“Uma imagem vale mais que mil palavras” … é uma frase utilizada para transmitir a ideia do poder da comunicação através das imagens.
Confúcio (552 a 479 a.C).
Uma imagem mental expressa muito mais do que palavras, pode representar uma circuntância, tarefa, sujeito, objeto do conhecimento … qualquer coisa.
- Iumina muitas áreas e caminhos cerebrais … atua como um “holofote” que direciona a atenção e contrle de recursos mentais.
- É uma abstração de alto nível.
- É olhar o mesmo objeto em várias perspectivas reais ou não reais.
- Compreender um todo em movimento de forma viva.
- Visualizar o objeto ou sentí-lo.
- Posicionar o sujeito ou o obejto no espaço ou contexto.
- Quebrar barreiras físicas.
- Expandir a realidade.
- Quebrar pradigmas.
- Demanda operações conceituais.
- Memorizar … não esquecer e relembrar, adquirir, armazenar e recuperar informações.
- Aprender … ganhar conhecimento pela experiência mental de simbolizar a experiência física ou metafísica.
- Desenvolver a cognição … tecnica de ganhar conhecimento, construir ferramentas para contruir o conhecimento e inteligência … autociência e autocontrole da atenção, percepção, pensamento, memória, linguagem,
Uma imagem mental tem forma e conteúdo, sendo forma a sua aparência, configuração, formato, aquilo que transporta um conteúdo e conteúdo, aquilo que “ocupa” uma forma, um conjunto de conceitos e ideias, matéria, material, objeto do conhecimento.
Pode reunir conceitos e sentimentos simples ou complexos de infinitas formas.
É uma “representação mental” de qualquer coisa, física ou abstrata, sujeito ou objeto do conhecimento, problema ou solução.
Uma imagem mental é muito mais significativa (expressiva), memorável (mnemônica), perceptiva (fácil compreensão), do que textos e palavras.
Quando imaginamos e formamos imagens, o trabalho do cérebro é intenso, constrói e ilumina muitas conexões neurais e em várias áreas do cérebro.
Formar imagens é uma atividade cognitiva de alto nível.
Imagens mentais em é uma “ferramenta cognitiva” que o sujeito usa para interagir com o objeto do conhecimento e desenvolver a imaginação.
É uma estrutura de pensar e de linguagem de comunicação não linear.
Pode ser lida e compreendida de várias formas, perspectivas, caminhos e contextos envolvidos.
É uma forma de representar, descrever, compreender a realidade, fato, evidência.
É o resultado do processo de imaginação.
A imaginação é uma habilidade de nível superior que usa signos e símbolos mentais para guardar, relembrar e reconstruir memórias.
Tanto a imagem quanto a imaginação dependem do sujeito e objeto do conhecimento.
exigem exige propósito, objetivo, necessidade, sociabilidade, autoconsciência, empatia
Fazer imagens mentais que possam ser imaginadas ou visualizadas é uma forma de desenvolver e avaliar o conhecimento de famililiaridade, descritivo e prático … mexe com os três tipos de conhecimento.
Imaginar, um dia na praia … envolve vários sentidos, como vento, cheiro do mar, som de gaivotas, pessoas, sons, sabores, sensações físicas, sentimentos e emoções.
Imaginar …
Gestão de tarefa … compreender propósito, objetivo, situação, metas, estratégia e recursos, plano, ações, uso de ferramentas, controles e ajustes.
Comportamento de compra … como o conscientizar, pesquisar informações, reduzir incertezas, analisar critério e alternativas, escolher a solução, justificar valor e satisfação.
Comportamento de venda … prospectar, informar, engajar, contratar, venda, operar, se relacionar e fidelizar.
Análise da situação atual … avaliar forças, fraquezas, oportunidades, ameaças, situação competitiva.
Solução de problema … situação, problema, causa, efeitos, solução, resultado.
Justificativa de Valor …
Como Desenvolver a Imaginação
Ciência
Aplicar métodos científicos.
Observar.
Reunir fatos e dados.
Fazer hipóteses.
Evidenciar.
Teorizar.
Testar hipóteses.
Cognição
Estudar a si mesmo.
Entender como o seu cérebro funciona … atenção, percepção, memória, pensamento, linguagem, aprendizagem.
Acessar tipos de pensamentos (1,2,3)… analítico, crítico, objetivo, prático, sistemático, filosófico, científico, criativo
Acessar tipos de percepção … consciência, sentidos, sensações, intuição, intuição lógica, pressentimentos.
Sentimento e Emoção
Memorizar … episódios, conteúdos, imagens, formas, mnemônicos, gatilhos, ganchos.
Comunicar … falar várias línguas informais e formais.
Gestão …
Construir atividades, tarefas, rotinas e ferramentas para modelar e medir mudanças.
Representar o físico em abstrato …
- Representar a realidade graficamente.
- Fazer abstrações.
- Eliminar barreiras físicas, expandir a realidade.
- Fazer operações conceituais.
- Analisar paradigmas físicos e conceituais.
- Criar mapas conceituais.
- Modelar contextos, situações, caminhos, meios e fins.
Representar o abstrato em físico
Fazer existir, transformar conceitos abstrato em bens e serviços de uso real, vivenciar imagens mentais e “viver o abstrato” – conectar com os sentidos.
Criar e Inovar
Visualizar e criar criar produtos de alto valor, de forma sistemática, científica e artística, “sair do quadrado”, se despreender de ” antigas amarras físicas”; “pensar livre”, desconstruir amarras mentasi” e construir novas amarras físicas, ao longo do tempo e reprodutivamente.
Modelar e Simular
Analisar cenários e estados mentais com uso de imagens para analisar situações, condições, pererspectivas e antecipar soluções … testar novas regras e concepções na forma de representar e perceber as coisas.
Desenvolver funções cognitivas … aplicar técnicas e ferramentas mentais para perceber, atentar, memorizar, pensar, comunicar, aprender e desenvolver outras funções e procedimentos cognitivos derivados de métodos filosóficos, artísticos e científicos.
Imaginação e um processo cognitivo de nível superior … tem alta relação com metacognição, autodidatismo, criação, inovação e solução de problemas.
A habilidade de criar e recriar imagens é uma capacidade cognitiva de nível superior e boa preditora de bom desempenho cognitivo (eficiência e produtividade) e tomada de decisão para escolher alternativas e caminhos (eficácia).
- Imaginar leva a um “estado cognitivo superior” ou “formatação da compreensão”, que pode facilitar o processo cognitivo composto de tenção, percepção, memória, pensamento, linguagem e aprendizagem.
- Todos nós possuimos um certo grau de capacidade ou habilidade de imaginação.
- Algumas pessoas têm imagens claras e outras não.
- A habilidade de imaginação pode ser desenvolvida!
- Permite ir além das fronteiras físicas … na imaginação o objeto, cena, evento, não estão presente.
- Representar idéias de forma “concreta na mente, com formas, sinais, fórmulas, equações, geometria,
Imagens permitem você olhar qualquer situação de vários pontos de vista diferentes, sentir o “volume”, as dimensões, forrmas, estruturas, modelos, e explorar mentalmente o passado e o futuro.
Como Criar Imagens
Acionar a imaginação e criar imagens depende da epistema da pessoa, ambiente propício, técnica e prática para explorar os 5 sentidos,
A imaginação é o processo de gerar imagens e depende de um “ambiente propício”.
A imaginação não se limita a ver a imagem na mente, inclui a percepção dos cinco sentidos, sentimentos, criar imagem e resposta a uma situação hipotética.
A capacidade de imaginação é uma habilidade (adquirida),
O ensino envolvendo técnicas de aprendizagem integrando vários sistemas sensoriais sobrepostos beneficia a aprendizagem.
O treino da imaginação na empresa está relacionado ao desenvolvimento da inteligência técnica, cognitiva e emocional.
- Estrutura
- Formas geométrica 2D … reta, círculo, triângulo, quadrado, …
- Formas geométrica 3D … plano, esfera, pirâmide, cubo, …
- Equação … modelagem matemática
- Fórmula … representação de uma proposição; “expressão, grafo ou frase regrada”
- Curva … representação da equação no plano 2D
- quivalência … a + b = c – d
- Fórmula … função ( equação, quantificação).re de Decisão … a > b > c … a implica b, que implica c.
- Grafo … a * b * c … a se relaciona com b, que se relaciona com c.
- Mapas … abc estão posicionaalmente definidos..
- Proposição
- Movimentação … descrever movimentos que exijam
- Símbolização … associar vários conceitos a um símbolo,. ex, marca, emblema, gesto, olhar.
Imaginação x Visualização
Visualizar uma imagem de solução de uma “situação estratégica” e repetir essa imagem mental com frequência, ajuda a compreender as necessidades, problemas, desejos e alternativas de solução e oportunidades de negócios.
Quando usar a Imaginação
Devemos usar a imaginação em todas as atividades empresariais, como se fosse um “sexto sentido”.
Veja na sequência
Planejar … imaginar o futuro
Desempenhar … imaginar a ação mentalmente imediatamente antes à execução.
Modelar
Prever
Objetivar
Analisar
interagir em time, escrever, explicar, contar história, atrair, investigar, analisar, solucionar, comunicar, propor uma solução, decidir, vender e comprar, …
Na maioria das vezes as pessoas não usam o poder da imaginação corretamente, devido a vários fatores.
Deixam essa “questão da importância da imaginação” correr frouxo … desperdiçam recursos físicos e mentais.
Como desenvolver a Imaginação
Uma pergunta que logo vem a mente … como desenvolver a imaginação?
- Todos nós possuimos um certo grau de capacidade ou habilidade de imaginação.
- Algumas pessoas têm imagens claras e outras não.A habilidade de imageinação pode ser desenvolvida!
A pessoa antes de imaginar (visualizar) precisa compreender ou contextualizar.
É necessário escolher métodos e ferramentas para desenvolver a imaginação.
Imaginação é um método de criação!
Você precisa saber como usar de forma eficaz para obter resultados, para não perder tempo e se decepcionar.
Requer esforço, seriedade e persistência.
Não adianta ler e participar apenas de workshops.
Exige exercício de introspecção cognitiva emocional.
É necessário criar um ambiente propício, conhecimento, informações, ferramentas adequadas.
- É necessário aplicar métodso … que significa processar, fazer mudanças.
- Motivação via objetivos.
- Atenção, autodisciplina.
- Conhecer regras e segui-las.
Imagem e Neurociência
A neurociência, no estudo dos comandos e funções do cérebro, comprova que uma imagem cria muito mais conexões neurais e “ilumina” muito mais partes do cérebro das pessoas e facilita a aprendizagem, a concentração da atenção, percepção, comunicação e persuasão.
Saiba mais …
Imaginação vs Visualização
Imaginar nem sempre envolve visualização.
Imaginação e Visualização têm significados semelhantes, para formar uma imagem mental ou conceito … mas tem diferenças no aspecto cognitivo.
Imaginação é criar imagens internas na mente que não são visíveis aos sentidos.
Já a visualização é ver as coisas à partir do ponto de vista da pessoa, se colocar no lugar dela.
Imaginação é ver as coisas na terceira pessoa e visualização é ver na perspectiva da pessoa.
Imaginar é suave e transitório.
Visualizar é duradouro e se torna uma criação à partir da concentração da atenção / energia.
Visualizar sempre se refere à criação de uma imagem mental ou representação.
As evidências científicas mostram que a visualização é uma ferramenta poderosa para o autoaperfeiçoamento.
O verbo visualizar significa formar uma imagem ou quadro mental.
A visualização envolve a formação de uma imagem na mente, geralmente uma visão de algo que já vimos … caso não tenhamos visto, pode ser que não consigamos visualizar.
Visualizar envolve apenas imagens visuais.
Se olharmos para o mesmo exemplo de um dia de inverno, a visualização leva em conta apenas a paisagem, cores, pessoas e objetos, não leva em consideração toda a experiência, incluindo sabores, cheiro e toque.
Por que a visualização é tão poderosa?
A visualização foca sua mente no que você deseja.
Visualização de dados ajuda a tornar grandes quantidades de dados mais facilmente acessíveis e compreensíveis.
Transforma números, letras e conexões em formas visuais esteticamente agradáveis.
A visualização facilita reconhecer padrões, tendências e exceções.
A visualização é uma forma de modelar a realidade.
Reduzir o estresse do corpo, quebrar barreiras físicas, fazer operações mentais objetos e relaxar.
O corpo reage aos pensamentos e sentimentos.