Cognitivismo é uma teoria de conhecimento que investiga a mente e conhecimento através do uso eficaz do cérebro.
- O cognitivismo enfatiza exatamente aquilo que é ignorado pelo behaviorismo: o processo cognitivo que o ser humano usa para conhecer o mundo.
- O cognitivista (o sujeito espistêmico) investiga os processos mentais de forma científica.
- Analisa o desempenho cognitivo da gestão de tarefas – regulação e monitoramento do comportamento da atenção, percepção, pensamentos, memória, linguagem, aprendizagem, tomada de decisão.
- Faz autodiagnóstico contínuos de habilidades frente suas percepções de mudanças no ambiente.
- O cognitivista tem o conhecimento ou acredita que maneira como a pessoas pensa afeta o seu comportamento e desempenho.
O cognitivismo na empresa usa esquemas e ferramentas mentais para inserir metacognição (autoregulação e monitormento) para a execução das tarefas chave do modelo de negócio.
- Cria ferramentas cognitivas” para garantir auto desempenho no processo de aprendizagem de modelos.
- O objetivo do cognitivismo é ensinar a empresa ganhar autonomia para construir e a transferir conhecimento da forma mais eficiente e eficaz possível.
- O cognitivismo constrói o cognotivista … o ser epistêmico.
- É considerado o caminho principal para todas as pesquisas e bases corentes de projetos (design) de aprendizado.

Check LIst.
Princípios e Conceitos do Cognistivismo.
- Aprendizagem Significativa … conectar uma nova informação com o conhecimento corrente, interagir para ancorar, organizar e hierarquizar a mente de forma flexível, participar ativamente do processo de ensino e aprendizagem … cada pessoa é um elo da corrente de aprendizagem e facilitação em rede.
- Autoconsciência … desenvolver a metacognição, aprender se auto regular e automonitorar, planejar e identificar estados mentais, pensar sobre pensar, auto perceber emoçõe, justificar e explicar sentimentos, crenças e avaliar pontos fortes e fracos, sem viéses … plilar fundamental da inteligência emocional, junto com autocontrole, automotivação, empatia e sociabilidade (dentre outros).
- Cérebro … Se conscientizar da máquina poderoza que é o cérebro, estudar e praticar o uso eficaz do cérebro, aumentar desepenho cognitivo, da atenção, memória, pensamentos, percepção e uso dos sentidos e intuição, estudar princípios da ciência cognitiva, avanços da neurociência, psicologia cognitiva, modelagem cognitiva, epistemologia (filosofia da ciência), raciocínios da lógica, ciência da computação/inteligência artificial.
- Controle do Conhecimento … o sujeito tem o dever de assumir o controle do conhecimento e exigir seus direitos de acesso a recursos cognitivos para tal, para interagir com o objeto do conhecimento, aplicar método científico, coletar informações e resultados, refletir sobre resultados da experiência, de forma autoregulafda e automonitorada, ao nvés de simplesmente reproduzir o que foi transmitido … a jornada cognitiva é bem maior e exige muito mais esforço cognitivo.
- Criatividade… encontrar novas maneiras mais eficazes para aprender, criar e comparar modelos para ajudar a medir mudanças e evoluções, inovar e descobrir novos usos para os mesmos recursos e adaptações, quebrar paradigmas etestar novos padrões, explorar a arte de forma complementar a ciência e vice versa, usar imagens e imaginação, buscar a simplificação para facilitar a significação e trabalho do cérbro, criar o hábito de fazer resumo e a sínteses, para buscar a essência, ir além do pensamento crítico, interagir com o ambiente e socializar.
- Discussão ativa … questionar e argumentar sobre o que está sendo ensinado, produzido e gerenciado, para aumentar a compreensão.
- Explorar o Conhecimento … compreender como as ideias ou conceitos estão conectados … entender as relações sujeito e objetos do conhecimentoFocar no “COMO” … sem desconsiderar “O QUE” (teoria, descrição e métodos).
- Ferramenta Cognitiva … conjunto ou sistema com modelos, métodos e técnicas para orientar a prática científica.
- Aforimo … sentença curta sobre uma regra ou técnica específica para reflexão, motivação e ação
- Check list … lista de ítens de verificação, escopo, resumo, síntese, guia, algoritmo, memória secundária, conjunto de instruções,
- Teoria de Conjunto … “diagrama de venn” para modelar relações – pertencimento, união, intersecção, complementação, semelhança
- Mapa Conceitual … diagrama que conecta conceitos via relações específicas, formando um contexto.
- Mapa Mental … diagrama operações da teoria de conjuntos, mapa conceitual, mapa mental, grafos, teoria de grafos, teoria de rede,
- Menemônico … qualquer ferramenta que use técnica de facilitação da aquisição, armazenamento e recuperação de informação na memória … ex. SMART
- Metacognição … metadado, metainformação, metamodelo
- Gestão Cognitiva … tratar de forma científica e sistemática a gestão de produtos e serviços de informação e conhecimento … planejar, desempenhar, controlar e ajustar ferramentas e metas de desempenho cognitivo.
- Metacognição
- Mediação
- Modelo de Aprendizagem … mudar de transferência para construção do conhecimento … Ir além do método científico e refletir sobre o resultado da experiência científica.
- Pensamento Crítico … praticar análise, síntese, avaliação, reflexão, argumentação, julgamento, planejamento sobre o que acreditar e conhecer … distinguir tipos e níveis de conhecimento por familiarização, descrição e prática.
- Reflexão … valorizar a reflexão, meditar, pensar profundo, ponderar, sobre a experiência, tirar lições aprendidas e fazer planos com novos objetivos e metas.
- Solucionar Problemas … usar métodos e ferramentas de forma sistemática, para identificar problemas e desenvolver alternativas de solução de forma flexível e padronizada, passível de melhorias contínuas e ganhos de escala e autonomia.
- Tarefas … foco em tarefas, para dar maior aplicabilidade, significado, objetividade, seletividade e autonomia
- Aprender de forma estratégica … compreender como conceitos menores se encaixam nos conceitos maiores.Memorizar … reter e aplicar novos conceitos com sucesso e facilidade
Construtivismo.
- Construção do conhecimento através do processamento da informação (indivíduo e meio).
- Variante do Cognitivismo.
- Principais autores Jean Piaget e L. S. Vygotsky.
- A abordagem construtivista pode ser dividida em duas correntes: 1) Construtivismo-Interacionista (Piaget) e 2) Construtivismo socio-interacionista (Vigotsky)
Construtivismo – Interacionisa (Piaget).
- A aprendizagem está centrada no desenvolvimento individual do sujeito.
- Cada estudante é responsável pela construção do seu próprio conhecimento.
- Estuda como o indivíduo constrói suas “estruturas cognitivas” para a aquisição do conhecimento.
- Quais os processos de pensamento presentes no homem desde sua infância até a idade adulta.
Construtivismo Sócio-Interacionaista (Vigotsky e Wallon).
O desenvolvimento histórico acontece do social para o individual. “O ser humano só
adquire cultura, linguagem, desenvolve o raciocínio se estiver inserido no meio com os outros, no meio social.
Humanismo (Alexander Neill e Carl Rogers)
De acordo com Mizukami (1986), na abordagem humanista a ênfase está nas relações interpessoais, no ensino centrado no
aluno, no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, em seus processos de construção e organização pessoal da realidade, e em sua
capacidade de atuar como uma pessoa integrada.
Há preocupação com a vida psicológica e emocional do indivíduo, com a sua orientação interna, com o autoconceito, com o desenvolvimento de uma visão autêntica de si mesmo, orientada para a realidade individual e grupal.
O Construtivismo é um a abordagem cognitivista que emprega a simplificação e padronização como técnicas para aumentar a eficácia e eficiência da transferência de conhecimento ou compreensão para que possa ser analisadoS, decompostos e simplificados em blocos de construção básicos.
Atenção.
Um ponto inicial e chave do sistema cognitivo é a atenção e é a primeira parte a ser desenvolvida, principalmente a capacidade de concentração, já que a atenção é a finção cognitiva que comanda as demais funções e os recursos cognitivos.
- A atenção influi e é percebida diretamente no comportamento, quando na realização de atividades específicas.
- É frequentemente modelada por consciência, margem e foco.
- Existem teorias que sustentam que a memória e atenção são a base da cognição.
Processo de Aprendizagem.
A teoria cognitiva se preocupa em como adquirir conhecimento e desenvolver a estrutura mental.
- Como usar o conhecimento corrente para ganhar novos conhecimentos com maior desempenho (prospecção e descoberta)
- Saber significar ou usar o conhecimento corrente para identificar semelhanças e diferenças de uma nova informação (ancoragem)
- Quais os modelos, métodos e ferramentas para receber, processar e integrar a informação (técnicas e tecnologias)
- Como estabelecer metas e estratégias de aprendizagem (gestão)
- Quais são os comportamentos ativos esperados (ética, etiqueta, comportamento)
- Saber usar, compartilhar ou transferir o conhecimento entre domínios de conhecimento ou contextos diferentes (metacognição)
Memória.
A memória outro componente vital para a cognição e aprendizagem e tem alta conexão com a atenção na aquisição, armazenamento e recuperação de informações e conhecimentos.
- Inclui vários processos mentais para aquisição, memorização e recuperação.
- Organizar o conhecimento prévio.
- Recuperar informações na memória.
- Balancear a sinergia entre conteúdo e forma da informação.
- Usar analogias, conceitos, relacionamentos e hierarquias
- Separar o relevante do irrelevante.
- Usar a neuroplasticidade de forma inteligente para esquecer as coisas irrelevantes e lembrar as relevantes e oportunas.
Teoria e Método
O cognitivismo tem dois componentes principais: Método e Teoria.
Metodo … o cognitivismo tode ser explicada pelo uso do método científico, tem objetivo reducionista, com a crença de que os componentes individuais da função mental (a ‘arquitetura cognitiva’) podem ser identificados e compreendidos de forma significativa.
Teoria … a cognição contém estados mentais discretos e internos que podem ser alterados usando regras ou algoritmos.

Precisamos entender como a nossa mente funciona.
O cognitivismo tornou-se a força dominante na psicologia no final do século 20, substituindo o behaviorismo como o paradigma mais popular para entender a função mental.
A psicologia cognitiva que abriga o cognitivismo, não é uma refutação total do behaviorismo, mas sim uma expansão que aceita a existência de estados mentais e se originou às crescentes críticas no final da década de 1950 aos modelos de aprendizagem simplistas.
Isso é muito importante de ser compreendido por quem ensina e por quem aprende.
Uma das críticas mais notáveis foi o argumento de Noam Chomsky de que a linguagem não pode ser adquirida puramente através do condicionamento … deve ser explicada pelo menos em parte pela existência de estados mentais internos.
As principais questões que interessam aos psicólogos cognitivos são os mecanismos internos do pensamento humano e processos de conhecimento.
A teoria de aprendizagem cognitiva se propõe a desenvolver ferramentas pelo uso de pesquisa que se concentra no cérebro e nos processos mentais para adquirir novas informações e concitos para si e outras pessoas no entorno,
Como ancorar as novas informações, como consgruir a aprendizagem significativa baseada nesta ancoragem?
Essa é a base do cognitivismo … a mente é um processador internos que conecta informações internas com externas para criar um novo aprendizado.