Teoria do Conhecimento ou Corrente Filosófica é um conjunto de ideias, teorias, princípios básicos, métodos e ferramentas qualitativas, para ajudar o sujeito, grupos sociais e empresa a “pensar e perceber o mundo” de forma filosófica, artística e científica.

Sócrates e o Método Socrático.
A teoria do conhecimento de Sócrates baseia-se na ideia de que o conhecimento é um processo de busca constante, e que a verdade deve ser descoberta através do diálogo e da reflexão.
A melhor forma de transmitir conhecimento é através da troca de ideias por meio de perguntas e respostas, um método conhecido como maiêutica.
Maiêutica Socrática é o método investigativo, elaborado pelo filósofo Sócrates, para desenvolver o “pensamento crítico”, analisar fatos para fazer bons julgamentos e resolver problema, baseado em 3 tipos de perguntas – abertas, de controle e fechadas – aplicadas de forma planejada, concatenada e flexível, com o objetivo de evidenciar verdades e alcançar a verdade sobre algo gerar prazer da descoberta.
- Tem como máximas: “conheça-te a ti mesmo” e a “verdade está dentro de cada um”.
- É um método que permite o sujeito (eu, você, equipe ou empresa) diagnosticar o saber e os seus limites.
- Investigar se realmente sabemos e quanto sabemos, justificar crenças e ganhar conhecimento interior.
- Planejar e usar as “melhores perguntas” para investigar, raciocinar e resolver problemas, controlar a conversa, levar as pessoas a fazerem declarações.
- Discutir com um pessoa, argumentar, justificar uma crença, chegar a uma conclusão.
- Perguntar disciplinadamente, com obediência a regras, de forma ordenada, hierarquizada e com determinação.
- Formular hipóteses, considerar imprevistos, circunstâncias, situações que mudam a tomada de decisão.
- Modelar contextos, analisar conceitos e relações de causa e efeito.
- Seguir uma implicação, analisar caminhos lógicos, mínimos, máximos e atalhos.
- Explorar ideias complexas.
- Avaliar as decisões e caminhos tomados.

Platão … Primazia das Ideias.
Os sentidos determinam a experimentação das coisas e o entendimento dos fatos, enquanto o mundo inteligível é aquele no qual a razão é que determina o entendimento das coisas.
Platão.
- A epistemologia, o estudo do conhecimento, ganha notoriedade, robustez e consistência com Platão.
- O mundo real é o mundo das ideias, em que as experiências sensíveis não têm efetiva importância porque são subjetivas.
- Por exemplo … para os idealistas como Platão, o conceito universal de mesa, captura características gerais pertencentes a todas as mesas … com três ou quatro pernas, de vidro ou de plástico e assim por diante.
- Para o “platonismo” o mais importante é a alma, aquilo que está dentro de nós mesmos e e onde está a realidade, e para isso, é necessário “abandonar” o sensível e experiência.
Na teoria do conhecimento de Platão é necessário que a pessoa esteja “equipada intelectualmente” para interpretar a realidade, lidar com suas próprias buscas, descobertas e paradigmas.

Aristóteles … Primazia dos Sentidos … o empirismo.
De forma contrária, a corrente aristotélica, ou empirista, acredita e formula sua teoria na existência de particulares e conceitua o “universal” como uma coisa inexistente
Aristóteles, discípulo de Platão, tinha uma visão empirista diametralmente antagônica a de Platão, onde os sentidos são a primazia do conhecimento.
Por exemplo … para os empiristas o mais importante são as particularidades de cada mesa; não existe um conceito de mesa comum ou entidade “mesa”.

René Descartes … Racionalismo … “Se penso então existo”
- O cartesianismo é um movimento intelectual suscitado filósofo e matemático René Descartes durante os séculos17 e 18.
- O conhecimento humano é inato, ou seja, nasce com o ser humano.
- Os sentidos são falhos e distorcem a imagem do mundo.
- Descartes afirmava: “não somos uma “tábula rasa” tal como afirma Aristóteles”.
- (Tábula rasa significa o estado metal de começar a conhecer algo sem conhecimento ou ideias anteriores).
- Os sentidos só têm valor sob o comando da razão.
- Descartes também criou o plano cartesiano e estabeleceu um método para a filosofia que a aproximava da geometria.
A razão é o fundamento último do conhecimento humano … é a que dá segurança na busca da verdade.

Sanders Peirce … Semiótica e Pensamento Abdutivo.
A máxima do Pragmatismo é … “O conteúdo de conceitos e hipóteses é função das consequências práticas”. (Charles Sanders Peirce.
Pragmatismo é um tipo de empirismo, que prima pelo prático, objetivo e bom senso.
Tem origem e desenvolvimento nos Estados Unidos, no final do século 19 e no início do século 20, à partir de discussões entre Charles Sanders Peirce e William James, na década de 1870.
Charles Peirce (1839–1914) foi altamente influente no método científico empírico de hoje, não rejeitou o racionalismo, concordou com as idéias principais do racionalismo de Descartes e considerava que os conceitos racionais são significativos e se compõe e complementa a filosofia prática e a experiência empírica.
Uma das principais contribuições de Peirce foi colocar o raciocínio indutivo e dedutivo em modo complementar ao invés de competitivo e acrescentou o conceito de raciocínio abdutivo, que é uma classe especial do pensamento indutivo e muito utilizado na ciência, via método científico.
Essas três formas combinadas de raciocínio lógico – dedutivo, indutivo e abdutivo – servem como base conceitual primária para o método científico corrente nos dias de hoje.

Vygotsky … Teoria Sócio Construtivista.
Enfatiza a importância das interações sociais no desenvolvimento cognitivo, sendo o aprendizado um processo socialmente mediado, onde o conhecimento é construído através de diálogos e colaborações.
- Aprendemos através das nossas interações com os outros e com o ambiente ao nosso redor.
- O desenvolvimento intelectual é fundamentalmente moldado pelo contexto cultural e pelas relações sociais (diferentemente de teorias que colocam o desenvolvimento individual no centro).
- Gestores e empresas (escolas) são responsáveis em desenvolver a “cultura construtivista” centrada nos valores da empresa.
- Símbolos culturais devem ser usados como “pontes para aquisição de novos conhecimentos.
- Aprendizagem deve ser concebida como experiência social, mediada pela linguagem empresarial e planos de ação gerenciados.
- O conceito de professor/gestor muda para mediador/gestor, com função explícita, importante e ativa no “processo de aprendizagem” e na maneira como o profissional e time adquirem conhecimento.
- O objetivo principal da relação de mediação é conduzir indivíduos e times obterem conhecimento da forma mais eficiente, adequada e colaborativa, construir times.
- Buscar relações de cooperação, respeito, desenvolvimento entre os pares, não impor e sim conscientizar.
- A empresa deve assimilar, adequar, equlibrar linguagens e ferramentas continuamente.
Um conceito-chave para o trabalho e aprendizado em rede na empresa é a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) … que mede qualitativamente, a diferença entre o que uma pessoa pode aprender sozinha e o que ela pode aprender com a ajuda de outros, colegas, facilitadores, mediadores.

Piaget … Teoria de Piaget ou Teoria Genética.
O indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental.
- A teoria de Piaget se baseia na ideia de que o conhecimento é construído a partir da interação entre o indivíduo e o ambiente.
- Estuda o processo de assimilação, adaptação e equilibração do conhecimento.
- A adaptação é uma característica central ao longo da vida do sujeito, desde o nascimento e os vários estágios.
- A educação deve oferecer a descoberta e a construção do conhecimento através de atividades desafiadoras.
O conhecimento não está no sujeito (organismo), tampouco no objeto (meio), mas é decorrente das contínuas interações entre os dois.

Ayn Randon … Objetivismo.
- O objetivismo pode ser conceituado como um ramo do pragmatismo.
- Contrasta com o construtivismo, mas pode trabalhar em sinergia.
- O objetivismo acredita que praticamente todos os humanos podem entender a realidade da mesma maneira, é baseado no modelo de “transmissão e processamento de informação” onde a figura do “mediador” é fundamental, para transmitir conceitos e desenvolver princípios.
- A maioria dos estudiosos de gestão na empresa abraçam fortemente o construtivismo e rejeitam amplamente o objetivismo, como teoria do conhecimento, mas existem exceções na conjugação dessas duas correntes.
- No construtivismo, em contraste, cada pessoa concebe a realidade de forma diferente, cria suas zonas de aprendizagem proximal de acordo com as necessidades e objetivos coletivos da empresa e individuais … o objetivismo nesses casos pode ser usado para criar fronteiras, limites, paradigmas, para facilitar o “caminho do meio” e dar autonomia controlada.
- Dessa forma, o objetivismo pode conviver com o construtivismo, como uma ferramenta complementar de mediação e metacognição, para aprendizado de “nível superior conceitual” e agregar valor especial na aceleração e autonomia do sujeito no ambiente empresarial em áreas chave da proposta de valor da empresa.

Conclusão.
Teoria é um conjunto de ideias que busca explicar e prever fenômenos da realidade, enquanto método é um conjunto de procedimentos organizados para alcançar um resultado ou solucionar um problema e ferramentas é o recurso utilizado para aplicar o método.
- Foram apresentadas várias correntes filosóficas, que levam a teorias e métodos.
- Ajudar a compreender questões qualitativas relevantes da vida, que envolvem a moral, ética, existência, verdade, linguagem, lógica, conhecimento, resolução de problemas e tomada de decisões.
- Conscientizar que as várias correntes filosóficas são ferramentas de um “kit de ferramentas filosóficas” que se complementam e foram discutidas e aprimoradas ao longo de mais de 2500 anos. pelo menos.
- Entenda correntes filosóficas ou teorias do conhecimento como ferramentas qualitativas para ajudar você, grupos sociais e empresa, a pensar e perceber relações de causa e efeito no planos estratégico (longo prazo), tático (médio prazo) e operacional (curto prazo) da pessoa e coletividade.
- Compreenda os principais conceitos de cada teoria de conhecimento para orientar os seus “modelos metacognitivos de mais alto nível”, para influenciar modelagens mentais.