Pensar Gráfico é um conceito para sintetizar e expressar a compreensão do movimento dual digital e humano encabeçado ou pelo uso da inteligência artificial.
Pensar gráfico é uma nova camada de inteligência à partir da introdução de uma nova linguagem gráfica que humanos e computadores entendem .
O grafo é comnstruídos à partir de apenas 2 elementos: nó (conceito) e conexão (relação).
Podem representar tudo.
O grafo é a linguagem base da Inteligência artificial.
Uma linguagem entendida, compreendida, percebida, por pessoas e máquinas.
A pessoa ensina a máquina e a máquina ensina a pessoa.
Diante disso, a partir desses dois conceitos, “qualquer linguagem” pode ser traduzida ou representada.
Com o grafo, japonês fala com russo, que fala com brasileiro e todos falam com máquinas, usando a mesma línguagem formada de conceitos e relações (nós e conexões).
Inteligência Artificial
A inteligência artificial é o movimento que se desenha há quase 100 anos.
Iniciou com sistemas especialistas tendo como base a inteligência de especialistas no seu núcleo (sistemas especialistas).
Hoje e caminha para a “inteligência de máquina”, tecnologia para ensinar computadores a agir como pessoas.
Ou seja, envolve ensinar a máquina a atentar, perceber, pensar, memorizar, comunicar e aprender, tal como (imitando) o homem, simplificadamente falando.
O caminho que tem se desenhado é via a “aprendizagem de máquina”, aprendizagem em rede neurais” e uso de protocolos abertos.
Esse protocolo aberto que homens e máquinas entendem é o grafo … uma estrutura de dados posicional, que descreve conceitos e relações.
Grafo e Análise de uma Linguagem Digital.
A linguagem gráfica construída via grafo provoca simplificação e serve de ferramenta para resolver problemas pela aplicação da teoria de rede/grafos, com uma grande variedade de algoritmos já desenvolvidos para resolver uma grande variedade de problemas reais.
Qualquer problema, tomada de decisão, pensamento ou compreensão, pode ser reduzido a um grafo … conjunto de conceitos (nós de rede ) e relações (conexões entre nós)
Por causa disso, o uso de grafos e do pensamento gráfico, é um dos primeirtos passos a serem dominados para ganhar vantagem competitiva no novo horizonte humano-digital e compartilhamento de conhecimento e inteligência em rede.
O grafo é um tipo especial de estrutura de dados posicional, tipo mapa, que permitem traduzir várias formas e caminhos de pensar e conectar diferentes tipos de recursos, independentemente das suas naturezas.
O trabalho com grafos e teoria de rede, depende do bom senso para reunir conhecimento científicos, filosóficos e senso comum com sabedoria … e essa característica é dos humanos e não das máquinas.
Trata-se de uma grande mudança na forma de pensar e se comunicar e aumentar a qualidade da compreensão (rapidez e significado).
Pelo fato do grafo ter representação gráfica, podemos usar a frase de Confúncio – “Uma imagem (ou um grafo) vale mais do que mil, palavras”.
É muito mais fácil gravar a idéia e conceitos representados num grafo do que num texto equivalente.
Observar que imagem e capacidade de imaginar e visualizar é bem diferente de saber desenhar.
Grafos
Os grafos estão na base de qualquer linguagem.
Grafo é uma linguagem universal … todo mundo entende, homens ou máquinas.
Qualquer linguagem pode ser representada, traduzida, codificada e decodificada, por grafos … todas.
Grafos são conceitos representados graficamente.
O grafo, um tipo especial ou digital (artificial) de linguagem gráfica,.
Têm dois elemento centrais e únicos – nó e relação; portanto a sua unidade básica são dois nós e uma relação.
Essa estrutura é um princípio básico de comunicação na Web onde nós e relações podem ser qualquer coisa com um endereço IP (Internet Protocol), que possa ser identificado e acessado.
… são imagens que representam uma realidade que pode ser qualquer coisa.
Grafos servem para representar qualquer coisa ou conceito.
Os grafos são perfeittamente entendidos por humanos e máquinas,
O grafo é a linguagem das máquinas e pode ser e está se transformando na linguagem humana, impulsionada pela inteligência artificial.
A inteligência do futuro tem com lingua patria o grafo para unir a inteligência humana e computacional falando uma mesma língua, a linguagem dos grafos, que está na base da linguagem digital.
O domínio da linguagem gráfica é que faz você estar leno esse texto agora.
Já há muito tempo sabemos que a linguagem textual é extremaente limitada no mundo da ciência e dos negócios.
A linguagem textual é analógica, a linguagem gráfica é analógica-digital.