Check List.
Como Planejar e Monitorar Indicadores Operacionais
O planejamento de indicadores operacionais pode ser modelado por indicadores qualitativos, não baseados em números, mas em modelos, padrões, normas e descrições …. de tal forma que a gestão possa planejar, desempenhar, controlar e ajustar: 1) corretismo, 2) consistência e 3) capacidade do trabalho realizado … essas 3 dimensões.
Focar em Mudança … Quais os princípios?
- Tomar decisões baseadas em padrão histórico de indicadores.
- Sistematizar a “gestão de mudança” como foco de gestão e aprendizagem.
- Planejar “mudanças específicas” SMART.
- Selecionar e agrupar indicadores em uma “rede de indicadores” (modelar mudança) SMART.
- Definir e garantir escopo e limites da mudança à luz dos indicadores.
- Fundamentar as mudanças e seus princípios para garantir que sejam compreendidas.
- Monitorar, coletar, análisar e avaliar padrão, tendência, sazonalidade, desvios de previsão.
- Avaliar a aderência das pessoas à mudança.
- Proativar “ações planejadas” baseadas nos resultados, previsões, estratégias, táticas e operações.
- Ajustar ou rever processos internos, atividades (lógica), tarefas (prática), continuamente.
- Estar preparado para responder crise, mudança de mercado, consumidores e produtos, competição.
- Responder e justificar resultados da mudança.
Foco em Tarefa …
o monitoramento empresarial e seus indicadores deve se concentrar em tarefas.
Tarefa é uma unidades de trabalho de um projeto … um projeto é um conjunto de tarefas.
Tarefas são baseadas em unidades lógicas chamadas atividades, que descrevem tudo que deve ser feito na perspectiva procedural, algoritmica, iunes
de um dado modelo de negócio, controláveis por indicadores de desempenho.
Rede de indicadores … qualquer indicador deve ser conceituado e contextualizado de forma integrada com os outros indicadores da empresa; para não deixar “buracos gerenciais”.
Parametrização … indicadores são insumos de modelagens e simulações matemáticas e computacionais; parametrizações explicitam tradeoffs (relações de causa e efeito) entre indicadors de mudanças, aprofundam a aprendizagem, previsibilidade, preditibilidade, reprodutiidades sobre mudanças específicas; são insumos para o uso da inteligência artificial e computação em rede.
Maturidade Técnica … outro aspecto estratégico da gestão, é medir o estágio evolutivo da tarefa (projeto ou empresa) para atingir uma hierarquia de objetivos e indicadores ao longo do tempo; visa facilitar o desempenho da gestão de longo prazo e alinhamento organizacional; modelar e monitorar projetos ou tarefas em estágios. ajuda a evidenciar o papel central e estratégico, tático e operacional, das tarefas.
Modelo de Negócio … descreve como o negócio funciona na teoria, seus componentes e relações – proposta de valor, ofertas, parceiros, recursos, atividades, canal, relacionamento, segmentos de mercado, estrutura de custo e receitas; monitorar e controlar a direção de um negócio a longo prazo; cenário competitivo e ajustar a estratégia do negócio conforme necessário; tem como contraparte o modelo operacional.
Modelo Operacional … descreve como o modelo de negócio funciona na prática; a cadeia de valor interna; como deve funconar o controle de tarefas diárias, como logística, desenvolvimento e transformação de recursos em bens e serviços, distribuição e entrega; inclui atividades como rastreamento da produção, monitoramento dos níveis de estoque e controle de despesas; foco no curto prazo, objetivos operacionais imediatos; tem como contraparte o modelo de negócio.
Monitoramento Operacional … garantir que o modelo operacional funcione diariamente – sistema de coleta medidas; análise, identificação de padrões, desvios e resultados de indicadores de desempenho; avaliar a qualidade das previsões de demanda, dimensionamento de ofertas, recursos, escalas de trabalho, faixas de tolerância, limites de eficiência e segurança; geração de relatórios e recomendações de melhorias.
Metainformações
Metainformações descrevem pontos de atenção sobre o propósito, contexto, ambiente, uso, controle e ajustes, do ambiente e pessoas para o monitoramento de desempenho de indicadores de desempenho.
As propriedades listadas são exemplos de metainformações ou metaindicadores associados ao indicador de desempenho.
Funcionam tal como a “bula do remédio”, não foca em fornecer as características do conteúdo do indicador em si.
Se preocupa na estrutura, em acrescentar uma “faceta” julgada importante como dimensão para a empresa “aprender a aprender” sobre o indicador de desempenho.
Acrescenta informações qualitativas para o melhor encaixe e aprimoramento do indicador na empresa.
Avalia e detalha o uso estratégico, tático, operacional, cognitivo e emocional do indicador.
Foca na utilidade do indicador para a pessoa e empresa.
Contêm tudo julgado necessário, suficiente e diferenciado, para despertar a atenção de indivíduos e times, para os fundamentos teóricos e práticos do indicador para a tarefa.
A aplicação efetiva de um indicador de desempenho chave, envolve esforço cíclico e continuado de gestão PDCA – planejamento, desempenho, controle e ajustes.