A teoria tem como objetivo a construção conceitual dos fenômenos (estruturas físicas) , a fim de compreendê-los e explicá-los.
Tem a principal função de reunir um “conjunto de regras de inferência”, para fazer previsões de dados e de fatos.
Estruturar as uniformidades e as regularidades.
Criar leis do sistema, para torná-lo cada vez mais amplo e coerente, com a vantagem de corrigir e aperfeiçoar ao longo do tempo.
Habilitar o sujeito (pesquisador) a perceber os problemas e suas possíveis explicações.
A validade da teoria depende da sua capacidade de cumprir as funções de um esquema de unificação sistemático, através de conteúdos diferentes.
O grau de compreensão é um dos elementos fundamentais da sua validade
A teoria orienta a pesquisa, busca dos fatos, critérios para observação, testar hipóteses e buscar respostas às questões formuladas.
Contribui para a “modelização de um quadro heurístico para a pesquisa” – uso de estratégia intuitiva para procura, descobertas e escolhas e decisões mais rápidas, adaptativas, com esforço mínimo.
Teoria compara-se a uma ‘rede’ com o objetivo de ‘recolher’ ou captar o mundo para dominá-lo, racionalizá-lo e compreendê-lo.
Busca a sistematização explicações consistentes e não refutáveis dos acontecimentos.
Ajudam a orientar futuras investigações, ou traçar ‘mapas’ da realidade.
É a base de referência do trabalho científico.
Cronologicamente falando, é possível sustentar que nós como cientistas :
O Método Científico e o desenvolvimento de Teorias.
Uma análise cronológica
- Voltamos a atenção para identificação de variáveis relevantes.
- Observamos dados singulares e classificamos de maneira apropriada.
- Formulamos hipóteses, mesmo ainda no início da investigação e com variáveis frouxamente associadas.
- Nesse processo, de início surgem certas generalizações ‘brutas’ – as ‘generalizações empíricas’, que testam as hipóteses.
- Se a investigação avança, hipóteses podem criar um sistema de hipóteses, que podem ser um embrião de uma teoria.
- Depois vem a ‘descoberta’ de relações lógicas com resultados conhecidos, a admissão de certos ‘pressupostos’ ou axiomas na sistematização do corpo de conhecimentos … e, por fim a teoria.
- A teoria necessita ser reconhecida após evidências e investigações conduzidas por outros cientistas.
As afirmações categóricas feitas pelas teorias destinam-se a sistematizar o que se sabe acerca do mundo que nos cerca.
Dessa forma, as teorias têm um objetivo pragmático de efetuar o ajuste intelectual do homem com o
contorno, e compreensão do que acontece à sua volta.
A teoria é uma “chave para compreensão dos fenômenos”, que explica regularidades previamente
constatadas.
O auge da atividade científica é a formulação da teoria, que constitui o nível máximo de abstração a partir da formulação dos enunciados protocolares iniciais.