Neste sumário é usado um mapa conceitual nomeado “mapa conceitual percepção do consumidor“.
É uma ferramenta descreve conceitos nucleares de “percepção de valor”, na perspectiva de marketing.
( … o conceito de valor tem diferentes significados para a economia, marketing, finanças … )
Como qualquer grafo ou mapa conceitual, o objetivo é “transferir compreensão”, explicitar conceitos e relações do contexto, mas nem todos os relacionamentos estão visibilizados … só aqueles mais convenientes.
O objetivo de qualquer mapa ou grafo é destacar o que é mais importante para um determinado sujeito e objeto do conhecimento, num determinado escopo (contexto, conceitos e relações).
Deve permitir que eu, você e outras pessoas, explorem outros conceitos, relacionamentos e caminhos, para adequar mudanças de contexto/circunstâncias e traduzir a realidade e situações.
Mapas e grafos representam uma perspectiva da realidade, que tem como característica, revelar outras perspectivas.
Quando trabalhamos com mapas a preocupação principal não está no conteúdo e sim na forma, ou seja, “modelar”. traçar e investigar caminhos alternativos, atalhos, escolher “caminhos do meio”; transitar entre visão focada e periférica, ganhar “visão de helicóptero”, e assim por diante.
Focar na forma significa focar em padrões, modelos, métodos, ferramentas que podem ser usadas de forma repetitiva e melhorada a cada uso, para reproduzir pensamentos, compreensões, produtos, serviços, soluções, ofertas, e assim por diante.
Outro ponto de destaque, em termos de ciência cognitiva, é que a “linguagem de grafos e mapas mentais” é entendida por pessoas e computadores.
É uma linguagem universal. que compõe uma imagem.
E … uma imagem vale mais do que mil palavras.