É uma forma de descrição não linear que permite traçar vários caminhos de diferentes origens e destinos e pode ser acionado e usado repetidas vezes, para contextualizar, analisar escopo, pensar de forma reflexiva (visão do todo de cima para baixo) ou focada de (baixo para cima)
Mapas mentais são feitos para serem feitos, exercitados, reconstruídos … é uma ferramenta de “leitura ativa”, com alta participação e contrle do leitor.
É uma ferramenta para desenvolver conceitos, mapear contextos, escopos, prover visões e perspectivas.
São ferramentas para facilitar você compreender, visibilizare ou não, conceitos e relações de causa e efeito, conforme objetivo cognitivo.
Só se consegue fazer um mapa mental de qualidade, quando refletimos a questão num nível de “profundidade crítica” ou de compreensão.
Dessa forma, é um excelente ferramenta para sintetizar contextos e escopos, compartilhar informações, registrar a sua compreensão, facilitar a comunicação e compreensão das outras pessoas.
Mapas são extremamente úteis para fazer repetições espaçadas, autodiagnósticos, análise de melhorias, resiolução de problemas e tomadas de decisão.
Check List
Aplicação dos Mapas nas Empresas
- Aprender a Aprender … ganhar visão do todo e metacognitiva, e facilitar inserir conceitos e procedimentos, enumerar, planejar, simular, executar, repetir, controlar, ajustar atividades e comportamentos chave de aprendizagem com autonomia
- Construtivismo … catalogar, facilitar a construção e registro de origens, objetivos, rotas, caminhos, para se chegar de um ponto a outro, considerando o conhecimento corrente da empresa e tecnologias disponíveis.
- Foco em traçar caminhos e facilitar a pesquisa ... ex. ensinar ir de A para B via caminhos alternativos.
- Descrever e Explicar .… listar componentes de forma gráfica e hieráquica para facilitar a compreensão de causas e efeitos.
- Enumeração … enumerar de forma estruturada, gráfica, organizada, os “caminhos” (formas de pensar ou solucionar problemas conhecidos) , alternativas para chegar a objetivos (destinos), possibilitar avaliar alternativas em “check points” (pontos de atenção), durante o caminho, ganhar autonomia para fazer “paradas estratégicas”, alterar rotas, retomar ou usar caminhos já traçados anteriormente, da forma mais conveniente e flexível possível.
- imaginar … substituir textos por imagens estruturadas; criar mapas para descrever escopos, perspectivas, caminhos para avaliar a situação, desafios, objetivos, estratégias, planos e desempenho, numa visão dinâmica, flexível, articulada.
- Gatilhos cognitivos ... facilitar a organização de gatilhos e acionamentos de tipos de pensamentos, emoções, atenção,automonitoramento, autodiagnose, autocorreção, autorficácia e vários outras habilidades cognitivas e emocionais, necessária para atingir objetivos.
- Gerenciar Projetos … administrar contextos, escopos, conceitos, relacionamentos, procedimentos, atividades, tarefas, resolução de problemas.
- Identificar e Controlar a Atenção … “mapear” os pontos de atenção da gestão do conhecimento, tais como conhecimento de familiarização, conhecimento descritivo e conhecimento de como fazer.
- Ler de forma Ativa … formatar conteúdos de forma visual, sintética, para aumentar a qualidade da compreensão da leitura.
- Modelagem da Linguagem … construir uma linguagem de alto nível.
- Multidimensional … exploram os vários sentidos, e funções cognitivas, de forma integrada, com ênfase na dimensão visual, gráfica, geométrica e espacial, para representar a realidade.
- Memória … criar “artifícios mnemônicos” para facilitar a gestão e otimização de recursos cognitivos envolvendo a memória” – capacidade, organização, registro, gestão, acesso, economia, compariilhamento, transferência.
- Mudanças … facilitar a identificação de mudanças nas fontes, canais, redes de conhecimento mais frequentes e prováveis do escopo.
- Visualizar
Quando … descrever, explicar, informar, comunicar, transferir, compartilhar informações e conhecimentos, analisar o todo e suas partes
Quem … gerentes, liderados, equipes, aprendizes, pesquisadores (internos e externos), facilitadores, professores, você, eu … todos nós.
Porque … se diferenciar, ganhar vantagem competitiva, (1) se comunicar, (2) resolver problemas, (3) perceber e interpretar o ambiente e sentidos, (4) memorizar e acionar a memória, individual e coletiva, (5)