Observação sobre Conceitos e Aplicação de Mapas
O mapa é uma ferramenta para traçar e controlar rotas para chegar de um lugar a outro, por exemplo de A para B. No dicionário, é sinônimo de:
- Catálogo.
- Representação Gráfica de uma área ou contexto..
- Esquema.
- Carta.
- Lista.
- Planta.
- Quadro.
- Relação.
Os mapas são instrumentos de comunicação que servem para representar graficamente uma área do espaço.
Não objetivam representar todas as informações presentes na superfície ou contexto mas apenas aquilo que o autor deseja demonstrar.
Podem ser físicos, geográficos, políticos, históricos, conceituais, mentais.
Todos os mapas são um conjunto de ementos posicionados no espaço e tempo para explicar caminhos entre sujeito e objeto.
“Mapas são imagens que valem mais do que mil palavras“.
Qualquer mapa pode ser representado por:
- Imagem
- Gráfico
- Grafo – usados para resolver diversos problemas de relacionamento entre grandes conjuntos de dados, de modo que retorne alguma informação útil. A imagem acima é um exemplo de grafo não direcionado e cada vértice e aresta podem carregar algum tipo de dado.
- Conjunto
(de uma forma mais geralum grafo (estrutura de dados para formar redes) ou de forma mais genérica pela teoria de conjunto , com nós e relacionamentos.
O mapa apresenta características determinísticas, claras, específicas, mensuráveis e temporais
Todos conhecemos o que é um mapa, mas paramos pouco para entender os seus princípios … conhecemos superficialmente.
Os mapas reunem teorias e práticas que são excelentes ferramentas cognitivas e de gestão nas empresas e devem ser usados para elevar o “patamar cognitivo da empresa” tanto no nível individual, quanto coletivo.
Observações.
- Os mapas existem em vários campos ou domínios do conhecimento.
- Os mapas não focam em conceitos, ao contrário, enumera-os e relacionam numa caminho para atingir um objetivo.
- Facilitam o sincronismo, alinhamento, integração, desenvolver estratégias, caminhos, direções, sentidos, velocidades, ritmos, medidas ao longo do trajeto ou contexto de tarefas.
- Mapas têm sofrido grandes avanços com a tecnologia digital.
- O Google maps explora bastante esse potencial tecnológico dos “mapas” em várias perspectivas e ajuda a imaginar, visualisar e antecipar as várias situações reais do nosso dia a dia e mapear conhecimentos.
- Quanto maior o uso das tecnologias maior é o poder dos mapas para filtrar grandes volumes de informações e destilar alternativas para a tomada de decisão.
Check List
Aplicação dos Mapas nas Empresas
- Modelagem da Linguagem … construir uma linguagem de alto nível.
- Foco em traçar caminhos e facilitar a pesquisa ... ex. ensinar ir de A para B via caminhos alternativos.
- Construtivismo … catalogar, facilitar a construção e registro de origens, objetivos, rotas, caminhos, para se chegar de um ponto a outro, considerando o conhecimento corrente da empresa e tecnologias disponíveis.
- Enumeração … enumerar de forma estruturada, gráfica, organizada, os “caminhos” (formas de pensar ou solucionar problemas conhecidos) , alternativas para chegar a objetivos (destinos), possibilitar avaliar alternativas em “check points” (pontos de atenção), durante o caminho, ganhar autonomia para fazer “paradas estratégicas”, alterar rotas, retomar ou usar caminhos já traçados anteriormente, da forma mais conveniente e flexível possível.
- Multidimensional … exploram os vários sentidos, e funções cognitivas, de forma integrada, com ênfase na dimensão visual, gráfica, geométrica e espacial, para representar a realidade.
- Ler de forma Ativa … formatar conteúdos de forma visual, sintética, para aumentar a qualidade da compreensão da leitura.
- Descrever e Explicar .… listar componentes de forma gráfica e hieráquica para facilitar a compreensão de causas e efeitos.
- Aprender a Aprender … ganhar visão do todo e metacognitiva, e facilitar inserir conceitos e procedimentos, enumerar, planejar, simular, executar, repetir, controlar, ajustar atividades e comportamentos chave de aprendizagem com autonomia
- Gerenciar Projetos … administrar contextos, escopos, conceitos, relacionamentos, procedimentos, atividades, tarefas, resolução de problemas.
- Usar a Memória … criar “artifícios mnemônicos” para facilitar a gestão e otimização de recursos cognitivos envolvendo a memória” – capacidade, organização, registro, gestão, acesso, economia, compariilhamento, transferência.
- Identificar e Controlar a Atenção … “mapear” os pontos de atenção da gestão do conhecimento, tais como conhecimento de familiarização, conhecimento descritivo e conhecimento de como fazer.
- Perceber Mudanças … facilitar a identificação de mudanças nas fontes, canais, redes de conhecimento mais frequentes e prováveis do escopo.
- Acionar gatilhos cognitivos ... facilitar a organização de gatilhos e acionamentos de tipos de pensamentos, emoções, atenção,automonitoramento, autodiagnose, autocorreção, autorficácia e vários outras habilidades cognitivas e emocionais, necessária para atingir objetivos.
- Usar de imagens … substituir textos por imagens estruturadas; criar mapas para descrever escopos, perspectivas, caminhos para avaliar a situação, desafios, objetivos, estratégias, planos e desempenho, numa visão dinâmica, flexível, articulada.
- Quando … descrever, explicar, informar, comunicar, transferir, compartilhar informações e conhecimentos, analisar o todo e suas partes
- Quem … gerentes, liderados, equipes, aprendizes, pesquisadores (internos e externos), facilitadores, professores, você, eu … todos nós.
- Porque … se diferenciar, ganhar vantagem competitiva, (1) se comunicar, (2) resolver problemas, (3) perceber e interpretar o ambiente e sentidos, (4) memorizar e acionar a memória, individual e coletiva, (5)
- Modelagem … selecionar elementos essenciais para construir, simular, transferir e gerenciar o conhecimento e informações.
- Memorização … desenvolver blocos de informções memoráveis e acionáveis.
- Metacognição … que permite aprender a aprende, construir, trasferir e compartilhar o conhecimento de forma eficaz e eficiente.
- Gestão do conhecimento descritivo para aprender a aprener e contruir o conhecimento.
- Este mapa mental tem como objetivo dar uma visão simplificada e geral dos conceito de “Empresa e Negócio”.
- É uma forma de descrição não linear que permite traçar vários caminhos de diferentes origens e destinos e pode ser acionado e usado repetidas vezes, para contextualizar, analisar escopo, pensar de forma reflexiva (visão do todo de cima para baixo) ou focada de (baixo para cima)
- Mapas mentais são feitos para serem feitos, exercitados, reconstruídos … é uma ferramenta de “leitura ativa”, com alta participação e contrle do leitor.
- É uma ferramenta para desenvolver conceitos, mapear contextos, escopos, prover visões e perspectivas.
- São ferramentas para facilitar você compreender, visibilizare ou não, conceitos e relações de causa e efeito, conforme objetivo cognitivo.
- Só se consegue fazer um mapa mental de qualidade, quando refletimos a questão num nível de “profundidade crítica” ou de compreensão.
- Dessa forma, é um excelente ferramenta para sintetizar contextos e escopos, compartilhar informações, registrar a sua compreensão, facilitar a comunicação e compreensão das outras pessoas.
- Mapas são extremamente úteis para fazer repetições espaçadas, autodiagnósticos, análise de melhorias, resiolução de problemas e tomadas de decisão.