A gestão / gerenciamento é composta por todas as atividades responsáveis por tudo o que afeta o desempenho e os resultados da empresa.
Ainda que o estudo da gestão tenha se baseado, inicialmente, na hipótese de que existia um único modelo correto de organização, hoje é evidente que não há uma empresa correta, mas várias, cada qual com suas forças e fraquezas.
A gestão deve se orientar pelos resultados, não pelos processos.
Os resultados estão fora da empresa, já que são provenientes do aproveitamento de oportunidades, e não da solução de problemas.
As árvores não crescessem ininterruptamente até o céu; da mesma forma, não há nenhuma empresa que vá crescer e sair-se bem para sempre; o período médio de sucesso da maioria das empresas é de 30 anos; mesmo as excepcionalmente bem administradas passam os 20 ou 30 anos seguintes equilibrando-se.
Os gestores não devem apenas perguntar-se como tornar uma área do negócio mais eficiente, e sim se tal área precisa mesmo existir.
As empresas que verdadeiramente tem sucesso em reduzir custos não esperam até precisar fazê-lo; elas o fazem permanentemente.
Os clientes só pagam por aquilo que lhes é útil e proporciona algum valor.
O propósito da organização é criar cliente.
Dado que a transferência de poder do fornecedor para o cliente é fato consumado, os executivos devem conhecer o cliente em profundidade.
Outras citações de Peter Drucker
Os planos são apenas boas intenções, a menos que degenerem imediatamente em trabalho duro.
A única coisa que sabemos sobre o futuro é que será diferente.
A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.
A maior parte do que chamamos de gerenciamento consiste em dificultar o trabalho das pessoas.
O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou serviço se encaixa nele e se vende.
Rank não confere privilégio ou dá poder. Isso impõe responsabilidade.
O empreendedor sempre procura por mudanças, responde a elas e explora isso como uma oportunidade.
O mais importante na comunicação é ouvir o que não é dito.
Não há nada tão inútil quanto fazer eficientemente aquilo que não deveria ser feito de forma alguma.
Siga a ação efetiva com reflexão silenciosa. Da reflexão silenciosa virá uma ação ainda mais efetiva.
Tomar boas decisões é uma habilidade crucial em todos os níveis.
Minha maior força como consultor é ser ignorante e fazer algumas perguntas.
Nenhuma instituição pode sobreviver se precisar de gênios ou super-homens para gerenciá-lo. Deve ser organizado de tal maneira que possa se dar bem sob uma liderança composta de seres humanos comuns.
Um gerente é responsável pela aplicação e desempenho do conhecimento.
A inovação é o instrumento específico do empreendedorismo. O ato que dota recursos com uma nova capacidade de criar riqueza.
O conhecimento tem que ser melhorado, desafiado e aumentado constantemente, ou desaparece.
O aprendizado é um processo vitalício de acompanhar a mudança. E a tarefa mais urgente é ensinar as pessoas a aprender.
Peter Ferdinand Drucker (19 nov 1909 – 11 novembro de 2005) era um consultor, educador e autor; nascido na Áustria; é conhecido como “o fundador da administração moderna”.
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