Analítica … examinar detalhadamente todas as partes de um todo (desamarrar, esmiuçar) de forma qualitativa ou quantitativa … compreender comportamentos … identificar mais oportunidades de vantagens competitivas, suportar a tomada de decisão, reduzir custos, prever resultados, otimizar processos e recursos, promover treinamentos mais efetivos, aplicar gestão proativa, analisar riscos ao sucesso.
Crítica … pensar e pesquisar de forma analítica, ajuizada, reflexiva, questionadora e construtivista … usar a razão e argumentação lógica para tomada de decisão, … resolução de problemas e conflitos … estudar métodos de aprendizagem e criatividade (metacognição).
Descritiva ... analisar e descrever com precisão fatos e fenômenos da realidade … tomar decisões, adaptar estratégias, analisar tendências de comportamentos de consumo, servir de base para outras pesquisas.
Deliberativa … discutir e avaliar regras, normas, governança e tomada de decisão, numa perspectiva igualitária … a técnica é conjugada com a inteligência coletiva … envolve o a prática de atos concretos, de resoluções referendadas, de aprovação, de fixação de situações, de julgamentos técnicos e outros.
Empírica … basear a abordagem na observação e experimentação … usada para fundamentar crenças, hipóteses, teorias … coletar fatos e dados em campo, no ambiente de tarefa, via observações diretas e evidências concretas … testar hipóteses de causa e efeito … pode ser em campo ou não … trabalha de forma complementar à pesquisa teórica.
Experimental … é um tipo de pesquisa empírica … usa a manipulação de variáveis controláveis, analisa relações de causa e efeitos, controla resultados de relações e gera evidências empíricas.
Explicativa … explicar as causas e efeitos de um fenômeno … aprofundar o conhecimento, de uma realidade, responder perguntas do tipo “por que” e “como” … fazer generalizações ou analogias, testar teorias … estudar mercados antes e pós lançamento de produtos, taxa de cancelamento de serviços, etc.
Exploratória … prever cenários não conhecidos, preencher lacunas de informação, conhecer melhor a realidade, identificar problemas e tendências, construir hipóteses e conceitos, e criar planos de ação.
Primária … usar o método de coleta de dados diretamente da fonte, sem análise ou modificação prévia … usa entrevistas, questionários, observação direta.
Qualitativa … focar em pessoas, aplicar métodos científicos para analisar dados de forma mais porofunda … não limitada a números e questionários padronizados, investigar natureza, categoria e características … representar e explicar de forma textual e não numérica os fenômenos.
Quantitativa … focar em processos, aplicar medida, valor, número, percentual, representação numérica, estatística, computação, repetição e inteligência artificial.
Quali-quantitativa … mix de abordagem qualitativa e quantitativa.
Secundária … usa dados ou informações já existentes, coletados por outras pessoas … é uma pesquisa documental, mais econômica que a pesquisa primária, facilita encontrar informações já disponíveis, ajuda a preencher lacunas do conhecimento, nem sempre é confiável … usa artigos, , revistas, jornais, estatísticas, depende da qualidade das fontes de informação.
Sistemática … aplicar teoria de sistemas … buscar gestão integrada, garantir padronização, recursos, eficiência e qualidade do sistema como um todo, produzir teorias e formulações conceituais … metodologia aplicada a sistemas e problemas mais complexos e orgânicos, tal como a administração de empresas.
Teórica … analisar, interpretar e sintetizar ideias, conceitos e teorias já existentes … baseada na discussão e comprovação de teorias, não envolve prática, ropõe novas interpretações e perspectivas e pode ser complementar à pesquisa empírica.