Ao se desenvolver produtos, serviços e soluções sobre educação faz-se necessário que educador e educando dela sejam bem conscientes, compreendam o homem, a natureza, a sociedade e o conhecimento.
A educação é um processo amplo, que tem por finalidade a realização do homem, em sua plenitude.
O processo educativo se concretiza de maneira informal (frente situações do cotidiano) e formal (entidades de ensino).
ções criadas especialmente para este fim; e de maneira informal em todas as situações vivenciadas pelos seres humanos, nos mais diferentes espaços e através de diversos meios. Igreja, família, meios de comunicação, situações de lazer, escola, entre outros, consistem em espaços e formas de educação.
O professor ou mediador ou até facilitador, cada qual com suas características proprias e diferenciais, são imprescindíveis para o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem.
Na empresa o gerente assume papel de mediador e facilitador, focado principalmente no processo de aprendizagem .
Ensinar a equipe a construir e usar ferramentas para:
- Check List … listar propósito, ecopo, características e aplicações de tarefas.
- Guia Prático …
- Leitura Ativa … forma e conteúdo da comunicação empresarial.
- Matriz de Valor … avaliação de valor e posicionamento estratégico de ofertas e empresas.
- Modelo de Negócio … descriver componentes e relações chave e proposta de valor.
- Plano de Acão … objetivo, situação, problema, metas, ações, resultados.
- Plano Estratégico … missão, valores, visão.
- Plano de Negócio.
- Plano de Referência.
- Plano Tático.
- Gestão PDCA.
- Modelo Top Down e Buttom up.
- Indicadores de Desempenho.
- Indicadores de Tempo Real.
- Fazer Mapas Conceituais.
- Fazer Mapas Mentais.
- timizar os recursos disponíveis, tais como pessoas, materiais, fontes de informação, conhecimento, rede de comunicação, font
Apesar de não ser o único elemento significativo, é ao gerente-mediador-facilitador que cabe as tomadas de decisão de caminhos e ferramentas de ensino e aprendizagem.
Desta forma, o gerente é “peça fundamental”, para favorecer a permanência ou mudanças da cultura empresarial e dar direção à prática pedagógica da empresa.
É claro que a importância e o significado do papel do gerente não dependem exclusivamente dele, visto ser a empresa uma instituição social, com vários partícipes, que têm o ” dever moral” de buscar o conhecimento e propagá-lo na empresa.
O ambiente sócio-cultural da empresa são componentes explicativos do desempenho do gestor e da educação da empresa.
A forma de ser do gestor e a sua percepção de valor do papel da educação, dependente das declarações e reforços contínuos da missão, valores e visão da empresa.
Perfil do Educador e Educandos
Hábitos e Abordagem Tradicional.
“Bom Professor” é aquele que domina o conteúdo.
Escolhe formas adequadas de apresentar a matéria.
Tem bom relacionamento com o grupo.
Trabalha, preponderantemente, na perspectiva da reprodução do conhecimento, atitude essa aceita pelos alunos.
Em muitas situações, age de acordo com a expectativa que sobre ele se joga, mas em outras procura construir um novo papel, com contornos ainda pouco claros, mas intensamente desejados.
O domínio da matéria se concentra na forma de transferir o conteúdo e não na perspectiva de entendimento da relação forma-conteúdo.
O conteúdo é considerado como estruturante do método atrelado numa perspectiva de relação com habilidades de desempenho do professor.
Não se pode, entretanto, esquecer que a influência do conteúdo na escolha da forma de ensinar é um dado importante à compreensão do processo ensino-aprendizagem.
Uma abordagem didática que assuma múltiplas dimensões (sujeito, objeto do conhecimento, relações, interações, ferramentas, mediação e ambiente) exige uma transformação conceitual.
É necessário fornecer instrumentos para sua transformação, a atuação do professor e do gestor, sua didática, necessita compreender o entrelaçamento de três dimensões: a humana, a técnica e a política.
- Dimensão Humana … foca na relação interpessoal, subjetiva, individual e afetiva.
- Dimensão Técnica … foca na objetividade e racionalidade, processo de ensino-aprendizagem, ação intencional, sistemática, que procura organizar as condições que melhor propiciem a aprendizagem, algo “neutro” e meramente instrumental.
- Dimensão Estratégica … foca no processo de ensino-aprendizagem como um todo, marca e proposta de valor, cultura específica 9missão, valores e visão), trata com gerentes e líderes, não trata processo de ensino-aprendizado, influi na concepção e prática pedagógica da função social da empresa e perfil competitivo a ser modelado.