Indicadores de desempenho métrica usadas para direcionar e monitorar mudanças, processos e resultados dos negócios e empresas.
- Funcionam como o fios condutores … conectam objetivos, metas (objetivos específicos e mensuráveis), estratégias, táticas e operações e pessoas.
- São qualificadores e quantificadores … constroem metas, faixas de tolerância, níveis de serviço, acordos de níveis de serviço e padrões.
- Orientam Planos e Ações ….
- Caracterizam a Proposta de Valor … evidenciam e comunicam a trilogia: 1) missão ( o que deve ser feito agora), 2) valores (como as coisas devem ser feitos) e 3) visão (como será a situação futura baseada na missão e valores).
- Orientam o “Caminho do Meio” … indicadores delimitam fronteiras e paradigmas regras do contexto e modelo de negócio, são referências a serem seguidas em base diária e tempo real.

Check List.
Indicadores de Desempenho.
Propósito, Características e Aplicações.
- Ajustes .. adaptação, adequação, correção, prevenção.
- Automatização .. tecnologia, inteligência, informação,
- Consistência .. coerência, alinhamento, homogeneidade.
- Controle .. regulação, monitoramento, comando, gestão.
- Corretismo .. fazer correto, sem erros, em conformidade.
- Capacidade .. competência, experiência, produção, produtividade.
- Comunicação .. linguagem, interação, informação.
- Conhecimento .. aprender, compreender, explicar, fazer, melhorar.
- Desempenho .. execução, rendimento, comportamento.
- Dimensionamento .. cálculo, avaliação, dimensões, capacidades.
- Economia … riqueza, despesas, produção, recursos, preços.
- Especificidade .. clareza, particularidade, categorização.
- Gestão .. planejar, desempenhar, controlar e ajustar.
- Indicador .. sinalização de mudanças.
- Informação .. organizar dados e conhecimento.
- Medidas .. coleta, amostra, estatística de valores.
- Modelagem .. criação de modelo, representação da realidade.
- Melhoria .. benfeitoria, reparação, salto de valor.
- Meta .. quantificação de objetivo e mudança,
- MTBF .. tempo médio entre falhas
- MTTR .. tempo médio para reparo
- NS .. nível de serviço, eficácia / eficiência; padrão.
- Objetivo … guia, direção, propósito, impacto esperado.
- Previsão … antecipação, prognostico, hipótese.
- Processo .. atividades, repetição, objetivo em comum.
- Propósito .. intenção, interesse, motivação.
- Público alvo .. cliente, usuário, investidores.
- Qualificação .. categorização, caracterização.
- Quantificação .. numeração, enumeração, valorização.
- Relevância .. Importância, participação.
- Resiliência ..
- ROI … retorno, investimento, lucro, margem, custo, risco.
- Segurança ..
- Sucesso .. êxito, conquista, feito.
- Temporalidade .. atraso, duração, frequência.
- Valor .. racionalização, benefício, custo, risco.Visibilidade .. percepção gráfica de mudanças

Conclusão.
- O check list apresenta proposito, características, aplicações dos indicadores em carater geral, independente da área ou foco de gestão.
- Lista várias perspectivas de gestão, ou seja lista metainformações típicas para a cientificação e alicação de indicadores de desempenho e a sua relevância para o mntoramento da operação da empresa, projetos e tarefas.
- Pode ser usada como ferramenta ou guia rápido para aprender, facilitar e rever conceitos e ajustes de atividades de gestão continuamente.
- Ajudar a analisar, compreendere explicar relações entre indicadores de controle e desempenho, versus atividades e tarefas, versus resultados.
- Definir e selecionar KPIs para diferentes ambientes de tarefas para diferentes contextos, circunstâncias e situações.
- Analisar e compreender principais compromissos, comportamento , relações e mudanças entre de indicadores.