
Somos criaturas sociais.
- Socialização é uma ciência para desenvolver “seres sociais”.
- Exige método científico (conhecimentos teóricos e empíricos).
- Depende do acesso a informação e conhecimento.
- Socialização está relacionado a gestão da marca , produtos, serviços de informação e conhecimento.
- Preocúpa-se com formas de aprendizagem, estruturas e comunicação, para facilitar a comprensão.
- Orientar colaboradores ajudarem outros colaboradores a trabalhar e interagir em rede de forma significativa.
- Explicar a cultura da empresa, pensamentos, hábitos, ferramentas, linguagens e comportamentos.
- É uma atividade estratégica, tática e operacional, permeia todos os planos e pessoas.
- Tem a proposta de educar colaboradores e mercado, sobre a função social da empresa.
- Responder perguntas filosóficas que conectam e explicam valores sociais e marca.
- Como a empresa exerce sua função social?
- Como promove a igualdade, cria empregos, respeita o meio ambiente?
- Quais são os exemplos de atividades típicas de socialização?
- Por que as ofertas da empresa são diferenciais?
- Como praticar a ética, no dia a dia da relação e mellhorar o bem estar da comunidade?
- Como contribuir para o engajamento, inovação, felicidade e realização de clientes e parceiros?
- …
A socialização é o pano de fundo que evidencia o que a empresa é … missão, valores e visão.

Check List.
Socialização na Empresa.
+ 25 Princípios de Socialização.
- Aculturar … valorizar os recursos e ferramentas, conhecimentos, histórias, reputação, pensamentos, e hábitos da “marca”.
- Ambientar … criar ambiente favorável para aprender, educar, tomar decisões, vender, comprar.
- Aprender … como todos podem ganhar, prover novos conhecimentos e lucrar com o uso da marca.
- Aproximar Pessoas … fazer interações, criar relações e redes de comunicação entre pessoas, times, empresas e mercados.
- Assimilar Hábitos … repetir pensamentos, comportamentos, interações desejáveis através da marca.
- Coletivizar … valorizar o coletivo e o papel da empresa frente ao individual.
- Compartilhar … usar recursos em conjunto, distribuir e otimizar, informação, conhecimento e inteligência.
- Comunicar … transmitir informação em estruturas e formatos faceis de adquirir, armazenar e aplicar.
- Conceituar … descrever, definir, explicar idéias, propostas, ofertas.
- Construir … criar, inovar, projetar para produzir conhecimento, inteligência, bens e serviços.
- Desenvolver Comunidades … grupar pessoas com mesmo propósito, objetivo, situação, necessidades e problemas.
- Contextualizar … descrever o contexto, circunstâncias, situação da empresa e periferia, para melhor significação e tomada de decisão.
- Desenvolver Pessoas … personalidade, identidade pessoal, autoconsciência, interesses, valores e crenças.
- Desenvolver a Ética … o bom comportamento, promover e discutir a moral e intenções, distinguir boas e más condutas.
- Ensinar … transmitir competências, ensinamentos e instruções sobre algo.
- Familiarizar … desenvolver o convívio com a marca, produtos e serviços.
- Formar Redes … conectar clientes e parceiros com mesmos interesses.
- Humanizar … transformar seres humanos em sociais que buscam a convivência em grupo e socialização.
- Influenciar … inspirar, aconselhar e motivar usos da marca e ofertas.
- Integrar … incorporar, incluir, fixar a marca no cotidiano.
- Interagir … relacionar-se, conectar-se e agir com reciprocidade.
- Internalizar … valorizar e normatizar para garantir valor da marca.
- Justificar Crenças … explicar a utilidade da marca.
- Mudar … modificar, ajustar e adaptar a marca às mudanças do mercado.
- Perguntar … enunciar, pedir informação, propor, investigar, interrogar, questionar, solicitar, interagir.
- Socializar … tornar social, priorizar o coletivo, estender direitos e deveres a um grupo social.
- Valorizar … dar importância a leis, normas, regras, princípios, crenças, valores.

Este check list é uma metaferramenta para gestão da gestão da marca da empresa.
- Sumarizar o que é socialização na empresa e efeitos no aprendizado e desenvolvimento pessoal .
- Ressaltar a importância da gestão social na empresa.
- Listar atividades sociais chave, identificar “rotinas sociais”.
- Estudar, refletir e modelar o processo de “socialização” na empresa e suas ofertas.
- Selecionar e ressaltar o perfil social da empresa.
- Fazer diagnóstico, identificar perfil, “nível de socialização”, gaps, individual e coletivo.
Indicadores Sociais na Empresa.
Veja indicadores mais frequentes utilizados para gestão social na empresa.
- Quantidade de Venda e Receita.
- Quantidade de Contratações.
- Rotatividade de Pessoal.
- Benefícios para Colaboradores.
- Diversidade e Inclusão.
- Saúde e segurança.
- Treinamento e desenvolvimento de pessoas.
- Engajamento comunitário, colaboração local e fortalecer a solidariedade.
- Política de insumos para a produção … garantir segurança, eficácia e qualidade.
- Código de ética … documento que reúne princípios e valores de conduta.
- Regras e normas para regular e conduzir atividades e tarefas.
- Padrões … uso de normas da indústria.
- …
A relevância e uso de cada indicador social depende de vários fatores como contexto, situação, objetivos, estratégias e recursos da empresa, que mudam com o tempo, mas trabalham de forma acumulativa e sinérgica e compõem uma rede de indicadores.

Conclusão.
- Nós humanos somos afetados tanto pela natureza (genética), quanto pela forma de socialização.
- Isso inclui ambiente social em que somos criados, família, comunidade, escola, trabalho, cultura, política.
- Socilizar significa educar para garantir bem estar, bem comum e qualidade de vida.
- Construir, transferir competências e costumes.
- Empoderar as pessoas para desenvolver a cultura empresarial.
- Afeta todas as atividades da empresa, como se comunica e se posiciona como “ser social”.
- A capacidade de socialização é fator de predição de sucesso, motivação de funcionários e cadeia de valor.
- Socializar envolve desenvolver indicadores qualitativos para medir mudanças sociais.
- Modelar estratégias de comunicação, relacionamento com o mercados alvo.
- Fundamentar mudanças, já que tudo é filtrado pelo “sujeito social”.
- É uma atividade da gestão da marca, gestão da informação, gestão do conhecimento e gestão de mudanças.
- Ajuda o sujeito se autoconscientizar da importância da interação entre pessoas.
- Molda pensamentos, estados mentais e hábitos de trabalho.
- Foca no trabalho coletivo e em equipe.
- Elabora ferramentas para compartilhar informações.
- É fator significativo e relevante para a empresa crescer.
- Permite aprender mais rápido já que produz informação de maneira mais eficiente e oportuna.
- Cria canais de relacionamento e interação entre as pessoas e aumenta a capacidade de compartilhamento e aquisição de conhecimentos.
- Aumenta a capacidade do sujeito para resolver conflitos, diálogar, abordar e lidar com os problemas antes que se tornem graves.
- Inspira a colaboração e gerar conexões emocionais e íntimas mais fortes entre as pessoas e estabelecer “zonas de conforto” de forma mais natural.
- Melhora da saúde e moral e trabalhadores saudáveis são trabalhadores felizes e mais produtivos.
- Aumenta networking, essencial para promover relacionamentos úteis, desenvolver e impulsionar redes sociais e desenvolver a carreira profissional.
Socializar torna a força de trabalho mais eficiente, unida, engajada e forte.

Teste seu Conhecimento.
- O que é socializar na empresa?
- Por que socializar na empresa?
- Como socializar na prática, quais são as atividades e ferramentas de socialização?
- Como medir o seu nível de socialização e da sua empresa?
- Como medir e ganhar vantagem competitiva com habilidades de socialização?
- Qual o seu nível de socialização e da sua empresa?
- Como justificar o valor da socialização?