
A gestão de mudanças tem como principal objetivo aumentar a probabilidade de sucesso dos projetos de mudanças nas empresas, fazendo com que as iniciativas sejam realizadas com menos impactos nos indivíduos e mais retorno sobre o investimento.
De uma forma geral a gestão de mudança cuida de vários aspéctos de mudanças de um projeto específico, que pode incluir mais ou menos os seguintes aspéctos
A gestão de mudança

- A intervenção comportamental na empresa é uma estratégia e habilidade de gestão para abordar comportamentos problemáticos e promover mudanças.
- Se propões a análise do comportamento da empresa..
- A intervenção comportamental pode ajudar a: Identificar pontos fortes e fracos dos colaboradores.
- Desenvolver as competências dos colaboradores.
- Reduzir o absenteísmo e a rotatividade, Aumentar a produtividade
- Criar um ambiente corporativo mais harmonioso.
- Mudanças de Comportamentos na empresa demandam definições padronizadas das técnicas a serem utilizadas.
- É essencial replicar fielmente abordagens eficazes, para obter resultados semelhantes.
- É necessário sincronismo, alinhamento e padrões e ajustes de conteúdos de abordagens ou técnicas empregadas para mudar comportamentos.
- Adicionalmente, tudo muda e a gestão – planejamento, execução, comntrole e desempenho precisa ser contínua e em várias perspectivas … sujeito interventor e que faz intervnções e s, objeto do conhecimento, ferramenta e ambiente mudam.
- Pesquisas no campo da gestão de tarefas, em vários domínios do conhecimento, demonstram uma grande variabilidade fatores que influem na mudança.
- Práticas aplicadas e descobertas demonstram: 1) viabilidade do uso de “técnicas de mudança de comportamentos”, 2) “variabilidade problemática” para a definição de conteúdos de abordagens, 3) diferenças no conteúdo das abordagens de mudança de comportamento impactam na eficácia e 4) determinadas técnicas aumentam a eficácia, mas 5) de forma dependente de situações e contextos.
- Essas questões destacadas e outras, são cruciais para empresários, gerentes, líderes e liderados.
- Para responder a essas perguntas e problemas é necessário identificar técnicas comuns e diferenças.
Perguntas para desenvolver e refinar técnicas de mudanças de comportamentos.
- Basta apenas estabelecer metas ou é necessário incluir metas, automonitoramento e feedback?
- Existem situações onde um ou outro método pode ser empregado?
- Algumas intervenções podem empregar apenas o estabelecimento de metas.
- É necessário, alem das definições de metas, estabelecer procedimentos de automonitoramento e feedback?.
- Essa segunda metodologia é mais eficaz que a primeira?
- A efetividade só depende de outras questões além dessas?
- Quais seriam outros “fatores essenciais” para uma dada mudanças de comportamento?
- Qual a influência de revisores ou gestores, nos resultados?
- Quais as diferentes abordagens para categorizar o modelo de conteúdo da intervenção ou abordagem?
- Qual a imprecisão ou argumentos que permanecem não identificados, com a aplicação do modelo?
- Quais os conteúdos invisíveis ou lacunas?
- Qual a a eficácia ideal?
Técnicas Particulares.
Segundo meta-análises sobre os vários tipos de técnicas particulares de mudanças de comportamento tais como:
- Informações factuais.
- Argumentos atitudinais
- Argumentos normativos.
- Testes de teorias
- Descrições de procedimentos.
- Recomendações para projetos de intervenção e abordagens
- Processos de mediação.
Dessa forma, uma variedade de combinações de “definições de técnicas de mudança de comportamento” é necessária para a eficácia dos conteúdos da intervenção em todos os domínios comportamentais,
para esclarecer quando e como o conteúdo importa para a eficácia.
No ambiente empresarial isso pode ser feito ao longo do tempo e via o processo de gestão, mais particularmente – nos estáfgios de planejamento, execução, controle e ajustes de tarefas.
Padronização da Descrição de “Argumentos Comportamentais”.
- Conteúdo ou elementos da intervenção.
- Características daqueles que realizam a intervenção.
- Características dos destinatários.
- Ambiente … local de trabalho.
- Modo e meio de e entrega … face a face, digital.
- Intensidade … tempo de contato da abordagem.
- Frequência … número de sessões em um determinado período
- Adesão … protocolos de entrega.
A padronização de argumentos e combinada com o uso de medidas de padrão de mudança de comportamento aumenta a probabilidade de acelerar identificação de fatores associados à mudança de comportamento, influir e prever comportamentos.
Técnicas particulares baseadas em teoria e prática precisam ser claramente definidas e padronizadas.
As empresas e seus revisores (gerentes) podem razoavelmente, a partir de “abordagens padronizadas” assumir que diferentes equipes de pesquisa que aplicam essas técnicas, caso usem procedimentos semelhantes provavelmente podem provocar os mesmos processos de mudança subjacentes.
Descrições padronizadas da intervenção facilitam a fidelidade da operacionalização da intervenção, estudos de replicação e aplicações.
O desenvolvimento de uma taxonomia confiável pode ser usada para identificar técnicas específicas ipara mudança de comportamento, esclarecendo, assim, diferenças e similaridades no conteúdo da intervenção (por exemplo, entre aquelas que visam comportamentos semelhantes em cenários semelhantes).
Essa caracterização detalhada facilita a exploração do impacto das diferenças de conteúdo na eficácia.
Além disso, uma taxonomia ou check list de descrições padronizadas do conteúdo da intervenção em artigos e manuais publicados, aumenta a fidelidade da replicação.
Este manual pode ser usado para verificar se uma
descrição de intervenção se refere a qualquer ou a todos os 26 BCTs definidos. Definições abreviadas são fornecidas na
tabela 1. Além de técnicas de mudança individuais, a lista inclui quatro conjuntos comumente aplicados de
- Essa é um check list de referência e genérico.
- Para ser efeitivo deve ser filtrado para o ambiente de tarefa e contexto da empresa.
- É uma ferramenta para facilitar a revisão e aplicação de práticas.
- Identificar lições aprendidas.
- Possibilitar ser “mastigada e destilada” por gerentes e equipes.
- Autoregular e autominitorar e prover autonomia para a tomada de decisão em tempo real.
- Prima pelo preparo e reflexão da prática, antes, durante e depois.

Como executar e replicar intervenções padronizadas e sistematizadas para “mudar coportamentos”?
Como replicar intervenções eficazes?
Como replicar
Este check list (taxonomia) vinculada à teoria de técnicas de mudança de comportamento.
Sua origem advem de pesquisa testando técnicas utilizadas em manuais de intervenção geralmente aplicados.