Um sistema típico de gestão de informação é ilustrado no mapa.
Funciona como uma “corrente com vários elos”, cada qual com sua importância fundamental.
São várias etapas e componentes que se articulam para suportar a gestão de dados, informação e conhecimento da empresa.
É um pilar do planejamento e do nível de qualidade de serviço.
É insumo para dimensionamento e gestão de recursos.
Foca na Previsão de carga de trabalho em intervalos de tempo padrão, no curto médio e longo prazos.
Prevê a distribuição da taxa de chegada de serviços, para cada tipo de serviço.
Prevê a distribuição de tempo médio de serviço, para cada tipo de serviço.
Dependente da qualidade da coleta e análise de dados no planejamento, execução, controle e ajustes.
Dependente do Nível de Serviço (NS) para atrair e garantir a demanda planejada dependente das expectativas da empresa, mercado e concorrência.
A estrutura e lógica do sistema de informação ilustrado no mapa se aplica a empresas e negócios de qualquer porte.
Provê visão de escopo, para orientar a articulação, sincronismo e tomada de decisão para a geração do produto final.
Facilita compreender as relações de causa e efeito, transformação de informações a cada estágio, resultados esperados e o papel de cada time ou indivíduo, na empresa.
“Permite dividir para conquistar”, analisar, enumerar as informações importantes, a serem investigadas e monitoradas nas interfaces entre indivíduos e times e papel de cada um.
O mapa modela de forma sequencial e siplificada o processo de gestão para estudar, compreender e simular a gestão nas suas etapas de planejamento, desempenho, controle e ajustes.