A Socialização na empresa é: 1) a forma como as experiências de aprendizagem são estruturadas, 2) como colaboradores ajudam outros a se integrarem no grupo social e 3) compreenderem a cultura da empresa,.
- Como a empresa exerce sua função social?
- Como promove a igualdade, cria empregos, respeita o meios ambiente, praticar a ética, além de mellhorar o bem estar da comunidade?
- Como contribui para o desempenho engajamento, inovação, felicidade e realização
Este check list tem como objetivo:
- Sumarizar o que é socialização na empresa e efeitos no aprendizado e desenvolvimento pessoal e empresarial.
- Ressaltar a importância da gestão social na empresa.
- Listar atividades sociais chave … identificar “rotinas sociais”.
- Servir de ferramenta … para estudar, refletir e modelar o processo de “socialização” na mpresa e suas ofertas.
- Selecionar atributos de valor … para representar o perfil social da empresa.
- Fazer diagnóstico … identificar perfil, “nível de socialização”, gaps, individual e coletivo.
Check List.
Socialização na Empresa.
Veja na sequência mais de 25 atividades de socialização na empresa.
- Aculturar …
- Ambientar …
- Aprender …
- Aproximar Pessoas …
- Assimilar Hábitos …
- Coletivizar …
- Compartilhar …
- Comunicar …
- Conceituar …
- Construir …
- Desenvolver Comunidades …
- Contextualizar …
- Desenvolver pessoas …
- Desenvolver a ética …
- Ensinar …
- Familiarizar …
- Formar redes …
- Humanizar …
- Influenciar …
- Integrar …
- Interagir …
- Internalizar …
- Justificar crenças …
- Mudar …
- Perguntar …
- Socializar …
- Valorizar …
Ver Check List “Socialização na Empresa EM MAIORES DETALHES.
Indicadores Sociais na Empresa.
Veja indicadores mais frequentes utilizados para planejar, desempenhar, controlar e ajustar as atividades sociais na empresa, na sequência:
- Quantidade de contratações.
- Rotatividade de pessoal.
- Benefícios para colaboradores.
- Diversidade e inclusão.
- Saúde e segurança.
- Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas.
- Engajamento de comunidades.
- Política de insumos para a produção.
- Código de ética
- Regras para prover gerais e preceitos.
- Normas para estabelecer regras específicas.
- Padrões (norma sob consenso).
- (… lista não exiastiva … ).
A relevância e uso de cada indicador social depende de vários fatores como contexto, situação, objetivos, estratégias e recursos da empresa, que mudam com o tempo, mas trabalham de forma acumulativa e sinérgica e compõem uma rede de indicadores.
Para que são usados?
- Avaliar o impacto na cadeia de valor, público alvo, cliente ideal.
- Prospectar melhorias sociais das ofertas, produtos, serviços e soluções.
- Aumentar o valor social.
- Desenvolver autoridade, reputação e referência.
Socialização … Ciência do Ser Social.
- Somos criaturas sociais.
- Socialização é uma ciência para desenvolver o “ser social”.
- Exige método científico e conhecimentos teóricos e empricos para quem formula e para quem aplica.
- Socializar é base para desenvolver pessoas, desde o nascimento.
- Está na base do educar mirando no longo prazo para ajudar no médio e curto prazos.
- Socializar é depenente fortemente da promoção do acesso a informação e conhecimento.
Socializar na gestão da empresa e desenvolver marcas , produtos, serviços e soluções de informação e conhecimento.
- A ciência social tem o objetivo de desenvolver e transportar outras ciências para socializá-las.
- Socializar está na base de todas as ciências.
- Somos afetados tanto pela natureza (genética), quanto pela forma de socialização e ambiente social em que somos criados, família, comunidade, escola, trabalho, cultura, política … tudo isso entra como “fatores sociais”.
- Socilizar significa educar e garantir bem estar, bem comum e qualidade de vida.
- Significa também, interação que está na base da socialização e aculturamento da sociedade, em várias perspectivas (pessoas, funcionários, clientes e parceiros).
- Socialização na empresa é construir, transferir competências e costumes e empoderar as pessoas para desenvolver e participar da cultura empresarial.
- Afeta todas as atividades da empresa tal como a forma que ela “respira”, se comunica e se posiciona como “ser social”.
- A capacidade de socialização é fator de predição de sucesso, motivação de funcionários e cadeia de valor.
Conclusão sobre Socialização na Empresa
- Socializar é aculturar …. desenvolver a cultura corporativa, interagir e conhecer pessoas dentro e fora da empresa.
- Contribuir para quebrar paradigmas e inovar.
- Desenvolver indicadores qualitativos para medir mudanças sociais.
- Modelar estratégias de comunicação, relacionamento com o mercados alvo.
- Fundamentar mudanças, já que tudo é filtrado pelo “sujeito social”.
- É uma atividade de gestão da marca, informação, conhecimento e mudanças.
- Ajuda o sujeito se autoconscientizar da importância da interação entre pessoas.
- Provê o bem estar, descobrir, compreender, garantir acesso a informação e ao conhecimento.
- Socializar molda pensamentos e estados mentais” … e hábitos de trabalho.
- Foca no trabalho em equipe e coletivo.
- Elabora táticas para compartilhar informações.
- É fator significativo e relevante para a empresa crescer.
- Permite aprender mais rápido já que produz informação de maneira mais eficiente e oportuna.
- Prove mais abertura e interação entre as pessoas … e aumenta a capacidade de compartilhamento e aquisição de conhecimentos.
- Aumenta a capacidade do sujeito para resolver conflitos … diálogar, abordar e lidar com os problemas antes que se tornem graves.
- Um dos fatores chave da socialização é inspirar a colaboração … gerar conexões emocionais e íntimas mais fortes entre as pessoas e estabelece “zonas de conforto” de forma mais natural.
- Socialização é preditivo de melhora da saúde e moral … trabalhadores saudáveis são trabalhadores felizes e mais produtivos, levam a caminhos de melhor moralidade no local de trabalho e saúde.
- Finalizando … aumenta networking, essencial para promover relacionamentos úteis, desenvolver e impulsionar redes sociais e desenvolver a carreira profissional.
Socializar torna a força de trabalho mais eficiente, unida, engajada e forte.
Teste seu Conhecimento.
- O que é socializar na empresa?
- Por que socializar na empresa?
- Como socializar na prática, quais são as atividades e ferramentas de socialização?
- Como medir o seu nível de socialização e da sua empresa?
- Como medir e ganhar vantagem competitiva com habilidades de socialização?
- Qual o seu nível de socialização e da sua empresa?
- Como justificar o valor da socialização?