- (epistemologia) … “Conhecimento são crenças verdadeiras justificadas“.
- (gestão) … “Pense SMART – eSpecífico, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal”.
- (marketing e venda) …”Vender é a técnica de ajudar o potencial comprador a comprar“.
- (gestão) …”Plano é o princípio do alto desempenho“.
- (gestão) … “Gestão é planejar, desempenhar, controlar e ajustar, continuamente”.
- (gestão) …”O projeto cria o processo que o gera“.
- (cognição) … “Uma imagem vale mais do que mil palavras“.
- (gestão) … “20% do esforço contribui com 80% do resultado“.
- (cognição) … “A aprendizagem vem da interação e reflexão do sujeito com o objeto“.
- (cognição) … “A capacidade de construir relações é uma característica nuclear e diferencial do ser humano”.
- (filosofia) … “Se penso, logo existo”.
- (física) … “Toda a ação tem uma reação, de mesma intensidade e sentido contrário“.
- (filosofia) … “A objetividade é subjetiva“.
- (filosofia) … “Pensar filosófico é saber criar perguntas e problemas abertos, para abrir caminhos do saber“.
- (filosofia) … “Pensar lógico afasta o emocional“.

Conclusão.
Aforismo aciona e exercita a Atenção, Percepção, Memorização, Comunicação e Aprendizagem.
É uma ferramenta filosófica.
Compor Aforismos é um exercício de Autoconsciência, Autoconhecimento, Autoeficácia, Automotivação,
Conhecimento e Comunicação.
Têm alta relação com pensamento crítico e inteligência emocional.
