Como Desenvolver a Ética na Empresa.
1. Criar Código de Ética.
- Focar na proposição de valor da empresa … foco, singularidade e mensagem … enumerar 5 atributos.
- Enumerar até 3 comportamentos essenciais e prioritários para cada dimensão de valor.
- Estabelecer regras.
- Explicar linguagem
- Explicar costumes … hábitos, práticas frequente, modo de pensar e agir, o que é apropriado e não apropriado.
- Focar no comportamento assertivo e afastar os comportamentos passivo, manipulador ou agressivo.
O código de ética conecta a proposta de valor (forma) com a ética (conteúdo), são duais, complementares e indivisíveis.
- É impossível disassociar o conceito de ética do conceito de valor e percepção de valor.
- Ao contrário, desenvolver a ética significa desenvolver automaticamente a percepção de valor das coisas.
- O que você sente quando fala por exemplo: ” essa pessoa é ética”?
- Quando a pessoa ou empresa é ética, age seguindo códigos moraais e boas intensões, significa para os outros ao seu redor, que ela respeita os indivíduos e a sociedade, independente de quem você seja … o ético cuida de si e não deixa que os outros façam o seu trabalho … uma espécie de egocentrismo social que faz bem!
A empresa ética gera e mantem as bases do ambiente propício para gerenciar mudanças, conviver em time, em sociedade, educar e gerar prazer de desenvolver necessidades e atingir objetivos das pessoas … talvez esse, o “prazer de conviver em time” seja um dos indicadores qualitativos (não expresso em números) mais efetivos para se avaliar a ética e a saúde empresarial.
2. Trabalhe em time.
- Envolver as pessoas em times … funcionários e clientes.
- É mais provável que seus colegas se envolvam em qualquer Código de Prática ou Código de Ética se estiverem envolvidos em seu desenvolvimento.
3. Reforçar Benefícios do Código.
- Valorizar o Código de Conduta ou Código de Ética.
- Personalizar continuamente o código com as mudanças na proposta de valor do tipo de negócio da empresa.
4. Ser um Bom Modelo.
O comportamento ético sólido começa no topo com os líderes da empresa.
Serve ser uma regra única para todos.
5. Treinar Times.
Todos precisam saber “o que é” e “por que” é importante, o que está em risco, quais os possíveis efeitos da violação do código ético.
É necessário treinar sobre os valores e a ética da empresa em situações frequentes, emergentes e importantantes.
6. Promover Comportamento Ético.
Ter uma reputação de empregador ou fornecedor ético é ótima ferramenta de marketing… por exemplo, ajudar a garantir que qualquer resíduo de sua empresa seja reciclado adequadamente, obter recursos de fontes sustentáveis, aplicar políticas de RH robustas que protegem seus funcionários, usar o site da empresa com materiais de marketing, mídia social e relações públicas para dizer às pessoas como você está fazendo a diferença.
7. Recompensar o Comportamento Ético.
Valorizar e recompensar o comportamento ético, tal como prêmio mensal em reuniões de equipe, para indivíduos que deram bom exemplo de como de comportamento íntegro.
8. Aprender com os Erros.
Falta de ética resulta em danos à reputação gera danos, cujo único benefício é gerar a oportunidade de mudar a maneira de trabalhar para evitar que isso aconteça novamente …. é um bom momento para alterar seu Código de Conduta ou Política de Ética.
9. Denunciar Comportamento Antiético.
Criar uma maneira fácil e privada de denunciar qualquer comportamento antiético … é preferível delatar colegas do que as consequências do comportamento antiético … garantir que haja pessoas em sua força de trabalho treinadas para investigar quaisquer reclamações.
10. Mova-se com os tempos.
As políticas de ética precisam refletir o mundo em constante mudança em que vivemos, inspirar a evolução da marca.