A problematização filosófica é um método da filosofia que envolve a formulação de perguntas que podem ter várias respostas e que evoluem ao longo do tempo.
- Pensamento Deliberado … modo de pensar para decidir antes de fazer, definir objetivo e plano e estratégias alternativas.
- Pergunta Filosófica ... uma ferramenta para refletir sobre a realidade e a existência, e para questionar conceitos e ideias.
- Pergunta Abertas … pergunta filosófica que gera diferentes respostas e caminhos, que não admite resposta fechada.
- Problema … conjunto de perguntas e respostas.
- Problema Filosófico é conceitual, não é empírico e resolvido pelo pensamento deliberado.
- Ceticismo ... questiona o que é dado como certo, crenças, opiniões, fatos ou conhecimentos estabelecidos.
- Compreensão … entendimento do significado de algo, num dado contexto.
- Conceituação ... recurso para a produção de conceitos, ideias que a mente concebe.
- Mudança ... gerenciar a mudança, pensamento, percepção, memória, atenção, linguagem e aprendizagem.
- Respostas … apresentação da solução para uma pergunta, de forma não definitiva.
- Pensar Crítico … observativo, reflexivo, analítico, questionador, científico, para atingir um objetivo específico.
- Planejamento … fundamental para a formulação de objetivos e estratégias de longo prazo.
- Sabedoria … selecionar “caminhos do meio’, ponderando causas e efeitos.

- Filosofia é a disciplina para criar conceitos e modelar o mundo, objetos do conhecimento, com precisão e consistência.
Problematização Filosófica
- Problematizar significa elaborar conceitos novos ou dar-lhes novos significados em um dado momento e contexto.
- olha para o futuro, com pé no presente e nos conceitos já aprendidos, mas que estão em constante revisão.
- É uma prática da gestão estratégica e construção da visão de longo prazo, ajustar direções, valores e missão de pessoas e empresas.
- Gera novos conceitos e faz revisões conceituais.
- Não recorre à experimentação científica, autoridade ou cálculo matemático.
- É uma abordagem qualitativa.
- Está voltada para prover ferramentas mentais para resolve problemas através do raciocínio lógico e razão.
- Dessa forma o percurso (forma de pensar) é sempre mais importante do que o ponto de chegada, que é aberto e mutável.
Problematizar significa elaborar conceitos novos ou dar-lhes novos significados em um dado momento e contexto.
É um modo de pensar, é uma postura diante do mundo.
Não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo.
A filosofia é, antes de mais nada, um modo de se colocar diante da realidade e refletir sobre acontecimentos a partir de certas posições teóricas.
A reflexão filosófica exige um pensar por si e tem por fim iluminar o pensamento.
Implica ser capaz de libertar-se das amarras, especialmente daquilo que se crê saber.
A filosofia como um fazer tem como objeto o sujeito e os fundamentos do seu pensamento.
Busca incidir sobre os valores e normas vigentes, sobretudo sobre so mesmo.
A filosofia age para desnaturalizar crenças, desnuda pressupostos explicitando seus elementos constitutivos; assim transforma o que se pergunta e se produz nos diferentes campos científicos. Não se trata, nesses termos, de opor a filosofia como história em relação à filosofia como fazer filosófico, assim entendido o pensamento e a subsequente ação consciente e orientada para um propósito, cujo foco está na problematização – no conceito de problema filosófico. Estas perspectivas – a do conteúdo filosófico e do filosofar – se complementam e se nutrem mutuamente, tanto nos domínios da filosofia, quanto no das ciências.
Desenvolver o pensamento filosófico, destacar tradições filosóficas, temas e pensadores,.
Superar o acúmulo de conhecimento pelo pensando, atitude filosófica, reflexão sobre o próprio pensamento,.
Construir uma postura que se oponha à indiferença para os problema filosóficos e suas fomulações.
O filosófico não somente é uma atividade racional humana, mas é uma apacidade transformadora da consciência.
A realização do potencial filosófico conduz ao discernimento, à autonomia e à liberdade de pensamento e de posicionamento.
Sinteticamente, ao questionar em profundidade um conceito que adota irrefletidamente no seu cotidiano, o sujeito investiga seus pressupostos, o que o autoriza a reexaminá-los para, eventualmente, redefinir aquele conceito, o que o qualifica para um subsequente agir alternativo. Para Kohan (2013, p. 78), “em filosofia é uma questão principal que as dúvidas e as perguntas se constituam em problemas, eles próprios insolúveis e sobreviventes a todas as tentativas de respostas; e os conceitos da filosofia são sempre singulares, perspectivos e inatuais como talvez não o sejam em outra disciplina”. São sempre singulares também os conceitos – estes como respostas produzidas a partir dos problemas filosófico
Nesse sentido, a filosofia não dará as respostas; ela é um caminho para elaboração de respostas
a função da Filosofia “não é responder perguntas, mas sim dissolvê-las, evidenciando que elas, em última instância carecem de sentido”. Assim, a contribuição da filosofia enquanto pensamento crítico-reflexivo e radical é dissolver a doxa (opinião), afastar os antolhos que limitam a análise e percepção de um problema. Envolve, necessariamente, a autoconsciência do desconhecer, permitir-se a dúvida e a busca do entendimento.
Ensinar a filosofar pode ser compreendido, em essência, como ensinar a provocar incertezas, dúvidas acerca do que se supõe saber (ARMIJOS PALÁCIOS, 2013). A filosofia formula problemas, e é o tratamento reflexivo dispensado aos pressupostos conformadores destes problemas, e não a resposta em si, que vai promover a transformação. Fazendo isso, na esteira do que propõe Platão, em A República, Livro V, há espaço para pensar a formação do que seria o servidor-filósofo
A filosofia tem sua importância primeiro ao estabelecer os fundamentos de consciência do sujeito em relação ao seu contexto e aos dilemas com o quais se envolve. Opera, portanto, como um holofote que ilumina o pensamento.
É diferente da dialética, que busca a copreensão através do contronte de ideias, tese e antétese, para gerar uma síntese, num ciclo contínuo e trabalha com as contradições.