A filosofia é propositadamente de carater amplo e aberto.
A filosofia na empresa é uma aplicação da filosofia prática.
é o campo focado na compreensão, no questionamento e no aprimoramento dos processos e métodos científicos.
Busca garantir os fundamentos para que o trabalho científico ocorra da melhor forma, proporcionando um conhecimento que seja indubitavelmente confiável.
Busca abrir problemas fechados.
Ir além ou ampliar paradigmas.
Pode focar num ou vários princípios ou valor, ou singularmente voltada para a questão da diferenciação.
A filosofia empresarial é essencialmente flexível para organizar as mudanças, ajudar a desenvolver o espírito humano e a sua capacidade de aprender, para transformar o senso comum em trabalho científico, tecnológico e empresarial.
- Perguntas e Problemas Filosóficos … usar perguntas e problemas como duas ferramentas básicas e metacognitivas (refletir o fazer) para criar outras ferramentas; formular/analisar problemas abertos, que não têm uma unica resposta e endereçados para resolver categorias de problemas; facilitar a analise (desamarração) de “perspectivas dialéticas” que gerem novas perguntas, respostas, soluções evolutivas, que aumentem a compreensçao do objeto do conhecimento; gerar respostas qualitativas (baseadas em características e não em quantidades), mutáveis e ajustadas ao contexto de mudanças; projetar o futuro e afastar viéses subjetivos; focar na forma, reprodução e registro de pensamentos e tomadas de decisão na empresa; entrar no estado mental filosófico, que perlite saltos do operacional para o tático/estratégico.
- Crenças Verdadeiras Justificadas … usar perguntas e problemas como ferramentas para construir e descrever as crenças – verdades que a empresa acredita; servir de base para justificar princípios, conceitos, conhecimentos, teorias, práticas e comportamentos; usar as perguntas/respostas/problemas como “ferramentas mentais” para assimilar, adequar, equilibrar crenças, em função das interações e mudanças nas experiências.
- Princípios e Conceitos … usar as perguntas e problemas para selecionar princípios (normas e padrões de conduta geral), à luz de crenças, contextos e conceitos, estes, ideias notórias que são a base para a compreensão e aplicação de técnicas
- Técnicas … entender procedimentos e relações de causa e efeito para manipular e controlar a matéria ou pensamento e obter um resultado específico; guiar/ferramentar a relação do homem com a natureza, usar ferramentas, transmitir cultura pelo uso/prática.
- Valores … saber selecionar e sintetizar os atributos de valor, características, qualidades, necessidades mais relevantes, para formar o perfil da empresa/marca, descrever e atrair seus clientes ideais, aqueles que darão maior valor à marca, retorno financeiro, econômico, social e humano.
- Diferenciação … apontar direções organizacionais, recursos, comportamentais, caminhos investigativos, meios e fins, para oferecer produtos e serviços, com características únicas e valorizadas pelos clientes e mercados; chamar a atenção.
- Sustentabilidade …fazer perguntas para problematizar/analisar o crescimento da empresa de forma equilibrada e responsável, respeitando o meio ambiente e a sociedade; analisar oimpacto da cultura organizacional em todos os segmentos do negócio.
- Aprendizagem … orientar a gestão do conhecimento, aumentar a inteligência e capacidade de aprender sobre si, outras pessoas, ofertas, serviços e relações; usar ferramentas filosóficas e científica; saber separar conhecimentos de familiaridade convivência), descritivo (teoria) e tácito (prática).
- Pensamento Crítico … perguntas e respostas filosóficas modelam o pensamento crítico e investigativo; facilitam a criação e registro de caminhos e imagens, esquemas e modelos mentais; facilita exercítar várias perspectivas entre o sujeito e objeto de acordo com as mudanças de contextos; fundamentam a razão (conjunto de regras), racionalidade (processo que gera a razão e dela se alimenta), lógica, pensar metódico, analítico, avaliativo e ajuizado; pensar crítico está na base da aprendizagem rápida, continuada, autônoma, filosófica, científica.
- Comunicação … as perguntas e problemas filosóficos ajudam a construir a cultura empresarial positiva , a forma de se comunicar com público interno e externo, promover perguntas e respostas citadas neste check list, orientar e discutir sobre cultura, valores, identidade, engajamento, motivação, evitação de conflitos, otimização de processos, aumento da produtividade, melhorar relacionamentos, fortalecer a imagem da marca, ajudar a integração do indivíduo na sociedade, empresa, times e projetos (socialização).
Outros exemplos de perguntas …