão individual e coletiva., separar o processo do produto da decisão.
- Atender Cliente … saber ouvir, olhar, desenvolver empatia e socialização, entender, ajudar e influenciar comportamentos, conscientizar pessoas sobre situações de problemas e necessidades, informar, solucionar problemas, escolher solução e avaliar decisões.
- Aculturar e Socializar … capacitar pessoas a ajudar a interação entre culturas (aculturar) e assimilar hábitos e comportamento da empresa e trabalhar em time e em rede (socializar).
- Gerenciar Mudança … projetar e modelar pensamentos e estratégias e relacionamentos de negócio de forma adaptativa e proativa, usar modelos mentais.
- Saber Ouvir ... saber perguntar e ouvir respostas de clientes, concorrentes, parceiros e funcionários para identificar e entender necessidades.
- Focar no Melhor Retorno … desenvolver regras e estratégias com foco em “poucos atributos de maior valor, significância e relevância”, para atingir propósitos, objetivos e metas individuais (sujeito) e coletivas (empresa).
- Primar pela Reputação … cultivar boa opinião do mercado em relação as pessoas, empresa, marca … gerenciar um ativo intangível que impacta positivamente os resultados do negócio, conquistar a confiança dos clientes, fornecedores e investidores … atrair talentos, impulsionar crescimento, ajudar a atravessar momentos de crise.
- Inteligência e Estabilidade Emocional … usar o conhecimento da melhor forma, equilibrar inteligência com comportamento, manter a calma e o controle em situações difíceis, sem que isso signifique suprimir ou reprimir os sentimentos.

Conclusão.
- Foram apresentados várias relações e conceitos sobre entre empresa, filosofia da mente e cognição.
- O objetivo é conscientizar e apontar caminhos para aumentar a capacidade de aprender e de tomar decisões.
- Prover explicações rápidas que possam servir de guias para a aplicação desses conhecimentos, melhorar o desempenho e a inovação nas empresas pela maior compreensão da mente.
- Ajudar a explorar a inteligência emocional – natureza da consciência, dos processos mentais e cognição – a forma como as pessoas processam informações.
- Na empresas, a compreensão da mente humana deve ser aplicada para melhorar a experiência do cliente e dos colaboradores.
- Visa capacitar as pessoas desenvolverem produtos e serviços mais eficazes, pela melhor exploração da mente, criar ambientes de trabalho que estimulem a criatividade e o pensamento crítico.