Existem muitos cenários e situações na vida e na empresa, em que a aleatoriedade, não permite prever o valor de uma quantidade diretamente e nesses casos usamos “distribuição de probabilidades” e médias para “mostrar uma aproximação de valor“, uma tendência central de uma amostra de dados, que são coletados de observações e medidas ao longo do tempo.
Estatística
- É uma ciência, mais do que um ramo da matemática.
- Aplica técnicas de parametrização, padronização, estruturação e modelagem para representar a realidade, diferentes fenômenos e contextos.
- Análise estatística é envolvida em muitos domínios de conhecimento na empresa, métodos quantitativos, análises de dados e tomadas de decisão.
- Está na base de previsões econômicas, macro (ambiente de mercado) e micro (ambiente da empresa).
- Fundamentar a seleção e análise de indicadores de tempo real, indicadores chave de desempenho, orientar a estratégia e operação da empresa.
- Análisare Indicadores econômico-financeiros-operacionais, como demanda, preço, recursos, insumos.
Teoria Estatística.
- A teoria estatística fornece fundamentos … de modelos e métodos de análise para tomada de decisões, baseadas em fatos e dados.
- Suporta inferências … chegar a uma conclusão a partir de premissas conhecidas.
- Suporta deduções estatísticas … fazer generalizações sobre uma população a partir de uma amostra, através de métodos matemáticos e probabilísticos, descrever e tirar conclusões sobre uma população, sem a necessidade de analisar todos os elementos do conjunto de dados (amostra).
- Suporta induções … tirar conclusões sobre uma população com base em uma amostra. É um dos pilares da inferência estatística, que é o processo de inferir características de uma população, envolve a formulação de hipóteses, a coleta de dados e a aplicação de testes estatísticos para determinar se as observações são significativas. permite fazer previsões e inferências sobre tendências e padrões, contribuindo para a validação de teorias e a tomada de decisões em diversas áreas, como economia, saúde e ciências sociais.
- Considera medidas de tendências centrais, como média, mediana e moda, valores que representam o centro de uma distribuição de dados, e resumem, em um único número, o conjunto de dados observados da variável em estudo.
- Analisa a covariância e correlação entre váriáveis aleatórias.
- Onde covariância … é a interdependência linear, não é padronizada, podevariar de menos infinito a mais infinito.
- Onde correlação … é a força e direção da relação linear, é paronizada e varia entre -1 e 1.
- Provê mecanismos matemáticos para comparar procedimentos estatísticos e alternativas.
- Quando plotamos pontos em um gráfico, fica mais fácil tirar conclusões sobre tendências e correlações entre as variáveis.
- Isso é possível por meio da combinação de duas ideias-chave: probabilidade e inferência .
- Probabilidade diz o que provavelmente acontecerá dada determinadas condições.
- Inferêmcia permite generarlizar a partir dessas observações ( probabilidades ) e fazer previsões.
- Dois termos comumente confundidos na linguagem estatística são variável e parâmetro.
Teoria da Probabilidade.
A teoria da probabilidade é o ramo da matemática que trata da descrição numérica da ocorrência de um evento ou se uma proposição pode ser verdadeira.
- A probabilidade é um ramo da matemática que estuda eventos aleatórios … permite calcular a incerteza.
- É um número entre 0 e 1 … onde 0 é impossibilidade de ocorrência e 1 é certeza de ocorrência.
- Os teoremas da probabilidade podem ser demonstrados a partir dos axiomas de probabilidade e da teoria de conjuntos.
Parametrização
Parametrização diz respeito a aplicação da álgebra e geometria, para definir regras, princípios, relações e comparações entre variáveis, conjuntos e estatísticas, que permite criação de novos parâmetros secundárias à partir dos primários.
Padronização
A padronização é usada na “ciência da medição” (metrologia) como referência fundamental para o sistema de medidas para servir de comparação técnica.
- Um padrão é baseado em consenso de empresas e governo.
- Visa garantir a compatibilidade, interoperabilidade, segurança, repetibilidade, reprodutibilidade e qualidade .
- O estudo e aplicação de medidas está a cargo da metrologia.
- A metrologiae adoção de padrões é a base fundamental para a competitividade das empresas.
- Assegura a exatidão no processo produtivo e a qualidade de produtos e serviços.
- É essencial para avaliar a conformidade de produtos e processos, impulsionar a inovação e a competividade, e garantir reconhecimento no mercado.
- Os principais objetivos da metrologia são traduzir a confiabilidade dos sistemas de medição, garantir condições de aceitabilidade consistentes para produtos e melhorar o nível de serviço e consumo com qualidade, preservação da segurança, saúde e meio ambiente.
- É uma metodologia e que usa ferramentas imprescindíveis para o desenvolvimento e crescimento sustentável de diversos setores econômicos.
O uso de padrões visam garantir a qualidade do produto final, aumentar a confiança do cliente, diferenciar tecnologicamente e comercialmente a empresa, reduzir o consumo e desperdício de matéria-prima, aumentar a produtividade, evitar rejeição de produtos e preservar a imagem da empresa no mercado.
Amostragem.
- Amostra … é o conjunto de dados coletados e selecionados de uma população estatística, através de um processo bem definido … Precisa ser um conjunto de dados manejável no ambiente de tarefa da empresa … os elementos da amostra são conhecidos como “pontos amostrais”.
- Amostra estatística … é a seleção de subconjuntos de dados K para representar uma população de indivíduos (K … partição do espaço amostral) … é uma técnica de custos baixos e aplicação rápida e inteligente que evita trabalhar a população inteira que seria improdutivo, caro e inviável.
- Amostragem … fundamentalmente precisa de garantia de qualidade da coleta de dados e do método de pesquisa para estimar as características do “pontos amostrais” wi ( wi … conjunto de eventos com resultados possíveis em K) … é uma atividade que demanda ciência e critério.
- Variável aleatória … X (wi) é a variável aleatória, função de probabilidade, que associa cada evento wi na partição do espaço amostral K, único número real
- Exemplo de variável aleatória X … taxa de chegada de serviço, tempo de atendimento de serviço, carga de trabalho,
A Estatística trata essencialmente de encontrar padrões e relacionamentos entre variáveis e gerar gráficos.