Para desenvolver ciência na empresa é preciso compreender os principios da investigação científica e suas ferramentas.
Entender como se aprende filosofia, ciência, arte, para criar produtos, ferramentas, tecnologias serviços, soluções.
- O que deve ser aprendido?
- Como ensinar para que o outro possa compartilhar a sua compreensão e ganhar autonomia para resolver problemas?
- Quais os pensamento, hábitos, métodos e ferramentas científicos que serão usados?
Mapa Conceitual “Investigação Científica”.
Este mapa se propõe a contextualizar, delimitar escopo, descrever principais conceitos e relações (não todos) envolvidos na investigação (ou pesquisa) científica.
Explicita conceitos e relações chave ( e não todos) envolvidos no estudo da investigação científica na empresa.
- Papel do sujeito epistêmico para conduzir método, experiência e resultados da investigação científica.
- Método científico e seus componentes que orientam o sujeito.
- O que é considerado uma experiência científica.
- Reflexão da experiência, compreensão, autoconsciência e aorendizagem.
- Tipos de Experiência qualitativa e quantitaiva.
- Ganho de conhecimento por familiaridade.
- Ganho de conhecmento prático e térico.
- A percepção uso dos sentidos para legitimar a experiência.
- A influência do ambiente externo.
- Habiliades Técnicas.
- Habilidades Comportamentais.
- Fontes de Conhecimento.
Sujeito.
O sujeito implicado é o profissional na empresa, ( eu você , time) que tem que gerenciar as suas tarefas e produzir conhecimento científico através da experiência.
O estudo da relação entre sujeito e objeto na pesquisa científica é importante porque reitera o papel do pensamento científico no processo de conhecer a realidade.
Na interação do “sujeito” “e “objeto”, o sujeito controla a experiência, método e ferramentas científicas, que a mesmo tempo, interagem com o sujeito, estabelecendo uma relação de mudança mútua.
Na abordagem construtivista (teoria do conhecimento), o “sujeito epistêmico” vai além de executar o método científico com corretismo e habilidade, dá especial atenção para refletir e interpretar os resultados da experiência, autoregular e automonitorar o processo de aprendizado, experiência, tarefa e fazer abstrações mais refinadas, e com isso gerar saltos qualitativos de compreensão e aumento do desempenho cognitivo nos próximos ciclos produtivos ou de interação … ).
Método Científico.
É o conjunto de procedimentos sistemáticos que orientam a pesquisa ou experiência científica.
Funciona como um guia para compreender o pensamento, comportamento e procedimentos envolvidos na investigação e experiência científica, princípios e regras e construir conhecimentos já testados cientificamente em várias áreas … administração, socialização, economia, finanças e contabilidade, marketing, tecnologia, cognição, inteligência artificial, engenharia, medicina, etc.
Explica etapas da investigação científica, tais como formulação de objetivo, observação, formulação e teste de hipóteses, método de experimentação, análise de dados, comunicação de resultados ou teorias.
Experiência Científica.
Experiência significa algum algum método reprodutível de conhecimento prático, via contatos ou execuções repetitivas no passado e não necessita de conhecimento teórico, embora este quando científico o alavança e aprimora.
Existem vários tipos de experiências e formas de “observar cientificamente” e todas “não” incluem o pensamento e a imaginação (mesmo que existam é claro), já que “não” podem ser medidos, (ver o mapa)
Experiência científica, aquel válida para a ciência, deve incluir apenas a percepção, através dos sentidos e tecnologias e “contato direto” com o ambiente externo do sujeito pensante,
Resultados da Experiência.
De uma forma geral as experiências científicas visam resultados qualitativos e quantitativos.
- A abordagem qualitativa … aplicação de método científico que foca em casos ou situações específicas, na interpretação de fenômenos, onde a investigação se concentra em aspectos subjetivos das pessoas, observações, ideias, pontos de vista, em poucos casos de forma aprofundada, observar e analisar comportamentos de consumidores, identificar fatores ou variáveis intangíveis, não expressas ou visíveis por números, como cultura, necessidades, desejos, é um processo que facilita a geração de novas idéias e percepções de novos valores ou inovações, quaificações ou caracterísicas descritos e medidos por palavras; está contraposta e trabalha de forma complementar com a pesquisa quantitativa.
- A abordagem quantitiva… é um método científico, resultados podem ser quantificados, utiliza números e cálculos matemáticos para estudar fenômenos, é fundamentada na objetividade, análise de dados brutos, métodos e análise estatística (média, mediana, moda, desvio padrão, correlação, regressão, etc), quantificar opiniões e informações, usar questionários padronizados aplicados a grandes populações, focar em resultados numéricos; está contraposta e trabalha de forma complementar com a pesquisa qualitativa.
- Deve levar o sujeito a reflexão e compreensão de forma objetiva e verdadeira.
- Gerar autoconsciência e consciência.
- A experiência produz o conhecimento por familiaridade e conhecimento prático,
Conhecimento por Familiaridade.
Conhecimento por familiaridade é o saber que se tem sobre algo devido à experiência direta, observação e uso dos sentidos.
É um estado mental em que se está consciente de algo e se infere coisas a partir disso.
É independente e mais simples que o conhecimento por descrição ( osaber “o que” e e saber fazer ( saber “como”)
É obtido através da experiência perceptiva
É um conhecimento sobre uma pessoa, lugar ou coisa.
Na abordagem científica considera que a familiaridade não é critério de conhecimento, é subjetiva, ilusória e inibidora da curiosidade.
Conhecimento Prático.
O conhecimento prático é gerado pela experiência e por causa disso é dito “à posteriori”.
Precisa do contato perceptivo e observação direta, sem usar inferência, raciocínio, pensamento ou julgamento.
Está em contraposição ao conhecimento descritivo (dito à priori) ou indireto ( que não faz esse contato direto com o objeto do conhecimento), é baseado na descrição, na razão, lógica, em conceitos
O desenvolvimento humano precisa desses dois tipos de conhecimento.
O conhecimento prático sem teoria é limitado, superficial e atrelado a regras, sem fundamentação teórica que carecem de certeza científica ou filosófica.
Para sabermos se um sujeito tem conhecimento prático científico e especificamente útil para uma dada tarefa, é necessário investiga a experiências e resulados dessas experiência alcançados no passado e
Pesquisa Científica.
A pesquisa científica orienta o comportamento autoregulado e automonitorado por um método científico conhecido, testado, seguro, que filtra e preserva a qualidade das informações, aumenta a visibilidade e impacto das pesquisas de informações, maior transparência na pretação de contas para a empresa e sociedade.
É o processo de investigação que usa o método científico para gerar conhecimento …
- Validar ou refutar teorias, através das suas várias regras, modelos, procedimentos e experiências.
- Analisar e expandir experiências de campo do dia a dia.
- Melhorar produtos, serviços. soluções, ofertas, campanhas.
- Elevar níveis de produção, produtividade, qualidade de serviços.
- Satisifação e sucesso das ofertas de produtos e serviços das empresas.
Com a proliferação da internet, redes sociais, inteligência artificial, a pesquisa científica virou “tempero básico para todas as refeições”.
As mídias sociais ampliam os canais de pesquisa, democratizam a divulgação científica, permitem que empresas aprendam e compartilhem suas descobertas de forma imediata e interativa.
A pesquisa científica explora, observa e responde perguntas que permitirão construir e testar uma hipótese previamente estabelecida.
A pesquisa científica orienta o comportamento autoregulado e automonitorado por um método científico conhecido, testado, seguro, que filtra e preserva a qualidade das informações, aumenta a visibilidade e impacto das pesquisas de informações, maior transparência na pretação de contas para a empresa e sociedade.
Percepção
Além da experiência guiada pelo método, a percepção, o conhecimento prático, as habilidades técnicas, comportamentais (emocionais, cognitivas) geram conhecimento científico.
Vantagem da Experimentação
A grande vantagem da agregação de valor da experimentação sobre a pura observação é que sob condições experimentais, é mais fácil analisar precisamente um fenômeno complexo em seus componentes.
É mais fácil analisar e variar as circunstâncias da ocorrência de modo que seja possível chegar a conclusões indutivas ( do específico para o geral) confiáveis a respeito da conexão entre antecedentes específicos e consequências ou condições e resultados e dessa forma tomar decisões e resolver problemas de forma mais efeitiva.
Se não houver um controle do observador da ocorência de fenômenos e circunstâncias, mesmo que teoricamente correto, ele fatalmente negligenciar alguns fatores importantes e julgará errado a função dos outros.
Investigação Científica na Empresa
Planejamento Estratégico
- Proposta de Valor … atributos de valor que a empresa investe para atrair clientes e agregar valor social.
- Missão … proposta da empresa, razão de ser, de forma clara e objetiva, viva, e presente na mente, em todas as decisões na empresa.
- Valores … princípios orientadores, regras, capacidades para garantir a missão e visão.
- Visão … aspirações, desafios, mudanças, situação futura.
- Plano Estratégico … modelo de negócio, proposta de valor, modelo operacional, KPIs, Clientes Ideais
- Modelo de Negócio … definição de caracterísicas essencias da empresa, atividades, recursos, parceiros, recursos, segmentos de mercado, clientes alvo, canais de logística e vendas, estrutura de receita e custos.
- Modelo Operacional … representação visual e abstrata de como uma empresa opera o seu modelo de negócio.
- Indicadores Chave de Desempenho (KPIs) … métricas para medir mudanças e progressos.
- Segmentação de Mercado e Clientes Ideais … segmentação, prospecção e desenvolvimento de perfis de clientes mais rentáveis para a empresa.
- Parcerias … empresas ou entidades que agregam valor ao processo produtivo da empresa e da marca, com diferenciais e vantagens competitivas.
- Recursos Chave … meios para cumprir o modelo de negócio, ativos, conhecimentos, capacidades, processos organizacionais, físicos, intangíveis (marca, patentes).
- Ética … regras, normas e códigos de conduta, instruções para orientar comportamentos científicos, artísticos, procedurais e etiquetas.
- Filosofia da Ciência …
Marketing.
- Plano de Marketing.
- Marca … signo, identidade, símbolo, imagem mental que vale mais do que mil palavras.
- Segmentação de Mercado … eficácia e eficiência, prospecção produtiva, regra de Pareto.
- Cliente Ideal …
- Mix de Marketing … composto 7P – Pro
- Ofertas
- Campanhas … mix de promoção para a aquisição, monetização e fidelização de clientes.
- Funil de Marketing … sistemáticas e ferramentas para configurar relacionamento e joraanadas de compra de ofertas, em estágios.
- Marketing Digital … conjunto de técnicas para transformar e expandir o marketing no ambiente digital.
- Socialização … educar o mercado
Vendas … ofertar e comercializar mercadorias, produtos e serviços para gerar receita … atrair e despertar a curiosidade e interesse pelas suas ofertas de marketing, motivar e persuadir clientes e não clientes comprar suas ofertas … motivar pessoas não só usar, mas investir mais e com mais frequência, comprar, contratar, selecionar.
Ciência E teste de Hipóteses
Na filosofia da ciência, que estuda p pensamento e métodos científicos, um experimento não prova que a hipótese está correta, apenas apoia, ou estabelece relações de causa/efeito entre fenômenos.
Porém, um experimento que representa um contra exemplo pode refutar uma teoria.
Esse é um ponto de atenção importante sobre conceito científico.
A experiência apenas prova as relações causais entre variáveis isoladas.

A investigação científica é um pilar que molda como o sujeito e a empresa ganham conhecimento e desenvolvem tecnologias, produtos e serviços.
Podemos medir o nível científico da nossa empresa ou qualquer outra, pelos métodos e habilidades de investigação científica, espelhados nos produtos, ofertas, campanhas e comportamentos.
O mapa denota o caráter normativo (regrado, planejado) da investigação e experiência científica, expõe conceitos e relações importantes para entender o pensamento científico que está na raiz da investigação científica.