
Teoria e Prática são conceitos Duais.
- São duas partes opostas e complementares, que se somam para dar a visão do todo.
- São lados de uma mesma moeda.
- A figura dualiza teoria e prática.
- É um modelo de pensamento que analisa teoria e prática como polo e contra polo.
- Evidencia a natureza dual e colaborativa dos dois conceitos.
- Ajuda a entender a teoria através da prática e vice versa.
- Explora a aprendizagem significativa
Teoria … é um tipo racional de pensamento abstrato obtida por meio de observações, hipóteses, experimentações que explicam fatos, suportam previsões e tomada de decisão; visa ganhar conhecimento e criar processos produtivos através de métodos descritivos, que possam ser repetidos e aprimorados; podem ser científicas ou não científicas.
Teoria Científica … é o conhecimento formal, validado pela ciência, segundo padrões do “método científico”, com hipóteses necessariamente falseáveis (… mas não erradas, dúbias ou tão pouco duvidosas), que são permanentemente confrontadas com evidências científicas, que, com as hipóteses e evidências, alicerçam o conceito.
Teoria vs Fato … fato científico é um conceito muito importantes para a ciência, é observado, medido e nunca muda … é uma evidência inconfundível e não pode ser rejeitada, já teoria científica é a interpretação do fato pelos cientistas que têm opiniões diferentes, pode mudar e ser refutada a qualquer momento.
Cientista … usa teorias e métodos científicos, pesquisas articuladas com os métodos, observa fatos, dados, de forma cética e assertiva; forrmula hipóteses, que quase resolvem o problema … ajuda outras pessoas a resolverem problemas de forma colaborativa … transfere conhecimento entre domínio … faz experimentos e testes, modela e simula tarefas e atividades, faz experiências para repetir fenômenos e testar hipóteses ou teorias anteriores … dá soluções abstratas que podem descrever e solucionar problemas práticos em larga escala.
Teoria e Processo … é regida por um processo teórico; é gerenciada para ser aplicada dentro das suas fronteiras e suportar relações de causa e efeito, de forma continua, repetível, com regras bem definidas; gera dados, informações, padrões, normas, métodos e ferramentas para resolver problemas em formatos preconcebidos.
Teoria e Pensamento Crítico … é desenvolvida de forma sistemática, via o método científico em estágios bem definidos – observar, coletar e analisar fatos e dados, fazer hipóteses, resolver problemas, tomar decisões e fazer julgamentos.
Teoria e Generalização ... uma boa teoria deve ser “geral o suficiente” para ser aplicada em muitas situações; toda a teoria deve ser generalizável por natureza e exige o processo de verificação de “falsificabilidade” para qualquer situação dada. Generalização é a base essencial de “todas” as inferências dedutivas válidas, onde são apresentados conceitos gerais comprovados ou aceitos para explicar conceitos mais específicos.
Teoria e Verdade … a teoria não tenta provar uma verdade, e sim provar que a hipótese formulada não é falsa … e existem duas razões fundamentais para isso: tempo – nunca é suficiente para fazer todos os testes possíveis e múltiplas verdades … nunca há apenas uma teoria ou apenas 1 verdade, existem várias outras possíveis.
Teoria e Falseabilidade … é um conceito central da teoria científica que indica o melhor caminho para avaliar, desenvolver e escolher teorias; avaliar com cautela se existe algum fato ou outra teoria que falsifica a teoria sob foco.

Falseabilidade da Teoria … ao invés de Verificabilidade

Essa forma de analisar a teoria e desenvolver a ciência, via o conceito de falseabilidades foi introduzido por Karl Popper.
O conceito de falseabilidade de Popper atualmente aceito na ciência se contrapõe ao princío da verificabilidade, se acreditava até a década de 1920.
Teorias que não oferecem possibilidade de serem refutadas por meio da experiência, devem ser consideradas como mitos, não como ciência.
Uma proposição pode ser considerada verdadeira ou falsa não a partir de sua verificabilidade, e sim em função da sua refutabilidade (ou falseabilidade).
No processo de tomada de decisão indutiva, em vez de buscar a verificação de experiências empíricas para confirmar teorias, devemos investigar se existe algum fato particular que, depois de verificado, refuta a hipótese”.
Quando a teoria resiste à refutação pela experiência, pode ser considerada comprovada!
Dizer que uma teoria científica deve ser falseável empiricamente significa dizer que ela deve oferecer possibilidade de refutação – e, se refutada, não devem ser mais considerada”.
Teoria e Raciocínio NÃO Circular … As teorias científicas não podem conter “circularidades”, onde um conceito aponta para outro e vice versa e não se chega a lugar nenhum; é um tipo de teste de falsifiabilidade muito frequente para avaliar teorias, tem analogia com “cachorro mordendo o rabo”; é um tipo de “erro de argumentação”, ou inverdade, frequente na linguagem informal e falsos argumentos; pode ser difícil de detectar se envolver uma cadeia mais longa de proposições circulares” … A > B > C > D > A > B > C > D, e assim por diante.
Teoria e Objetividade … a teoria tem a propriedade de : (1) estabelecer afirmações inequívocas testáveis, independentemente dos cientistas que as propuseram e (2) possibilidade de reproduzir experimentos científicos.
Teoria e Subjetividade … a teoria afasta a subjetividade, que normalmente vem formatada em “raciocínio circular”; não pode ser influenciada por pensamentos egocentrista ou sociocentrista; não é baseada em interpretação, e sim em fatos (evidências, realidade) que falam por si só.
Teoria e Parcimônia … é uma recomendação geral para desenvolver boas teorias e diz respeito ao comportamento comedido, calmo, sóbrio, simples, econômico; tem como princípio fundamental: “menos é melhor. o que for mais simples entre duas soluções equivalentes em resultado; é uma “atitude” que gera benefícios na formulação e aplicação da teoria e prática.
O princípio fundamental é: 1) diante de hipóteses concorrentes que gere o mesmo efeito, selecionar a solução mais simples com o menor número de suposições, mas 2) quando diante de hipóteses diferentes, não considerar como um fator determinante e sim como uma ” heurística abdutiva”, que busca um método prático não garantidamente ótimo, mas suficiente para alcançar o objetivo.
Teoria e Fertilidade … uma característica fundamental da teoria é capacidade de gerar implicações, em diferentes áreas ou domínio do conhecimento; integrar outras teorias e poder funcionar como “metateoria” … e para ser fértil, a teoria precisa ser geral.
Teoria e Metateoria … a metateoria teoriza sobre a própria teoria científica; é equivalente ao conceito de epistemologia, que estuda o conhecimento científico; analisa e discute os postulados da teoria.
Teoria e Surpresa … as teorias deve ser interessantes, gerar resultados inesperados, implicações e previsões não óbvias, entender as coisas de novas maneiras; a surpresa é uma emoção básica no ser humano, pode ser percebida com facilidade e distinguida entre, positiva, negativa ou indiferente; pode ser neutra, moderada, agradável, desagradável, positiva ou negativa; pode ocorrer em vários níveis de intensidade e provocar respostas mais ou menos intensas aos estímulos, dependendo de fatores externos e internos da pessoa; depende da forma e do conteúdo.
Exemplo de teoria surpreendente … ” em países que preferem ter filhos meninos, a população feminina é maior, isso porque se os primeiros filhos forem menina, se tentará um menino até conceber um e se for menino pode ser o suficiente e não conceber outros filhos”.
Como Gerar Teorias

Check List Básico para Gerar Teorias
(uma descrição simplificada do método científico)
- Observar … olhar sem preconceito, mas com objetivo de coletar dados para análise de forma neutra, sem viés subjetivo.
- Criar uma hipótese inicial … com o objetivo de ser testada, conectar a hipótese com fatos, dados observados e teorias conhecidas.
- Generalizar a hipótese … testar os limites e escopos da teoria.
- Avaliar os critérios essenciais da boa teoria … processo, generalização, verdade, falsificabilidade, simplicidade, fertilidade e surpresa.
- Ajustar a teoria em função dos critérios … de forma interativa, crítica, criativa, científica e artística.
- Balancear conteúdo e forma … boas teorias são belas!
- Conectar a teoria com outras teorias e práticas.

Teoria é um tipo racional de pensamento abstrato ou conhecimento que explica a natureza, fato ou realidade.
Jpá a teoria científica é um tipo especial de teoria baseada em “método científico”; sujeita a interpretação dos cientistas e comunidade, que têm opiniões diferentes; pode mudar e ser rejeitada.
A teoria deve ser baseada em fatos, que dferentemente da teoria, são observados e medidos, nunca mudam, são evidências inconfundíveis e não podem ser rejeitados.
A boa teoria deve ser avaliada em função dos seus métodos, fatos e dados, generalização, teste de falseabilidade, raciocínio não circular, parcimônia, fertilidade, surpresa e ganhos cognitivos.

Teste seu Conhecimento.
- Quais as teorias que você usa?
- Para que serve a teoria?
- Como avaliar uma boa teoria?
- Qual a diferença entre teoria científica e teoria popular ou senso comum?
- Porquea teoria popular ou “senso comum” não é apropriada na empresa?
- Qual a diferença entre o conceito de teoria popular, filosófico e científico?
- Como ganhar o conhecimento científico?
- Qual a diferença entre ganhar conhecimento teórico e aplicar o o conhecimento na prática?
- Qual a digferença entre pensamento teórico e prático?
- Projetar o futuro, buscar a verdade, argumentar, conhecimento científico, conhecimento à priori, conceitos