
Abdução é o raciocínio lógico que permite introduzir uma nova ideia … formar hipóteses explicativas, sugerir o que algo pode ser … conhecer algo que ainda não conhecemos a partir de algo que já conhecemos … é o único raciocínio que introduz um novo conhecimento.
Charles Sanders Peirce considerava a abdução o verdadeiro método para criar novas hipóteses explicativas.
- A ciência é um processo de metabolização, transformação de substância em outra.
- Os métodos de pesquisa como tudo sofrem transformação.
- Há princípios gerais, universais, que permeiam tais métodos.
- Existem três tipos de raciocínio: abdução, dedução e indução.
- A abdução constitui o processo de criação de uma hipótese explicativa e colocar em prova.
- A hipótese é uma possível resposta que traduz o problema.
- Exige vários esquemas de raciocínio.
- Começa com uma ideia vaga e imprecisa, seguida de uma possível explicação ou solução de problema.
- O método abdutivo científico compreende duas etapas: abdução e retrodução.
- O primeiro estágio é de seleção de hipóteses e construção de uma ideia vaga e imprecisa do que pode ser a solução de um problema, algo a ser resolvido.
- O segundo estágio é o de resgate ou retrodução ou a retrospectiva do pensamento que culminou na hipótese, para prova-la ou não.
A adoção provisória de uma hipótese acontece em virtude do fato de que todas as suas consequências possíveis são suscetíveis de verificação experimental, de modo que se pode esperar que a persistência na aplicação do mesmo método acabe por revelar sua discordância com os fatos, se houver discordância.
- Abdução Mente e Matéria … abdução é um fator estruturante comum entre mente e matéria, que nos permite adivinhar qual hipótese é a mais adequada àquela sugerida pelos fatos.
- Abdução e Adivinhação … abdução está associada a capacidade de advinhação, que é a expressão dos poderes do instinto, que estão relacionados a continuidade entre mente e matéria … é ato ou esforço de predizer coisas distantes no tempo e no espaço, resultados incertos das atividades humanas, determinar significados ou causas ocultas dos acontecimentos.
- Abdução e Instinto … mesmo que o novo conhecimento dependa da adivinhação, nem a adivinhação em si, nem a hipótese que ela engendra, são instintivas, o que é instintivo é a capacidade humana de adivinhar a hipótese correta, isto é, aquela que é capaz de explicar o fato em questão.
- Sentimentos … até o surgimento da hipótese, são as “qualidades do sentimento” que emergem nessa primeira etapa de abdução e que acompanham na seguinte: a retrodução … a qualidades do sentimento dão força à hipótese, para investir e iniciar o processo de recuperação do movimento de pensamento que a gerou, para comprovar ou refutar … sentimentos são percepções que cada pessoa tem das suas emoções, processo mais profundo e menos transparente que ocorre na mente.
- Socialização ... outro aspécto que acrescenta força à hipótese, vem da possibilidade de que a comprovação da hipótese, além de criar uma nova teoria, vá gerar novos conhecimentos e promova o bem comum.
O instinto pode ser traduzido pela reação criativa e tem como foco a coletividade.