A gestão científica utiliza métodos científicos para melhorar a eficiência e a produtividade para aplicar princípios, criar padrões e medir o desempenho em todas as etapas do trabalho, desde o recrutamento até a produção.
Princípios da Teoria da Administração.
- ADMINISTRAÇÃO …. segmentar e regrar o trabalho em estágios – planejamento, preparo, execução e controle.
- ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA … administrar tarefas, racionalização da operação do trabalho,
padronização e o estabelecimento de princípios básicos de organização de trabalho. - DIVISÃO DO TRABALHO … distribuir tarefas de acordo com a posição que cada um na empresa, estrutura social e nas relações de propriedade., onde cada pessoa ou grupo torna-se um especialista para
realizar um tipo específico de atividade. - EFICIÊNCIA … fazer as coisas bem-feitas e corretamente de acordo com o método e tempo preestabelecido.
- ENGENHARIA INDUSTRIAL … aumentar a eficiência da produção via estudo de tempos e movimentos, racionalização do trabalho humano e estabelecimento de métodos de trabalho.
ERGONOMIA … estudar os ritmos e métodos de trabalho para adaptar o homem ao processo de trabalho, engenharia humana. - ESPECIALIZAÇÃO … distribuir diferentes atividades entre as pessoas para aumentar capacidades, economia de tempo, aquisição de habilidades por treinamento e prática, aumento da produção, redução de custos e economia de escala.
- FADIGA … considerar o cansaço ou estafa física ou psicológica decorrente do trabalho continuado.
- PADRONIZAÇÃO … aplicar normas fixas para homogeneizar ciclos de produção e obter redução de custos e aumento de eficiência.
- EXECUÇÃO … distribuir distintamente atribuições e responsabilidades, para que a execução do trabalho seja disciplinada.
- CONTROLE … certificar que o trabalho seja executado de acordo com o método estabelecido e plano previsto.
- PLANEJAMENTO … substituir o critério individual do operário, a improvisação e a atuação empírica e prática por métodos baseados em procedimentos científicos.
- PREPARO … selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado.
- RACIONALIZAÇÃO … empregar métodos científicos de trabalho para planejar a organização atividades para obter redução de custos e aumento da eficiência e produtividade dos operários.
- TEMPOS E MOVIMENTOS … organização e metodizar (engenharia industrial) e definir método científico e o tempo necessário para a realização de determinado trabalho, conceituar a menor unidade de
movimento para a definição do método de trabalho. - TRABALHO … é toda atividade humana voltada para a transformação da natureza, no sentido de satisfazer uma necessidade … é fatores de produção para a economia.
Princípios da Gestão.
Gestão é uma parte essencial da teoria da administração.
Foca a perspectiva do gerente e suas relações com o time, empresa e sociedade.
É peça fundamental para a visão da administração moderna, no mundo da inteligência artificial, uso de redes sociais, sistemas distribuídos e digitais, compártilhamento de grandes e volumosos fluxos de informação.
A gestão é o plano tático da administração.
Desdobra os princípios da administração na perspectiva humanas e suas qualificações.
Acrescenta indicadores qualitativos para aumentar a percepção e precisão para a execução de tarefas no plano operacional.
“Funciona como ponte ou fio condutor”
Trata de um conjunto bem maior de indicadores subjetivos, econômicos, sociais, grupais, citados na lista anterior na perspectiva das relações humanas para fazer acontecer e atingir metas.
Para cada indicador quantitativo deve haver pelo menos um indicador quantitativo e vice versa.
que devem estar bem conectados no núcleo da proposta de valor da empresa.
- ANALISAR SITUAÇÃO… comparar ambiente interno x ambiente externo, desempenho, gaps, metas.
- ANALISAR O TRABALHO … sua operação, partes, componentes relações e etapas.
- APRENDER e ENSINAR … educar, principiar, planejar, preparar, aprender, ensinar, simular, interagir, experienciar, mediar, refletir sobre experiência e resultado, observar, coletar dados e informação, criar hipóteses a serem testadas, investigar, ferramentar, instruir, praticar, repetir, perguntar e responder, formular problemas, solucionar problemas, coletar dados e informações, avaliar o conhecimento, criar zonas de aprendizagem proximal, desenvolver autodidatas, modelos, métodos, ferramentas, práticas para ganhar conhecimento.
- ATRIBUIR TAREFAS … aos trabalhadores com base nas suas competências
- CIENTIFICAR … e substituir o empirismo e a improvisação.
- CONTROLAR …
- Focar … questões da produtividade no nível operacional.
- Garantir …. que a carga de trabalho seja dividida entre gestores e trabalhadores.
- Métodizar … trabalho, execução das tarefas tempos de execução e sincronização.
- MODELAR NEGÓCIO … estrutura, funcionamento e eficiência organizacional, frente a diversidade de contextos e circunstâncias de mercado.
- Monitorar …. de perto o desempenho dos trabalhadores
- Organizar … racionalizar o trabalho e afastar a subjetividade.
- Produzir … operação, produção, produtividade, eficiência operacional e econômica.
- Simplificar … facilitar e especializar reagrupamento de movimentos, de operações, de tarefas e de funções.
- Socializar … aculturar
A gestão científica foi desenvolvida por Frederick Taylor e por Henri Fayol e vem sofrendo transformações ao longo da evolução humana e tecnológica.
A administração moderna vai alé da administração científica criada por Taylor, que falha em considerar na análise apenas aspectos formais das organizações … não aborda aspectos subjetivos ou humanos.
As empresas não são espaços de racionalidade absoluta e existem dimensões informais, não racionais, ou mesmo “irracionais”, ligadas ao comportamento humano.