A ética é o ramo da filosofia que estuda a moral e intenções.
A moral são as regras de convivência em grupos sociais.
A intenção é o compromisso do sujeito com a moral.
A ética está subjacente aos processos de tomada de decisão em todos os domínios do conhecimento.
Não se resume a enumeração de hábitos sociais, costumes e intenções [1] das pessoas, mas vai além e estuda as relações de causa e efeito, para traçar um caminho do meio.
Busca fundamentação teórica, 1 para encontrar o melhor modo de viver e conviver na vida privada e pública.
É especialmente estudada na antropologia, psicologia, sociologia, economia, pedagogia, política, inteligência artificial.
A ética provê normas éticas para a solução de dilemas ou conflitos mais comuns da convivência humana e empresarial.
Ética Empresarial
A ética empresarial é uma forma de “ética aplicada” em ambientes de negócios.
A ética empresarial está atrelada a proposta de valor da empresa.
Funciona como um farol ou fio condutor entre ambiente interno e externo.
Estabelece os princípios que orientam o comportamento das pessoas para excutar as tarefas da empresa e agregar valor a sociedade.
A ética reduz o custo social, aumenta benefícios, reduz riscos e agrega valor, via normas ou princípios, que estabelece protocolos de convivência e comunicação entre seres sociais.
A ética é tanto objetiva quanto subjetiva.
Deve cobrir, estar presente e ser discutida em todas as tarefas, planos e mentes da empresa e cadeia de valor no seu entorno.
A variedade e a quantidade de questões éticas nos negócios reflete “modelos de comportamento” de maximização do lucro com preocupações “não” econômicas.
A liderança da manutenção da ética na empresa é responsabilidade do gestor do negócio.
Gerenciar o comportamento ético é um dos problemas mais difundidos e complexos que as empresariais enfrentam hoje.
Journal of Business Ethics
A ética é ferramenta (utilizada pela filosofia e ciência) para desenvolver o comportamento e inteligência emocional – empatia, autoconsciência, auotocontrole e socialização – das pessoas e empresas, para executar tarefas científicas e ganhar competência e sabedoria.
A Moral Ética
A moral não surge de forma natural, mas da capacidade do ser humano de se colocar no lugar do semelhante, e fazer com que as experiências do outro enriqueçam as suas e vice versa.
O estudo da moral na empresa envolve vários conceitos e conhecimentos chave, tais como:
- Regras … são princípios, padrão; norma, preceito de uma pessoa.
- Ações … enumerar experiências recomendadas, apropriadas e inapropriadas, adequação, conveniência.
- Comportamento ... definir regras de proceder de uma pessoa em relação a outra e em relação à tarefa.
- Costumes … hábitos, práticas frequentes e regulares para executar tarefas corretas, consistentes e com capacidade.
- Valores … compreender, explicar e definir características que determinam a forma de se comportar e interagir com outros indivíduos, com o meio ambiente e com a tarefa.
- Não coersão … não reprimir, não coibir, não coagir.
- Comunicação … método usado para interagir, estabelecer contatos, falar, gestualizar, escrever, desenhar, evidencias as coisas.
- Consciência … sentido ou percepção que o ser humano possui do que é moralmente certo ou errado em atos e motivos individuais.
- Autonomia … capacidade de governar-se pelos próprios meios; vontade humana de se autodeterminar segundo um código moral.
- Plano de Ação … conjunto de intenções, ações, responsáveis e tempo previst para atingir um objetivo; descrição da estratégia.
A moral foca nos hábitos, costumes, usos e regras sociais, é aquilo que a sociedade, empresa e indivíduos se submetem a um conjunto de valores que irão justificar crenças, proposta de valor (razão de existir, paradigmasverdadesvalor, avaliação ou julgamento.
A intenção estuda o compromisso do sujeito com o código moral.
História e Etimologia da Moral
A origem da palavra “moral”, vem da tentativa dos romanos de traduzir a palavra grega originária “ética” que significa (1) “intenção” e (2) hábitos ou assimilação social dos valores.
Ou seja, foi uma tradução incompleta, que “não incluiu”erroneamente no significado a “intenção” do indivíduo.
Ética = Moral + Intenção
Moral e Leis
Observe que o conceito moral é hierarquicamente superior ao conceito do direito (lei).
A lei são regras desenvolvidas pelo governo com o objetivo de proporcionar equilíbrio na sociedade e proteção aos cidadãos.
Já a ética vem da consciência das pessoas sobre o que é certo e errado.
As leis são aplicadas pelo governo ao seu povo, ao passo que a ética são códigos morais que toda pessoa deve seguir.
Alguns dicionários definem moral como “conjunto de regras de conduta consideradas como válidas pelas comunidades humanas durante um determinado período de tempo.
Ética e Intenção
Intenção é um estado mental ou atitude de comprometimento de um indivíduo para realizar um plano ou um código de moral.
A intenção descreve quem somos, quem queremos ser, para onde queremos ir e traz consciência às nossas atitudes, para nós e para quem nos rodeia.
Intenção é um tópico fundamental no estudo da ciência cognitiva [1] e psicologia humana.
Veja na sequência indicadores qualitativos que ajudam a medir o grau de intenção ou compormetimento de uma pessoa:
Comportamento … orientar, observar ou prever a maneira de reagir e proceder da pessoa em relação ao ambiente e regras estabelecidas.
Estado Mental … sintetizar pensamentos (sensações, crenças, desejos, emoções, cognições, percepções, imaginações e julgamentos) da pessoa em relação a um plano específico.
Compromisso … espressar obrigação assumida por uma ou diversas partes; avaliar o nível de comprometimento.
Prospecção … pesquisar e buscar ver ao longe e prever comportamentos e relações de causa e efeito … se antecipar.
- Crença … justificar valores, entender credos, buscar ou evidenciar verdades, estabelecer princípios, padrões de pensamento.
- Personalidade … características morais da pessoa que determinam a sua individualidade e qualidades únicas.
- Orientação … mostrar a direção, caminho, situação corrente, preceitos a serem seguidos em projeto, atividade, tarefa.
- Atitude … comportamento ditado por disposição interior; posicionamento, postura.
- Desejo … estado de querer, atitude proposicional em relação a algo, motivadores de realizações, respostas emocionais.
- Justificação … explicação das propriedade de uma crença racionalmente admissível.
- Temperamento … diferenças comportamentais entre indivíduos independente da aprendizagem, sistema de valores e atitudes
- Carater … conjunto de qualidades (boas ou más) que distinguem uma pessoa; índole, temperamento, personalidade
- Autoregulação … a habilidade de monitorar e modular a emoção, a cognição e o comportamento, para atingir um objetivo e/ou adaptar às demandas.
Na gestão de empresas, o estudo da intenção e sua aplicação busca investigar e influenciar o comportamento das pessoas para seguir o plano de negócio da empresa.
Intenções e Planos
A existência ou não de planos, como são gerenciados, formas e conteúdos, como são executados, nível de aderência e uso habiltual, são medidas do nível de gestão e qualidade competitiva e intencional do indivíduo e empresa.
O plano é uma lista de intençoes!
O plano como mostra o mapa de gestão, é uma “síntese do processo de gestão.
Deve ser gerado de forma interativa e cíclica na empresa de forma articulada e consistentes, tais como:
- Estratégico … mudança no longo prazo; modelo de negócio, proposta de valor, código de ética (comportamento).
- Tático … movimento de recursos no médio prazo, para suportar os planos estratégico e operacional. ex. mensal, semanal, diário.
- Operacional … preparação, execução e informação; garantir a qualidade de tarefas e atividade chave do dia a dia, em tempo real.
- Negócio … como fazer a gestão de valor, ofertas, recursos, parcerias, clientes, canais, segmentos, receita e custo.
- Oferta … qual o mix de produto, serviço e soluções (mix 7P – Produto, Preço, Promoção, Praça, Pessoa, Processo e Evidências Físicas).
- Financeiro … contabilização de ativos, previsões e estratégias de receita, custo, ROI, margem de lucro e turrnover.
- Marketing … atração do mercado, cliente e produto.
- Venda … conversão do mercado, cliente e produto.
- Conhecimento … foco do conhecimento descritivo (teorias) e habilidades (prática).
- Informação … qualidade e formato da rede de dados e informação para suportar atividades e tarefas.
É via os planos que a proposta de valor e ética da empresa é construída, mantida e aprimorada.
A empresa ou indivíduo sem planos é um “barco sem leme” e age sem pensar.
Um dos aspectos e habilidade chave da gestão é balancear a qualidade e quantidade de planos ou intensões.
A cada versão de um ciclo de gestão é gerada uma nova versão do plano, que deverá ser executado, controlado e ajustado.
Nos planos, os gerentes devem atentar para : (1) proposição de valor, (2) objetivo, (3) situação corrente, (4) metas, (5) estratégias para cada meta, (6) lista de atividades e tarefas (essência do plano), (7) execução e informação (8) controle e (9) ajustes.
Observe que plano no ciclo de gestão busca a síntese, ao contrário da análise de situação e se complementam.
Um plano é uma síntese do ciclo de gestão e conectado ao plano anterior. Foca no presente considerando o passado e o objetivo futuro.
Diante disso, os planos são a melhor forma de influenciar, comprometar e avaliar intenções e comprometimento das pessoas, de acordo com o “fluxo de negócio da empresa”
Permite sincronizar e alinhar o modo de pensar, intensões, condutas apropriadas, execuções de atividades e tarefas com controle e desempenho e foco na proposta e objetivos da empresa.
O plano modela intenções e estabelece compromissos para executá-las na prática.
“Diga quais são seus planos que te direi quem és”.
Onde a Ética se aplica?
A ética deve orientar o comportamento de todos os colaboradores da empresa, em todas as atividades e tarefas em termos de regras de conduta e intenções.
Deve ser gerenciada pelo nível estratégico da empresa, desdobrada, conhecida e aplicada nos níveis tático e operacional via planos e gestão.
Porque a Ética na Empresa?
A ética tem uma função estratégica e sistemática de fundamentar e questionar as intencões e código moral..
- Refletir sobre o futuro e estratégias, riscos e comportamento da empresas para criar relacionamentos de negócios.
- Estabelecer as regras de comportamento para execução de atividades e tarefas de forma correta.
- Suportar a proposta de valor da empresa.
- Orientar e influenciar intenções, pensamentos, comportamentos e hábitos dos indivíduos
- Atrair a atenção e interesse ds colaboradores, mercado. clientes, para a proposta de valor da empresa..
- Aumentar a produtividade, ou capacidade de produção de produtos por unidade de tempo; fazer mais com menos.
- Manter talentos, reduzir o turnover de empregados.
- Valorizar a boa conduta e afastar a má conduta.
- Evitar e solucionar conflitos.
- Explicitar o respeito pelo indivíduo e sociedade.
Segundo pesquisas, mais de 30% dos consumidores, optam por empresas que causam impactos social e ambiental positivos
Ter um conceito claro e forte da aplicação da ética faz sentido para os negócios porque as pessoas (eu, você o mundo) querem trabalhar para uma empresa da qual se orgulham e com colegas que sabem que agem com integridade.
Clientes são mais propensos a escolher empresaS que possar mostrar como eles se comportam eticamente, porque fornece o fator de “sentir-se bem”adicional a qualquer transação comercial.
Principais dificuldades para desenvolver a ética na empresa
- O principal “obstáculo” da aplicação da ética é que a sua gestão aumenta os custos e reduz a capacidade da empresa de maximizar o lucro.
- Desenvolver, implementar e manter a ética nos negócios pode ser demorado.
- Exige um nível elevado da consciência humana e social e atualização contínua do “conhecimento”, como se comportar e agregar valor para sociedade.
- Fazer “sair do papel”, ser bem compreendida e justificad e inserida na gestão das atividades e tarefas da empresa..
- Sujeita a gestão contínua e ajustada ao longo do tempo, através de procedimentos formais.
- Exige esforços não só para estabelecer as “regras fundamentais, mas prover as ferramentas e conceitos para que elas possam ser cumpridas.
- A ética muda de acordo com as mudanças nas leis e regulamentos, especialmente à medida que a empresa cresce.
- Fica mais complexa com empresas com muitas pessoas e lida com múltiplas culturas diferentes, que têm diferenças de julgamento e conduta.
Ética e a Marca
A ética tem forte conexão com a Marca ... o “comportamento ético”, aumenta a reputação da marca.