
Mente é definida como aquilo que pensa, sente, percebe, imagina, lembra e deseja.
A filosofia da mente é um ramo da filosofia que trata da natureza da mente e sua relação com o corpo e o mundo externo.
Tipo de perguntas …
- A mente é uma coleção de pensamentos e sentimentos ou está acima disso?
- A mente é uma entidade física ou abstrata?
- Qual a relação entre mente e corpo?
Principais Conceitos.
Pensar.
Qualquer evento mental pode ser entendido como uma forma de pensamento, incluindo percepção e processos mentais inconscientes.
- Pensamento é um conjunto de “processos cognitivos”.
- Trabalha em paralelo e depende da atenção, memória, linguagem, aprendizagem e percepção.
- Envolve aquisição de conhecimento e compreensão.
- Pode acontecer independentemente da estimulação sensorial provocada por uma mudança no ambiente interno ou externo do sujeito.
- Existem muitas categorizações e exemplos de pensamento.

Tipologia de Pensamentos.
- Julgamento … tomar uma decisão ponderada.
- Raciocínio … aplicar a lógica, consequências lógicas, fazer inferências e tirar conclusões.
- Formação de Conceitos …prover uma visão abstrata individualizada e específica sobre algo.
- Resolução de Problemas … criar inteligências e ferramentas para atingir metas.
- Deliberação … ponderar de forma cuidadosa antes votação ou consenso dos envolvidos.
- Ideia … resultado do pensamento, pode ser imagem mental de algum objeto.
Esses processos mentais do pensamento podem acontecer internamente, independentemente dos órgãos sensoriais , ao contrário da percepção.
Sentimento e Fenomenologia
Sentimento é uma experiência fenomenal autocontida, é subjetivo, avaliativo e independente das sensações, pensamentos ou imagens que os evocam.
A fenomenologia se propões a …
- Estudar a Consciência … e objetos que medeiam a consciência, tudo que faz a mediação entre sujeito e objeto.
- Estudar Experiências Subjetivas … ou fenomenologia … descrever objetivamente a natureza da experiência subjetiva e consciente.
- Descrever Características Universais da Consciência … como fenômenos aparecem para o sujeito.
- Explorar o Sujeito … o significado e a importância das experiências vividas.
- Pesquisar Qualitativamente … reunir e analisar dados não numéricos (descritivos) sobre sentimentos e percepções e comportamentos.
- Analisar a Socialização … obter uma compreensão da realidade social dos indivíduos, atitudes, crenças e motivações.
- Atender Diferentes Demandas … é importante para a psicologia e ciência cognitiva, ciências da saúde, interação humano-computador, marketing, vendas, gestão, liderança, educação e aprendizagem.
- Desenvolver a Inteligência Emocional … compreender a si mesmo (autoconhecimento), identificar sentimentos e os efeitos das experiências nos sentimentos, percepçoes e emoções, entender o sentimento do outro (empatia) e socializar.
- Estudar o problema mente-corpo … desenvolver a consciência da existência interna e externa, do carater subjetivo de uma experiência, da natureza de estados mentais particulares da mente, eventos mentais , funções mentais, propriedades mentais.
- Representar a Realidade … dualismo e monismo, são duas principais escolas de pensamento sobre o problema mente-corpo.
- Pode ser usado nos negócios para entender como as pessoas vivenciam produtos, marcas e locais de trabalho..
- Projetar Ofertas de Marketing … desenvolver a marca, ajudar as empresas a melhorar seus produtos, marketing e cultura no local de trabalho.
Percepção
Percepção é a organização, identificação e interpretação de informações sensoriais para representar e compreender o ambiente , envolve sinais, sistema nervoso , estimulação física ou química do sistema sensorial – visão, audição, tato, paladar, olfato, equilíbrio e sensação visceral
- A percepção não é apenas o recebimento passivo de sinais , mas também é moldada elo aprendizado, memória, expectativa e atenção do receptor .
- A entrada sensorial é um processo que transforma essas informações de baixo nível em informações de nível superior, como formas para reconhecimento de objetos.
- O processo a seguir conecta os conceitos e expectativas (ou conhecimento ) de uma pessoa com mecanismos restaurativos e seletivos, como a atenção , que influenciam a percepção.
- Ainda há um debate ativo sobre até que ponto a percepção é um processo ativo de teste
de hipóteses , análogo à ciência , ou se a informação sensorial realista é rica o suficiente para tornar esse processo desnecessário. - Os sistemas perceptivos do cérebro permitem ver o mundo ao seu redor como estável, mesmo que a informação sensorial seja tipicamente incompleta e varie rapidamente.
Imaginação.
A imaginação é a produção de sensações , sentimentos e pensamentos que informam a si mesmo, que podem ser recriações de experiências passadas, como memórias vívidas com mudanças imaginadas ou cenas completamente inventada.
- A imaginação ajuda a aplicar o conhecimento para resolver problemas e é fundamental para integrar a experiência e o processo de aprendizagem .
- Imaginação é o processo de desenvolvimento de teorias e ideias baseadas no funcionamento da mente por meio de uma divisão criativa.
- Parte de percepções reais, emprega processos condicionais intrincados que envolvem tanto a memória (semântica e episódica) para gerar ideias novas ou refinadas.
- A imaginação envolve partes da mente que ajudam a desenvolver maneiras melhores e mais fáceis de realizar tarefas, sejam elas antigas ou novas.
Memória
É a a faculdade da mente pela qual dados ou informações são codificados , armazenados e recuperados quando necessário.
- É a retenção de informações ao longo do tempo com o propósito de influenciar ações futuras .
- Lembrar eventos passados, desenvolver a linguagem, relacionamentos ou a identidade pessoal
- A perda de memória é geralmente descrita como esquecimento (perda ou modificação aparente de informações já codificadas e armazenadas na memória de curto ou longo prazo de um indivíduo) ou amnésia (déficit de memória causado por danos cerebrais ou doenças cerebrais).
- A memória é frequentemente entendida como um sistema de processamento de informações que é composto por um processador sensorial , memória de curto prazo (ou de trabalho ) e memória de longo prazo.
- Na psicologia cognitiva , o processamento de informações é uma abordagem para compreender o pensamento humano, trata a cognição como essencialmente computacional por natureza, com a mente sendo o software e o cérebro sendo o hardware.
- O processador sensorial permite que informações do mundo externo sejam percebidas na forma de estímulos químicos e físicos e atendidas em vários níveis de foco e intenção.
- A memória de trabalho serve como um processador de codificação e recuperação.
- As informações na forma de estímulos são codificadas de acordo com funções explícitas ou implícitas pelo processador de memória de trabalho.
- A memória de trabalho também recupera informações de material armazenado anteriormente.
- Já a função da memória de longo prazo é armazenar por meio de vários modelos ou sistemas categóricos.
Vontade.
- Vontade na filosofia é uma faculdade da mente .
- Uma questão recorrente é sobre o livre-arbítrio – capacidade ou habilidade de escolher entre diferentes cursos de ação possíveis.
- Como a vontade pode ser verdadeiramente livre e influenciada.
- Como é importante como uma das partes da mente, junto com razão (capacidade lógica) e entendimento (consciência).
- A vontade é considerada central para o campo da ética por causa de seu papel em permitir ação deliberada.
- O tratamento clássico da importância ética da vontade pode ser encontrado na ética de Aristóteles.
- Aristóteles dividiu as ações em três categorias: 1) atos voluntário, 2) atos involuntários (não consciente) ou 3) não-intencionais e não voluntárias e intencionais (ação julgada menos pior, escolher algo que não gostaria de escolher).
- Ainda Aristóteles … vicios e virtudes são voluntários … “agir por conta da ignorância parece diferente de agir sendo ignorante”.

Conclusão.
- Filosofia é um estudo sistemático de questões gerais e fundamentais sobre tópicos como existência, razão, conhecimento, valor , mente e linguagem.
- É uma investigação racional e crítica que reflete sobre seus proprios métodos suposições.
- Filosofia usa perguntas e formula problemas para serm analisados em busca de caminhos para justificar verdades, crenças, intenções, propósito, objetivos metas, estratégias.
- A filosofia trata da relação do seres humanos, indivíduos, entidadess com o munto, de forma abstrata e mental.
- A filosofia da mente foca no problema mente-corpo, diz respeito à explicação da relação, que existe entre mente e processos corporal.
- Um dos objetivos é explicar como uma mente não material pode influenciar um corpo material e vice-versa.
Filosofia da Mente e Empresa.
Filosofia da mente e gestão de negócios estão conectados por meio da ideia de fazer perguntas, inovar e criar princípios orientadores para a empresa desenvolver a arte, ciência, socialização e agregar valor humano e subjetivo, de forma objetiva via produtos e serviços.
A aplicação de técnicas e estratégias mentais e cognitivas tem evoluindo muito com a inteligência artificial e demonstrado muitos ganhos e vantagens no plano individual, empresarial e
As áreas exploradas pela filosofia da mente são várias e ao alcance de todos.
A Filosofia da Mente busca orientar o comportamento mental, usos de teorias, modelos, esquemas, ferramentas, práticas, para pensar e usar o sistema cognitivo humano, gerar produtos e serviços cognitivos, que possam ser compartilhados, através do melhor conhecimento do cérebro (hardware) e da mente (softare) e suas interações.
- Atenção … entender o que é atenção para o indivíduo e empresa, a função de controle da atenção no sistema cognitivo, importância e relação com memória, pensamento, percepção, linguagem e aprendizagem … desenvolver, acionar e controlar tipos de atenção: atenção no presente, atenção ativa (prontidão), atenção livre, atenção difusa e focada, concentrada, seletiva, alternada.
- Pensar Crítico … saber pensar metacognitivo, tático, autoregulado e monitorado … identificar e acionar pensamentos, estratégico (longo prazo), analógico, analítico, lógico, ajuizado, criterioso, metódico, significatico, conceitual, criativo, sistemático, prático, etc … liderar, avaliar problemas complexos, reduzir preconceitos … gerar soluções eficazes
- Tomar Decisão … equilibrar a racionalidade (lógica) e a intuição (percepção), sistematizar e criterizar a decisão individual e coletiva., separar o processo do produto da decisão.
- Atender Cliente … saber ouvir, olhar, desenvolver empatia e socialização, entender, ajudar e influenciar comportamentos, conscientizar pessoas sobre situações de problemas e necessidades, informar, solucionar problemas, escolher solução e avaliar decisões.
- Aculturar e Socializar … capacitar pessoas a ajudar a interação entre culturas e assimilar hábitos e comportamento da empresa, trabalhar em time e em rede … educar
- Gerenciar Mudança … modelar pensamentos e estratégias e relacionamentos de negócio de forma adaptativa e proativa, usar modelos mentais. para
- Saber Ouvir ... clientes, concorrentes, parceiros e funcionários para identificar e entender necessidades.
- Focar no Melhor Retorno … desenvolver regras e estratégias com foco em “poucos atributos de maior valor, significância e relevância”, para atingir propósitos, objetivos e metas individuais (sujeito) e coletivas (empresa).
- Primar pela Reputação … cultivar boa opinião do mercado em relação a pessoa, empresa, marca … gerenciar um ativo intangível que impacta positivamente os resultados do negócio, conquistar a confiança dos clientes, fornecedores e investidores … atrair talentos, impulsionar crescimento, ajudar a atravessar momentos de crise.
- Inteligência e Estabilidade Emocional …
Cognitivismo é um ramo da filosofia mental e da psicologia que estuda como a mente processa informações, tal como um computador.
Baseia-se na ideia de que os processos mentais podem ser compreendidos estudando como a mente representa e manipula informações.
Enfatiza o papel dos processos cognitivos na aprendizagem, na resolução de problemas e no processamento de informações.