Em filosofia, “proposição necessária” é aquela que não pode ser falsa em qualquer alternativa.
A figura descreve um Mapa Mental sobre o Conceito de Necessidade.
Descreve visualmente e de forma estruturada várias características da necessidade: 1) O que é, 2) Hierarquia de Necessidades (teoria de Maslow), 3) Satisfação (estado mental de equilíbrio e sem necessidade), 4) Necessidade Latente (estado de necessidade adormecida), , 5) Necessidade Ativa (estado mental de busca de solução da necessidade), 6) Desejo (estado mental de preferência por uma alternativa de solução da necessodade) ie 7) Imagem de solução ( estado mais evoluído da necessidade onde o sujeito tem uma ideia de alternativa de solução na sua mente).
O que é uma Necessidade.
- A necessidade é algo imprescindível.
- É uma característica humana.
- Está sempre atrelada a um objetivo, propósito, algo de valor para o sujeito e sociedade.
- É um estado mental ou físico de dependência entre sujeito e objeto do conhecimento, desejo, atenção.
- Está sempre associada a solução de problemas, algo a ser melhorado e resolvido para atingir um objetivo.
Em marketing e vendas, necessidade é um conceito e estado mental fundamental … é o nascedouro da compra!
Hierarquia de Necessidades.
- A Hierarquia de Maslow é muito difundida e usada no marketing para modelar tipos de necessidades e objetivos fundamentais do ser humano (consumidores) e seus comportamentos.
- A teoria segmenta o conceito de necessidades em 5 categorias: 1) Fisiológicas, 2) Segurança, 3) Afiliação, 4) Auto estima e 5) Reconhecimento.
- Ajuda a orientar pesquisas e estudos sobre estratégias para influenciar comportamentos dos consumidore, identificar atributos de valor para atrair leitores, potenciais compradores …
- E a partir daí, servir de insumo para desenvolver produtos, serviços, soluções e “ofertas de marketing” para atender grupos específicos de necessidades e objetivos.
( … saiba mais sobre