“Episteme” do grego significa “conhecimento“.
“Epistemologia” significa “teoria do conhecimento”.
(epistemologia, teoria do conhecimento, filosofia da ciência, são sinônimos).
As várias teorias do conhecimento que surgiram ao longo dos séculos, buscam compreender o modo como adquirimos conhecimento verdadeiro – filosófico e científico – diferente e de “nível superior” ao conhecimento cotidiano ou “senso comum”.
Elas espelham as investigações humanas e criam “conceitos” para explicar a realidade.
Desde os seus primórdios, a filosofia constrói continuamente uma estrutura de conhecimento, que estuda as habilidades humanas.
Como ganhar conhecimento, pensar, conversar, argumentar, investigar, analisar, compreender, comunicar, inferir, persuadir, resolver problemas, tomar decisões.
Como buscar conhecimento via a formação de “grupos sociais”, que formam “redes sociais”, para construir , preservar e valorizar culturas, recursos, ferramentas, produtos e serviços.
Epistemologia” desenvolve métodos e ferramentas que estudam “o que” e por que” da natureza e aquisição de conhecimento.
- Desenvolver o pensar crítico e conhecimento científico do sujeito.
- Explicar métodos e ferramentas que ajudem a formular perguntas e problemas filosóficos.
- Ajudar a fazer abstrações, criar conceitos, avaliar princípios, validar ou refutar teorias, aplicar teoremas, caminhos e tomar decisões.
- Fazer avaliações de argumentos lógicos, valor e importância objetiva de produtos e serviços.
Definições sobre Conhecimento
Existem diferentes definições de conhecimento e diferentes teorias que se complementam e evoluiram ao longo desses 2500 anos de história da filosofia ocidental, para atender todos os tipos de necessidades e objetivos .
Veja 3 definições simles do conceito de conhecimento muito usadas …
- Conhecimento é Sensação … experiência … para essa teoris são os sentidos humanos que fornecem o primeiro plano de informações (direto), mas os sentidos são subjetivos e dependem de cada pessoa, pode ser alterado com a idade e tempo, e portanto é um tipo de conhecimento inconfiável (não científico), não universal,.
- Conhecimento é a Análise do Objeto … a principal proposição de defesa do empirismo, pois, para melhor análise de cada estrutura, o sujeito deve decompor o objeto até buscar o seu particular e nele a ideia do que é conhecimento.
- Conhecimento é Crença verdadeira justificada … teoria de Platão, que busca a universalização ao invés de subjetivação, ou seja, o conhecimento é aceito de acordo com a sociedade e cultura de onde se existe; crença são convicções aceitas por grupos de pessoas, com base em valores, costumes e hábitos desses grupos; o conhecimento considerado verdadeiro, dentro desta concepção platônica, deve ser acreditado à luz de algum critério que seja aceito por todos; dessa forma, pode-se construir um conhecimento capaz de transcender o particular e o tempo e alcançar o inteligível.
Principais Teorias do Conhecimento
Platão … Primazia das Ideias
Os sentidos determinam a experimentação das coisas e o entendimento dos fatos, enquanto o mundo inteligível é aquele no qual a razão é que determina o entendimento das coisas.
O mundo real é o mundo das ideias, em que as experiências sensíveis não têm efetiva importância porque são subjetivas.
Por exemplo … para os idealistas (racionalistas, universalistas) como Platão, o conceito universal de mesa, captura características gerais pertencentes a todas as mesas … mesas com três pernas, com quatro, de madeira, de vidro ou de plástico…
Para os “platonistas” (idealistas) o mais importante é a alma – aquilo que está dentro de nós mesmos e onde está a realidade e para isso, é necessário “abandonar” o sensível e experiência.
Na teoria do conhecimento de Platão é necessário que a pessoa esteja “equipada intelectualmente” para interpretar a realidade, lidar com suas próprias buscas, descobertas e paradigmas.
Aristóteles … Primazia dos Sentidos
De forma contrária, o empirista acredita e formula sua teoria na existência de particulares e conceitua o universal como uma coisa inexistente
Aristóteles, discípulo de Platão, tinha uma visão empirista diametralmente antagônica a de Platão, onde os sentidos são a primazia do conhecimento.
Por exemplo … para os empiristas o mais importante são as particularidades de cada mesa; não existe um conceito de mesa comum ou entidade “mesa”.
René Descartes … Racionalismo
O conhecimento humano é inato, ou seja, nasce com o ser humano.
Os sentidos são falhos e distorcem a imagem do mundo.
A razão é o fundamento último do conhecimento humano.
A razão é a que dá segurança na busca da verdade.
Os sentidos só têm valor sob o comando da razão
Descartes também criou o plano cartesiano e estabeleceu um método para a filosofia que a aproximava da geometria.
Vygotsky … teoria socioconetrutivista ociointeracionista
Enfatiza a importância das interações sociais no desenvolvimento cognitivo, sendo o aprendizado um processo socialmente mediado, onde o conhecimento é construído através de diálogos e colaborações.
Aprendemos através das nossas interações com os outros e com o ambiente ao nosso redor.
O desenvolvimento intelectual é fundamentalmente moldado pelo contexto cultural e pelas relações sociais (diferentemente de teorias que colocam o desenvolvimento individual no centro).
Gestores e empresas (escolas) são responsáveis em desenvolver a “cultura construtivista” centrada nos valores da empresa.
Símbolos culturais devem ser usados como “pontes para aquisição de novos conhecimentos.
Aprendizagem deve ser concebida como experiência social, mediada pela linguagem empresarial e planos de ação gerenciados.
O conceito de professor/gestor muda para mediador/gestor, com função explícita, importante e ativa no “processo de aprendizagem” e na maneira como o profissional e time adquirem conhecimento.
O objetivo principal da relação de mediação é conduzir indivíduos e times obterem conhecimento da forma mais eficiente, adequada e colaborativa, construir times.
Buscar relações de cooperação, respeito, desenvolvimento entre os pares, não impor e sim conscientizar.
A empresa deve assimilar, adequar, equlibrar linguagens e ferramentas continuamente.
Um conceito-chave para o trabalho e aprendizado em rede é a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) … que mede qualitativamente, a diferença entre o que uma pessoa pode aprender sozinha e o que ela pode aprender com a ajuda de outros, colegas, facilitadores, mediadores.
Piaget … Teoria Piagetiana ou Teoria Genética
O indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental.
A teoria de Piaget se baseia na ideia de que o conhecimento é construído a partir da interação entre o indivíduo e o ambiente.
Estuda o processo de assimilação, adaptação e equilibração do conhecimento.
A adaptação é uma característica central ao longo da vida do sujeito, desde o nascimento e os vários estágios.
A educação deve oferecer a descoberta e a construção do conhecimento através de atividades desafiadoras.
O conhecimento não está no sujeito (organismo), tampouco no objeto (meio), mas é decorrente das contínuas interações entre os dois.