
Pesquisa secundária é o planejamento, coleta, controle e ajustes de informações, realizada por meio de resumo , agrupamento ou síntese dos resultados de pesquisas já existentes.
- É uma pesquisa documental.
- Resumo, coleção ou síntese de informações e dados que já existem
- Fonte secundária, que resumem informações de outras fontes.
- Fontes secundárias são: revistas, livros, relatórios, estatísticas e censos governamentais.
- Análise ou reformulação de fontes primárias.
- Interpretação eventos que já aconteceram.
- Reorganização agregação de valor à uma fonte primária.
- Não detalhada e não responde questões específicas.
- Precisam da pesquisa primária, para detalhar, comparar e a recíproca é verdadeira.
- Envolve organizar, agrupar e analisar essas amostras de dados para chegar a conclusões válidas.
- Estudo de padrões já estabelecidos em pesquisas anteriores e aplicação dessas informações ao contexto.específico da pesquisa.
Porque usar Pesquisa Secundária
- Fornecer visão geral sobre o mercado, consumidores e produtos, em várias perspectivas, para atender objetivos e estratégias diferentes.
- Aproveitar histórico de dados que já foram coletados para outros objetivos para prever demandas de serviço, dimensionar capacidades, resolver problemas.
- Conectar e prover mais significado para pesquisas primárias.
- Aumentar o nível de especificidade de resultados e substituir em alguns casos pesquisas primárias, principalmente em situações de inviabilidade ou custos de situações de pesquisa.
- Obter informações estatisticas da população em geral e tendências de setores econômicos, mercados, nichos.
- Existem muitas situações, o pesquisador pode ou não querer estar diretamente envolvido no processo de coleta de dados e prefere usar dados já existentes para chegar aos resultados da pesquisa.
- Gerar abordagem de investigação sistemática (contínua, constante e persistente).
- Dar contornos à pesquisa primária e prover signicado à ela.

As pesquisas primárias e secundárias devem trabalhar de forma complementar e sinérgica, combinar especificidade (pesquisa primária) e rapidez (pesquisa secundária), para implementar os planos e estratégias empresariais.
- A pesquisa secundária estuda padrões já estabelecidos em pesquisas anteriores e aplica essas informações ao contexto específico da pesquisa.
- As pesquisas primária e secundãria, dependem uma da outra, para ajustar e relativar um em relação à outra.
- Sempre será necessário um ajuste “primário” para ajustar a conclusão, e vice versa; esses ajustes sucessivos e sistemáticos que aumentarão a precisão e qualidade da pesquisa.
- O pesquisador começa avaliando e identificando lacunas no conhecimento existentes, via pesquisa secundária, antes de adotar a pesquisa primária, para servir de referência e torná-la eficaz e eficiente.
- Em contrapartida, quando em pesquisa primária, o pesquisador (eu e você) usa a pesquisa secundária como um “plano de referência”, para avaliar sucesso, insucesso, continuidade, avanço para alcançar o objetivo.