A filosofia da mente é um ramo da filosofia que trata da natureza da mente e sua relação com o corpo e o mundo externo .
Mente é definida como aquilo que pensa, sente, percebe, imagina, lembra e deseja.
Pensar
Qualquer evento mental pode ser entendido como uma forma de pensamento, incluindo percepção e processos mentais inconscientes.
São processos cognitivos que podem acontecer independentemente da estimulação sensorial.
Existem muitas categorizações e exemplos.
- Julgamento …
- Raciocínio …
- Formação de conceitos.
- Resolução de problemas.
- Deliberação.
- Ideia
- Memória
- Imaginação
Esses processos podem acontecer internamente, independentemente dos órgãos sensoriais , ao contrário da percepção.
Sentimento
Um sentimento é “uma experiência fenomenal autocontida “.
É subjetivo, avaliativo e independentes das sensações, pensamentos ou imagens que os evocam.
O estudo de experiências subjetivas é chamado de
fenomenologia …investigar
objetivamente a natureza da experiência
subjetiva e
consciente .
Ela tenta descrever as características universais da consciência, evitando suposições sobre o mundo externo, visando descrever
fenômenos como eles aparecem para o
sujeito e explorar o significado e a importância das
experiências vividas
muitas aplicações na
pesquisa qualitativa em diferentes disciplinas científicas, especialmente nas
ciências sociais ,
humanidades ,
visa chegar a uma compreensão objetiva do mundo por meio da descoberta de estruturas lógicas universais na experiência subjetiva humana
psicologia e
ciência cognitiva , mas também em campos tão diversos como
ciências da saúde ,
[ 2
] arquitetura ,
[ 3
] e
interação humano-computador ,
[ 4
] entre muitos outros. A aplicação da fenomenologia nesses campos visa obter uma compreensão mais profunda da experiência subjetiva, em vez de focar no
comportamento .
Existem muitas correntes diferentes sobre a abordagens fenomenológicas abordam a subjetividades
O problema mente-corpo é uma questão paradigmática, e uma série de outras questões como consciência da existência interna e externam carater subjetivo de uma experiência, a natureza de estados mentais particulares da mente, eventos mentais , funções mentais , propriedades mentais , natureza da cognição e do pensamento, ontologia da mente e natureza da cognição.
Dualismo e monismo são as duas principais escolas de pensamento sobre o problema mente-corpo, embora tenham surgido visões diferenciadas que não se encaixam perfeitamente em nenhuma das categorias.
Percepção
É a organização, identificação e interpretação de informações sensoriais para representar e compreender as informações ou o ambiente apresentados, envolve sinais, sistema nervoso , estimulação física ou química do sistema sensorial .
A visão envolve a luz que atinge a retina do olho ; o olfato é mediado por moléculas de odor ; e a audição envolve ondas de pressão .
A percepção não é apenas o recebimento passivo desses sinais , mas também é moldada elo aprendizado , memória , expectativa e atenção do receptor .
A entrada sensorial é um processo que transforma essas informações de baixo nível em informações de nível superior (por exemplo, extrai formas para reconhecimento de objetos ).
[ 5 ] O processo a seguir conecta os conceitos e expectativas (ou conhecimento ) de uma pessoa com mecanismos restaurativos e seletivos, como a atenção , que influenciam a percepção.
Ainda há um debate ativo sobre até que ponto a percepção é um processo ativo de teste
de hipóteses , análogo à
ciência , ou se a informação sensorial realista é rica o suficiente para tornar esse processo desnecessário.
Os
sistemas perceptivos do cérebro permitem que os indivíduos vejam o mundo ao seu redor como estável, mesmo que a informação sensorial seja tipicamente incompleta e varie rapidamente. Os cérebros humanos e de outros animais são estruturados de
forma modular , com diferentes áreas processando diferentes tipos de informação sensorial. Alguns desses módulos assumem a forma de
mapas sensoriais , mapeando algum aspecto do mundo em parte da superfície do cérebro. Esses diferentes módulos são interconectados e influenciam uns aos outros. Por exemplo,
o paladar é fortemente influenciado pelo olfato
Imaginação.
A imaginação é a produção de sensações , sentimentos e pensamentos que informam a si mesmo, que podem ser recriações de experiências passadas, como memórias vívidas com mudanças imaginadas ou cenas completamente inventada.
- A imaginação ajuda a aplicar o conhecimento para resolver problemas e é fundamental para integrar a experiência e o processo de aprendizagem .
- Imaginação é o processo de desenvolvimento de teorias e ideias baseadas no funcionamento da mente por meio de uma divisão criativa. Parte de percepções reais, emprega processos condicionais intrincados que envolvem tanto a memória (semântica e episódica) para gerar ideias novas ou refinadas.
- A imaginação envolve partes da mente que ajudam a desenvolver maneiras melhores e mais fáceis de realizar tarefas, sejam elas antigas ou novas.
Memória
É a a faculdade da mente pela qual dados ou informações são codificados , armazenados e recuperados quando necessário.
É a retenção de informações ao longo do tempo com o propósito de influenciar ações futuras .
[ 1 ] Se eventos passados não pudessem ser lembrados, seria impossível que a linguagem, os relacionamentos ou a identidade pessoal se desenvolvessem. [ 2 ]
A perda de memória é geralmente descrita como esquecimento ou amnésia . [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ] [ 7 ] [ 8 ]
A memória é frequentemente entendida como um sistema de processamento de informações com funcionamento explícito e implícito que é composto por um processador sensorial , memória de curto prazo (ou de trabalho ) e memória de longo prazo . [ 9 ] Isso pode estar relacionado ao neurônio .
O processador sensorial permite que informações do mundo externo sejam percebidas na forma de estímulos químicos e físicos e atendidas em vários níveis de foco e intenção.
A memória de trabalho serve como um processador de codificação e recuperação. As informações na forma de estímulos são codificadas de acordo com funções explícitas ou implícitas pelo processador de memória de trabalho.
A memória de trabalho também recupera informações de material armazenado anteriormente. Finalmente, a função da memória de longo prazo é armazenar por meio de vários modelos ou sistemas categóricos.