Conceito de “Ser” …
O “ser” é um problema central da filosofia e o ponto de partida para a compreensão da existência humana e base de todas as outras coisas.
- Tem relações com existência, verdade e moralidade.
- É um conceito com características “Objetivas e Subjetivas”.
- Características Objetivas … significa o que é externo à consciência (perceber interno x externo), observação imparcial, independente das preferências individuais.
- Características Subjetivas … significa espaço íntimo do indivíduo (mundo interno), conjunto de crenças que justificam sua opinião ao que é dito, com o qual ele se relaciona com o mundo social (mundo externo).
- Como verbo, “ser” significa “existir” … tudo que é real ou existe.
- Como substantivo, “ser” significa “tudo o que é”.
- É estudada pela “Metafísica”, especificamente pela “Ontologia”, que estuda as propriedades mais gerais do “ser”.
O “ser” é idêntico a si mesmo, não pode ser gerado, é imperecível, indivisível, imutável e imóvel.
O ser é o poder existir.
A existência precede a essência! (máxima do existencialismo).
- O homem existe antes de se definir.
- O homem é livre para construir-se por meio de suas escolhas.
- Não há uma essência humana, mas uma condição humana.
- O homem é um projeto que se vive subjetivamente.
- Indivíduos autênticos são aqueles que tomam suas decisões conscientemente, exercem sua liberdade e assumem a responsabilidade por seus atos.
- Indivíduos inautênticos terceirizam responsabilidades e tentam justificar suas ações por outros motivos.
Conceito de Pessoa.
O termo pessoa tem origem do latim … “persona” … designava a “máscara” usada por um ator para representar um personagem.
- É conceituao como um ser único, que possui individualidade, personalidade, identidade, corpo e alma.
- Tem significado no direito … uma pessoa como entidade física ou jurídica, com direitos e deveres.
- Tem significado ético … a pessoa cria, segue, aprende e se compromete com códigos morais, normas, regras (objetividade) e intenções (subjetividade) e comportamentos.
- Tem significado psicológico … descreve atributos e capacidades da personalidade, autoconsciência, pensamentos, sentimentos, com vontade e inteligência.
- Descreve atributos e capacidades associadas à personalidade, como a autoconsciência, autocontrole.
Desenvolvimento Pessoal.
O desenvolvimento pessoal trata do crescimento e aprendizagem de capacidades individuais (cognitiva, emocional, técnica) para a melhoria da qualidade de vida em várias frentes do ser humano.
Check List.
Desenvolvimento Pessoal.
Desenvolvimento Físico … corpo, doença, disposição, nutrição, exercícios, sono, hábitos salutares, fazer exames e ir ao médico.
Desenvolvimento Mental … estado de bem estar, harmonia de emoções, ideias, ambições, desejos e habilidades; capacidade emocional para lidar com o estresse, ser produtiva e contribuir para a comunidade.
Desenvolvimento Social … construir relações significativas, adaptar a diferentes situações e contextos, capacidade de se sentir parte de um todo, ter lazer e cultivar bons hábitos.
Desenvolvimento Profissional … formular objetivos, estratégias, desenvolver planos e avaliar passos, prazos, identificar competências necessárias para hoje e para o futuro , identificar e construir caminhos e ambientes propícios para o trabalho, reduzir riscos, desenvolver o pensamento crítico, monitorar o mercado de trabalho, avaliar desempenho e resultados alcançados,
Desenvolvimento Relacional … estudar a comunicação, linguagens, meios, ferramentas; desenvolver a empatia, ever com outros olhares, sentir o que os outros sentem, avaliar as relações e reconhecer erros, encontrar soluções ecológicas que satisfaçam as partes, estudar cientificamente a inteligência emocional, buscar mentoria e feedback, , se envolver em projetos educacionais e de treinamento de pessoas.
Desenvolvimento Espiritual … refletir e justificar valores, crenças e propósitos que orientam as ações e pensamentos de uma pessoa, autodescobert das pessoas, independente de religião.
Desenvolvimento Cognitivo … desenvolver harmonicamente as “funções cognitivas” que constróem o conhecimento e inteligência, que envolvem atenção, percepção, memória, pensamento, linguagem, aprendizagem e metacognição.
A pessoa significa o que é distinto, diferentemente do indivíduo, que é indistinto.
A pessoa tem um valor absoluto e existe como fim, em oposição às coisas que têm um valor relativo e que são utilizadas como meios de obtenção de algo.
Pessoa é um ser inteligente e pensante, dotado de razão e reflexão e que pode considerar-se a si mesmo aquilo que é, a mesma coisa pensante, em diferentes momentos e lugares”.
John Lock
O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana … assegura que todas as pessoas tenham a sua dignidade respeitadas pelo Estado.
É um princípio fundamental previsto na Constituição brasileira e considerado uma das bases da República que assegura:
- Uma existência humana adequada, virtuosa, honrada em termos materiais e espirituais.
- Um mínimo necessário ao homem, independentemente da sua condição.
- O direito de levar uma vida digna de seres humanos.
A dignidade da pessoa humana é um valor que envolve a autoestima, o amor próprio ou o culto à própria imagem.
Maltratar, humilhar ou menosprezar a pessoa humana é uma ruptura com o fundamento da dignidade previsto para o Estado Democrático de Direito.
Conceito de Sujeito.
- O conceito de sujeito é central nos debates sobre a autonomia humana e natureza do “Eu” (personalidade humana).
- O sujeito é um ser ou entidade com consciência e experiência única.
- É o observador do objeto e tem relações com objetos ou outras entidades ou sujeitos.
- Exerce ou sofre uma ação.
- É com o sujeito que o verbo concorda.
O conceito de “sujeito e objeto” é feita por René Descartes entre pensamento (sujeito, subjetividade, essência da mente) e a extenção (a ocupação do espaço ou essência da matéria).
- Máxima cartesiana … “penso então existo”.
- Revoluciona a concepção filosófica do que é “sujeito” e “subjetividade”.
- O sujeito é o observador e o objeto é a coisa observada.
- O “sujeito cartesiano” é o “ego do cogito” (penso, pensar), onde o homem é concebido apenas como espírito ou substância pensante.
- O sujeito precisa duvidar antes de adquirir.
- A dúvida deve ser afastada do verdadeiro.
- Pergunta hiperbólica é um método de questionar e dúvidar de todas as crenças e conhecimentos prévios, com o objetivo de chegar a verdades indubitáveis.
- A dúvida “hiperbólica” é propositadamente exagerada e construída filosoficamente, para examinar os conceitos de forma minuciosa, admitindo como verdadeiro apenas o que realmente é, e declarando duvidoso o que não pode afastar a incerteza.
- A ciência legitima o conhecimento do mundo real pelo homem, e para isso, ele precisa duvidar de tudo para encontrar uma certeza inquestionável.
- A ciência deve ser prática e não especulativa.
- O sujeito é falível, limitado, débil, mas capaz de se sustentar e seguir o caminho da verdade.
- Podemos construir uma filosofia que não acredita no falso eseja totalmente fundamentada na verdade.