O pensamento crítico está no núcleo do pensamento filosófico.
É a forma de pensar o caminho para o saber e fazer bons juizos e justificativas de crenças e valores.
O pensamento crítico se desenvolve com a especialização e pode ser compartilhado em parte entre indivíduos, via modelos, métodos, ferramentas e mediação, para orintar o pensar em alto nível.
O pensamento crítico, gera perguntas filosóficas fundamentais, que não têm resposta certa e sim alternativas e caminhos.
As perguntas do pensamento crítico são “gatilhos mentais planejados” para acionar o pensar ou “estado mental” crítico.
O pensar crítico é um estado mental de nível superior ou metacognitivos, no qual o sujeito projeta, desenvolve, controla e ajusta seus pensamentos, percepções, atenção, linguagem de acordo com contexto e objetivos.
Pensar crítico tem alta relação com a habilidade de fazer perguntas filosóficas (perguntas abertas que não têm uma única respostas e sim evoluções de respostas, que desenvolvem caminhos eficazes e eficientes para compreensão de contextos gerais e específicos, resolver problemas, tomar decisões éticas, lógicas, etc … com sabedoria, equilíbrio.
Possibilita que criemos ferramentas mentais para a gestão da vida particular e empresarial.
O pensamento crítico tem uma importante característica: é uma habilidade que pode ser desenvolvida e permite que o “sujeito” (eu, você e empresa) ganhe mais capacidade (eficácia e eficiência) para transferir compreensão entre pessoas e domínios de conhecimento e visibiliza relações estruturais entre coisas e conceitos.
A partyir do momdneto que adiquirimos pensamento crítico e especializado sobre um domínio de conhecimento, traímos vários outros domínio.
Permite ou facilita extrair a essencialidade de um fenômeno, experiência, modele mentalmente a situação ou relidade e compare com outros contextos.
É uma forma de pensar ajuizado e comparartivo, para ganhar, compartilhar e transferir compreensão.
É um tipo ou nível de “conhecimento superior”.
Se ganha com o tempo e com a aplicação de técnicas mentais.
Pensamento crítico e transferência de compreensão.
O pensamento critico permite compreender e transferir compreensão, que significa muito mais do que descrever e fazer.
Significa transferir o seu conhecimento específico sobre algo, interpretação, perspectiva, para a resolução de classes de problemas.
O pensamento crítico permite o sujeito explicar para outros sujeitos como resolver, avaliar, justificar classes de problemas que você sabe resolver ou resolveu.
Mais do que explicar, provê autonomia os outros resolverem problemas.
O estudo e desenvolvimento de técnicas do pensamento crítico é alvo de intensos estudos na psicologia, gestão, filosofia, educação, sistemas de aprendizagem e agora mais intensamente na IA – Inteligência Artificial.
A IA lida lida com sistemas especialistas e aprendizagem de máquina, para computadores pensarem e se comportarem como e pessoas, executar atividades, tarefas e tomar decisões.
Outra característica do pensamento crítico é que não é um simples conhecimento passageiro ou superficial, é um conhecimento com forte “carga intuitiva” destilada ao longo dos anos da vida da pessoa, grupos sociais e empresa.
O pensamento crítico por ser filosófico não é medido quantitativamente e sim qualitativamente.
Isso quer dizer que o conceito de certo e errado é insuficiente e substituído por parâmetros qualitativos, criados pelo pensamento crítico e filosófico.
É baseado no pensamento dual ou plural ao invés de simplesmente considerar certo e errado.
O pensamento crítico está na base de outros pensamentos, se desenvolve em estágios, que podem ser monitorados , com impactos significativos na estratégia e aprendizagem empresarial.