
Qual a importância da gestão da informação para o indivíduo, empresa e ciência da informação e de negócios?
- Cognição … informação é combustível cognitivo… é matéria prima para tomada de decisão; gerar confiança, suportear a decisão reduzir incerteza.
- Conhecimento … informação é uma unidade de conhecimento, que flui entre pessoas e empresas.
- Fonte … quaquer recurso que fornece dados e pode gerar conhecimento, pode ser tangível ou não, é o nascedouro de informações oportunas, pode ser pessoa, coisa, lugar de origem; pode ser primária ou secundária … importante para a confiabilidade e rapidez na tomada de decisão
- Diferenciação … destacar empresas e pessoas, em conteúdo e forma; formatar dados e fluxos de informação enxutos e com alta significação.
- Atração … despertar atenção, interesse, desejo e ação, pela forma como é apresentada e o conteúdo da mensagem.
- Ganchos Mentais … criar mecanismos ou mapas mentais acionáveis via gatilhos mentais ou mnemônicos, para representar conexões e caminhos entre conceitos e facilitar executar lições aprendidas, resolução de problemas conhecidos e atingir objetivos.
- Gatilhos Mentais … definir e desenvolver acionadores de ganchos mentais ou “estados mentais oportunos” de atenção, memória, percepção, pensamento, aprendizagem, comportamento, atitudes e linguagem.
- Tomada de decisão … a informação é base para a conscientização, análise de alternativas, escolha e avaliação da decisão.
- Incerteza … a informação reduz a incerteza ou dúvida na tomada de decisão; ajuda a calcular o risco, a probabilidade de um evento ocorrer e o impacto da sua ocorrência nos resultados.
- Confiança … acreditar na sinceridade de alguém; disposição de uma parte de se tornar vulnerável a outra parte
- Compreensão … aumentar a compreensão das relações de causa e efeito das decisões.
- Fluência … espontaneidade nos contatos; se expressar com clareza.
- Competência … capacidade que um indivíduo possui de expressar um juízo de valor sobre algo.
- Intensões … , compromisso, pesquisa e planejamento prévio.
- Sistematizar a leitura, interpretação, escrita e facilitar a comunicação.
- Tornar o aceso à informação mais fácil e prazeroso.
- Aprender de forma mais rápida, efetiva, específica, mensurável e relevante.
- Conscientizar do que é necessário, o que é problema e o que é desejo.
- Destacar recursos imprescindíveis para atingir o objetivo específico.
- Evitar caminhos arriscados para o sucesso do empreendimento.
- Selecionar e desenvolver desejos e preferências, que sejam alinhadas com a nossa proposta de valor.
- Criar imagens de solução com as “nossas ofertas”
- Informar necessidades, problemas e desejos com alta percepção de valor.
- Conhecer alternativas concorrentes que estejam no “escopo de necessidades, problemas e desejos”.
- Reduzir riscos – prever ocorrências de eventos, saber impactos, como mitigar, transferir, conviver ou eiminar.
- Descrever fatos e dados para legitimar a fala e propostas.
- Ganhar confiança interna (de você para você mesmo) e externa (dos outros em ralação à você)
- Acelerar o processo de decisão – (1) Conscientização (2) Informação (3) Alternativas de solução (4) Tomada de Decisão e (5) avaliação da decisão.
- Criar uma “imagem de solução” no final da etapa de conscientização
- Ajudar a decidir.
- Transferir conhecimento e experiência.
- Ativo … a informação é um ativo … deve ser gerenciado como tal, gera receita e custo, é fundamental para a tomada de decisão, desenvolvimento das pessoas, avaliar a certeza/incerteza, risco, conhecimento, inteligência, para a tomada de decisão e resolução de problemas.
- Busca informacional … encontrar informação como conseqüência da necessidade de satisfazer um objetivo, …
- Fatores da busca informacional: (a) pessoais; (b) emocionais; (c) educacionais; (d) demográficas; (e) sociais ou interpessoais; (f) de meio ambiente; (g) econômicas; (h) relativas às fontes (acesso, credibilidade, canais de comunicação).
- Ciência da informação … tem como objeto de estudo a análise, coleta, classificação, manipulação, armazenamento, recuperação e disseminação da informação registrada, estuda a informação desde a sua gênese até o processo de transformação de dados em conhecimento.
- Confiança … a informação reduz a incerteza ou dúvida … aumenta a confiança, clareza e previsibilidade e contribui pra a tomada de decisão.
- Comportamento … informação é insumo para autoconhecimento e autocontrole para desenvolver habilidades cognitivas e técnicas para execução de atividades e tarefas.
- Comportamento informacional … é o modo como as pessoas se relacionam com as fontes de informação, desde a busca até o uso … é influenciado por necessidades, motivação, características pessoais e sociais ( e empresariais)
- Compreensão …
- Comunicação … é a troca de informação entre pessoas e máquinas inteligentes, envolve transmissão de mensagens entre emissor e receptor, troca de ideias e sentimentos, trabalho em equipe, pode ser verbal, não verbal, escrita, visual ou audiovisual, é influenciada por fatores culturais, sociais e pessoais, é fudamental para socializar e aculturar.
- Conhecimento …. é a informação processada pelo ser humano e pode ser por familiaridade (convivência), teórico (indireto, à priori, descritivo) ou prático (direto, à posteriori, habilidade) … todos os campos do conhecimento alimentam-se de informação.
- Conhecimento da informação: o conhecimento direto ou indireto das fontes, do próprio processo de busca e da informação recuperada desempenham importante papel no sucesso da busca. Algumas variáveis que devem ser consideradas neste sentido são familiaridade ou sucesso em buscas anteriores, confiabilidade e utilidade da informação, apresentação, oportunidade, custo, qualidade e acessibilidade da informação.
- Controle … é um estágio fundamental para a gestão da qualidade e segurança da informação, comparar o desempenho realizado com o planejado, identificar desvio e padrões previamente estabelecidos, com a finalidade de fazer ajustes e melhorias nos comandos, direção e regulagem do comportamento.
- Empatia … a informação bem empregada pelo ser humano ajuda a desenvolver a empatia e a comunicação empática, possibilita compartilhar, compreender e influenciar sentimentos, perceber desejos, ideias, crenças e valores. amplia o canal de comunicação e linguagem humana.
- Fontes de Informação … que afetam a busca informacional são colegas (mentores mais experientes) bibliotecas, livros (coleção particular), artigos e a própria experiência … fontes externas e internas, orais e escritas, pessoais e coletivas.
- Inovação …
- Linguagem … sistema estruturado de comunicação formado por gramática (sintaxe) e vocabulário (semântica), permite a comunicação entre emissor e receptor, homens e máquinas, pode ser formal, simples, lógica, significativa, gráfica, gestual, padronizada, digital … acompanha e contribui para a evolução humana e social.
- Organização … é a prática de estruturar e tornar acessíveis dados, informações e conhecimentos, aumentar o desempenho para aquisição, armazenamento e recuperação de informações, exige metodologias específicas, respeitar as particularidades de cada empresa e indivíduos.
- Historia e Cronologia … informação registra e interpreta a evolução da marca, planos, lançamentos, resultados, produção, economia, projetos, produtos, serviços, ofertas, campanhas, valores, crenças, comportamentos, normas e práticas que definem a identidade e evolução da empresa ao longo do tempo.
- Análise Situacional … a informação está no núcleo de qualquer processo de análise, seja qualitativo ou quantitativo, probabilístico ou determinístico, contextual, circunstancial ou situacional … a análise situacional é insumo para a formulação de objetivos, metas e estratégias.
- Modelagem … criar modelos para facilitar simulação e processamento de dados e informações, para atingir objetivos específicos.
- Qualidade … a qualidade da informação deve ser gerenciada, avaliar o nível de precisão (sistema) e exatidão (aleatoriedade) dos dados e informações.
- Atividades … coletar, amostrar, fazer previsões e dimensionar recursos.
- Percepçao de valor … influenciar pessoas; transferir para objetos, produtos, serviços, características abstratas que não são deles e sim do cliente.
- Risco … qualidade e quantidade de informação reduz a incerteza e por conseguinte o risco, é insumo fundamental para calcular a probabildade e impacto de um evento no objetivo r processo de negócio.
- Segurança CIDAL … Confidencialidade, Integridade, Disponibilidade, Autenticidade, Legalidade..
- Transferência de informação …
- Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) … é um conjunto de tecnologias que permitem a produção, o acesso e a propagação de informações e comubicação via rede de coputadores e meios de comunicação e compartilhamento de recursos, via arquiteturas e protocolos.
- Gestão de Mudanças … modelar o ambiente de mudanças em 5 variáveis: PESSOAS, DADOS, PROCEDIMENTOS, HARDWARE e SOFTWARE.
- Tomada de Decisão … espelhar e suportar o processo de decisão e seus estágios, com informações necessárias e suficientes.
- Flexibilidade … ser ágil e poder variar e mudar a forma, momento, local, capacidade para resolver as mudanças dos problemas..
- Gestão de Recursos … otimizar e informar em tempo real, os recursos de produção, distribuição, comércio, consumo, de produtos e serviços.
- Gestão de Negócio … ganhar vantagem competitiva, pela redução de incertezas e riscos; inovar e aumentar o desempenho na solução de problemas.
- Gestão de TI … facilitar usar a tecnologia e transformação digital, Internet, redes sociais, mobilidade, modelos de negócio e marketing digital.
Porque usar Informações
- Valor aos negócios … a informação agrega valor aos negócios em várias perspectivas: 1) gestão de riscos, 2) redução de custos, 3) benefícios de produtos e serviços e 4) inovação.
- Valor de reuso e compartilhamento … é um recurso que pode ser reutilizado, compartilhado, distribuído ou trocado sem perda de valor e sim com ganho (multiplicação).
- Escolha da informação … que depende: 1) percepção da relevância e significado da informação para a solução de um problema, 2) facilidade para seleção e processamento das fontes de informação, 3) responder a uma pergunta específica, 4) tomada de decisão, 5) negociação ou entendimento de uma situação.
- Redução de incerteza … a informação empresarial é utilizada com o objetivo de minimizar as incertezas ambientais e identificar novas oportunidades de negócios … deve-se procurar estimular a formação de uma cultura empresarial voltada para o uso efetivo da informação no processo decisório.