Check list é uma “lista de verificação” para consulta rápida, para a qual “não se lê , mas apenas se usa” … procura-se a informação relevante nela, mas não é preciso lidar com a lista como um todo.
Check List.
Propósito, Características e Aplicações do Chek List.
- Abstração … construir abstrações de alto nível para simplificar a realidade complexa via “ítens de verificação”, em perspectivas convenientes e prioritárias, para uma dada situação, separar mentalmente uma parte do todo para tratamento específico.
- Ajuste… nas atividades de gestão, especificar o que melhorar, monitorar, corrigir, conferir, prevenir; informar e dar feedback para estágios de controle, execução e planejamento.
- Algoritimo … grupar conjunto de instruções, facilitar a compreensão, processamento, controle, sequência, padrão, sistematização.
- Análise ... segmentar, dividir ou “desamarrar” o “todo qualquer” em partes mais facilmente solucionáveis e servir de insumo para a sítese, solução de problemas ou tomada de decisão.
- Argumentação … defender ou fundamentar um ponto de vista, persuadir, influenciar, debater, discutir, propagandear; listar ideias interligadas, evidências, verdades, valores e procedimentos aceitos ou considerados corretos.
- Avaliação … descrever critérios para fazer análise crítica de uma tarefa ou prática, identificar avanços, dificuldades, resistências, nível de conhecimento, habilidades e competências.
- Controle … visibilizar e selecionar estágios, componentes e indicadores de controle de tarefas, de forma simples, essencial. itemizada e particular, para garantir corretismo, consistência e capacidade, de forma específica e fácil de monitorar.
- Automatização … facilitar o uso de tecnologias para executar passos e instruções de tarefas, coletar informações, memorizar, executar a sequência correta, com recursos disponíveis, de forma mais rápida, ágil, sem ou com o mínimo de supervisão, facilitar controlar e avaliar a execução e desempenho.
- Autonomia… empoderar o agente, prover informações para facilitar a compreensão, reprodução da tarefa, resolução de problemas, ou tomada de decisão, com menos supervisão.
- Circunstanciação … informar ou analisar um fato: o que, porque, quem, onde, quando, como e quanto.
- Cognição … especificar, orientar, melhorar o desempenho das funções cognitivas do sujeito: atenção, percepção, memória, pensamento, linguagem, aprendizagem e metacognição.
- Comunicação … facilitar a comunicação, identificar fatores chave, usar linguagem enxuta, prática, focada, específica, estruturada, rápida, itemizada, com alta qualidade de compreensão e aplicação em tempo real.
- Conceituação … idealizar, abstrair, descrever idéias, enumerar e relacionar conceitos, contextualizar, significar.
- Contextualização … descrever o contexto, ajudar o sujeito a compreender assunto, fato, circunstância, situação, significado ou problema.
- Controle … garantir visibilidade corretismo, consistência e capacidade de atividades e tarefas.
- Custo “quase zero” … ferramenta tecnologicamente simples que depende essencialmente de “lápis e papel”.
- Descrição … circunstanciar, relatar, contar, narrar, detalhar.
- Desempenho … definir um conjunto de características ou capacidades de comportamento e rendimento, que pode ser aplicado e medido a diversos contextos.
- Diagnóstico … identificar a natureza e a causa de problemas, coisas a serem resolvidas, forças e fraquezas, oportunidades e ameaças, situação e condição do sujeito ou empresa; identificar gargalos, ou oportunidades de melhoria.
- Eficácia … acertar na primeira vez, atingir objetivo, fazer a coisa certa, de forma enxuta, aumentar taxa de sucesso, objetividade, o efeito da ação, a probabilidade de acerto, durabilidade e qualidade da tarefa.
- Eficiência … metodizar o processo, tornar mais inteligente, aumentar a produtividade, fazer mais com menos, fazer correto, rápido, com capacidade, competência, precisão.
- Enumeração … listar todas as partes e variáveis circunstanciais de um fato ou elementos de um conjunto, aumentar a eficácia e eficiência da comunicação, conectar conceitos e fatos, narrar acontecimentos.
- Escrita … planejar, estruturar e procedurar a escrita, textos e comunicados, definir escopo e foco da leitura, cliente alvo, objetivo, título, introdução, corpo (argumentos), conclusão e chamada de ação … tornar a leitura mais ativa, eficaz e eficiente.
- Escopo … definir propósito, foco de atenção, limite de atuação, ítens essenciais, ações específicas para resolver um problema específico.
- Execução … garantir a execução correta, consistente e com capacidade.
- Especificação … precisar, esclarecer, enumerar propriedades do objeto do conhecimento e servir de insumo para formular objetivos, mensurar, dar relevância e temporalizar algo..
- Imaginação … ajudar a construir abstrações, formar imagens mentais de objetos, relações, situações, circunstâncias e contextos que permita simular a realidade, pensar, refletir, perceber e sentir coisas não presentes, ir além dos limites físicos, inventar e inovar.
- Leitura Ativa … ler de forma científica metódica, planejada, seletiva, consciente, controlada, monitorada, interativa, repetitível de forma espaçada, resumida ou sintética, conceitual e significativa
- Mediação … servir de elemento de intervenção, e intermediação da relação do sujeito para refletir e interagir com o objeto do conhecimento/outro sujeito.
- Medição … informar o que deve ser medido, dimensionado, modelado, monitorado ao longo do tempo.
- Modelagem … criar modelos simples especificar recursos, ferramentas e objetos.
- Monitorar …
- Não Omissão … evitar não mencionar algo, esquecer, negligenciar, não cuidar ou dar a devida atenção.
- Observação … definir o que deve ser observado, sem viéses subjetivos, para aplicar um método científico.
- Operação … manter a a organização e a consistência nas operações, controle de estoque, confereir atividades, entregas, recebimentos de mercadorias, inspeções de segurança, inspeções de manutenção.
- Organizaçao … estrututurar um sistema, definir as relações das suas partes, grupar recursos, para garantir atingir resultados pretendidos; dispor elementos de um conjunto no espaço e tempo.
- Padronização … uniformizar, normatizar, maximizar qualidade, segurança, reprodutibilidade e compatibilidade, entre sistemas, dados, processos de produção; facilitar regulação, ajustes, alinhamento, sistematização.
- Planejamento … projetar o futuro, definir propósito, objetivo, metas, situação, estratégia, plano, recursos, tarefas e controles e comunicação
- Precisão … evitar, reduzir ou prevenir erros e retrabalhos, gerar resultados consistentes, dentro dos limites planejados.
- Processo … garantir que insumos, recursos, atividades, ferramentas, comportamentos, etapas do processo, articulações e sincronismos, sejam executadas de forma correta, consistente e com capacidade.
- Reflexão … trabalhar o autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia, sociabilidade e metacognição.
- Repetição … realizar atividades repetitivas, que verifica uma lista de requisitos de forma sistemática.
- Resumo … sumarizar as ideias ou conceitos principais de um texto original, sem fazer julgamentos ou alterações, de forma objetiva e precisa, permitir ao leitor decidir se quer ler o texto completo.
- Roteiro … narrar e guiar falas, discursos, apresentações, palestras, histórias de sucesso, descrever a sequência de um evento pu programa, abordagem de venda e procedimentos investigativos.
- Script … texto que descreve o transcurso de um experimento, descrição detalhada de um roteiro,conjunto de instruções para pessoas ou computadores, roteiro de vendas; um componente do roteiro.
- Sintese … resumir um todo, baseado no objetivo da tarefa, interpretação do sujeito e resultado da análise ( desamarração do todo nas suas partes).
- Simplificação … explicar a essencialidade de algo de forma clara e direta.
- Técnica … definir escôpo, grupar etapas e componetes obrigatórios para a realização de uma tarefa; conjunto de procedimentos ligados a uma arte ou ciência.
- Validação … tornar ou declarar válido segundo um padrão; listar fatos, evidências, atestados, testes de capacidade, conformidade, veracidade, viabilidade, modelo.
- Valorização … listar e ponderar benefícios, custos e riscos.
O uso da ferramenta check list na empresa vai muito além de uma simples lista de verificação.
É apresentado uma lista de 50 propósitos, caractarísticas e aplicações da ferramenta cognitiva check list.
Não é apenas uma “memória secundária” de fácil acesso e confecção, que permite o sujeito descrever uma tarefa.
O check list é primariamente uma ferramenta de gestão de escopo.
Trata da compreensão e delimitação do todo, de um conjunto ou contexto, partes e relações.
É resultado do processo racional de resolução de problemas.
É um resumo do que se quer resolver para atingir um objetivo.
É a aplicação do pensamento prático, conecta a teoria à prática.
Traz para a memória principais aspectos para a solução desejada de uma tarefa específica, para uma situação específica.
As listas de verificação são ferramentas para gerenciar escôpo e não devem ser usadas como substitutas do bom senso.
Ajudam nos contatos de negócio e na resolução de problemas e são muito usadas para resumir e orientar uma fala ou discurso.
A dependência excessiva de listas de verificação pode prejudicar o desempenho ao lidar com uma situação de tempo crítico, por exemplo, uma tarefa ou emergência ou contato que exija alta velocidade.