O Google tem dezenas de “fazendas de servidores” que são computadores específicos para um determinado fim não genérico.
- O Google provê computação como um Serviço Público.
- Possui milhões de computadores, com uma necessidade de aumentar a capacidade de processamento de dados estratosférica.
- Todo centro possui um ou mais clusters (grupamentos) de computadores servidores-clientes.
- Os servidores são construídos com microprocessadores e discos rígidos baratos que o Google compra no atacado diretamente dos fabricantes.
- Em vez de serem ligados entre si, dentro de gabinetes, os componentes são conectados diretamente a prateleiras de metal que facilita a manutenção, energização e refrigeração.
- Cada computador é alimentado por uma unidade de fornecimento de energia inventada por engenheiros do Google para minimizar o consumo de energia, e as máquinas funcionam com uma versão gratuita do sistema operacional Linux, com pequenas melhorias feitas pelos codificadores de software do Google.
- A empresa tem o seu próprio sistema de cabos de fibras ópticas que conecta os centros entre si, permitindo-lhe controlar com grande precisão o fluxo de dados entre ele e a Internet pública.
- Em seu banco de dados o Google mantém uma cópia de praticamente toda a Internet. Cópia feita e atualizada constantemente por meio de seus spiders, programas que vasculham a Web, link por link, escaneando o conteúdo de bilhões de páginas para criar um sumário abrangente da Internet, com toda página classificada segundo sua relevância, com base em determinadas palavras-chave.
- Os sumários (matriz de adjacência) são copiados por todos os “clusters”. Quando uma pessoa digita uma palavra-chave no mecanismo de busca do Google, o software dirige a busca para um de seus clusters, no qual é revisto simultaneamente por centenas ou milhares de servidores.
- Como cada servidor só tem de comparar a palavra-chave com uma pequena parte de todo o sumário – que o Google chama de “um fragmento do sumário” – , esse tipo de “processamento paralelo” é muito mais rápido do que se um único computador tivesse de comparar a palavra-chave com o sumário todo.
- O software coleta e analisa todas as respostas dos servidores, classificando as páginas afins conforme a sua relevância e depois enviando a lista de resultados de volta à máquina do usuário.
Na verdade, quase todo aplicativo empresarial tradicional tem agora um equivalente na Internet, e muitas companhias estão adotando esses novos serviços.
As tecnologias da computação e das comunicações avançaram no sentido de permitir a viabilidade de um modelo de informação e comunicação com base em serviços.
A onipresença da teoria de rede, grafos, algoritmos, banda larga, conexão IP, com e sem fio, muda cada vez mais ráopido a forma pela qual as pessoas interagem.