A retenção de informações na memória é função do uso consciente do nosso sistema cognitivo.
Não só da memória e sim de todos os recursos cognitivos já que memória, atenção, pensamento, percepção, linguagem e aprendizagem, trabalham em conjunto.
Fatores para a Memorização
- Ambiente … influencia a maneira como o cérebro processa e armazena informações.
- Anotações … ajuda a manter o foco durante as sessões de estudo; evitar distrações; fazer alusões e relações com conceitos, objetos, imagens, sinais e símbolos; estimular o cérebro, destacar informações a serem armazenadas, destacar pontos a serem analisados posteriormente.
- Aprendizagem … ocupa-se da forma como a experiência altera o cérebro, enquanto a memória concentra-se na maneira como essas mudanças são armazenadas e posteriormente ativadas.
- Atenção … é determinante para a memória; é necessário selecionar uma única tarefa, evitar multitarefas e ignorar distrações externas; significa priorizar e gerenciar o tempo … uma grande parte de problemas ditos de memória são na realidade por falta de atenção no processo de aquisição, armazenamento ou recuperação da informação empregada pelo sujeito (ou empresa quando pensado de forma coletiva).
- Compreensão … quando compreendemos, memorizamos; a memória é concebida como construída a partir do processo de compreensão, dos significados que extraimos das experiências.
- Emoção … quanto mais emoção envolvida, mais memorável será a experiência.
- Mnemônica … técnica de auxiliar a memória, tipicamente verbais, memorizar listas e fórmulas via relações pessoal, espacial ou relevância.
- Motivação … tudo passa pelo sujeito que direciona a sua atenção.
- Objetivo …. definir objetivos SMART da leitura … eSpecífico, Mensurável, Acessível, Relevante e Temporal, para assegurar a direção cognitiva certa, ponto de chegada e avaliação do sucesso.
- Observação … desencadear processos mentais à interpretação do objeto analisado, principalmente se for feito com o compromisso de buscar uma análise profunda dos fenômenos observados.
- Pensamento … empreender razão e juízo em um processo lógico, deslizar entre mnemônicos de memória conectados com sentimentos e emoções; lidar com signos (significados e significantes) na memória
- Releitura … repetir a leitura leva a um novo olhar sobre o texto, assimilar novas perspectivas, identificar novas relações, aprofundar a reflexão, com maior profundidade.
- Repetições Espaçadas … ler blocos de informação de curta duração (até 30 miunutos) espaçadas no tempo sobre um determinado assunto reduz a curva de esquecimento é mais eficiente do que a leitura de um único grande bloco de informação.
- Relembrar … recuperar informações, atuar no processo de aprendizagem, aumentar a capacidade intelectual, reduzir o esquecimento e sinalizar ao cérebro coisas importantes a serem retiradas na memória; trabalha com muito mais recursos cognitivos do que a releitura e agrega mais valor ao aprendizado que a releitura.
- Resumo … além de destacar informações relevantes para consultas futuras, o resumo contribui para reforçar a compreensão do assunto estudado, economiza tempo e aumenta a produtividade do estudo.
- Mapa conceitual … conectar e integrar novas ideias, informações conceitos e relações, ao conhecimento corrente e identificar áreas potenciais para futuras pesquisas; ajudar a aprendizagem significativa; mostrar relações hieráquicas entre conteúdos e conceitos; servir de guia (mapa) para nortear o ensino (mediador) e aprendizagem (aprendiz).
- Pergunta … investigar informações, interrogar diretamente ou indiretamente por orações imperativas ou declarativas, associar um conceito ou assunto a outro.
- Sono … durmir bem é garantir que durante o sono o cérebro revisite as informações e experiências do dia, isso fortalece as conexões neurais associadas a essas informações; um bom sono refresca a memória e técnicas podem ser usads para aumentar o desempenho cognitivo.
- Metacognição … desenvolver a capacidade de refletir sobre a experiência cognitiva, autoregular e automonitorar os recursos cognitivos (atenção, memória, percepção, pensamento, linguagem, aprendizagem.
- Signo … usar sinais e símbolos, para ajudar a comunicação e interpretação comunicar e acionar pensamentos e memórias.
- Ferramenta … usar recursos para ajudar a fazer tarefas mentais (cognitivas) e refletir sobre elas.
Todos fatores listados são recursos de memorização.
São ferramentas que podem ser usadas para memorizar e sinalizar ao cérebro, que a informação é importante e não deve ser esquecida.
De uma forma geral, para você lembrar de algo é necessário que a leitura seja importante, tenha significado.
Para tal é necessário que ela esteja associada com o seu propósito, objetivo e conhecimento corrente.
Quanto mais emoção envolvida, mais memorável será a experiência.
A teoria do conhecimento dá grande relevância ao caráter subjetivo da memória, ou seja, a importância do significado emocional para cada um.
O que vale e fixa na memória é o sentido e o significado do que foi gravado.
Memória para a filosofia não é apenas recordar, mas uma das formas fundamentais da existência humana, sua relação com o tempo passado.
Memória é a presentificação do que passou.
É a marca do agora que virará passado na lembrança.
A memória é o próprio passado.
Segundo Frederic Barlett percepção e a memória não dependem apenas de evocações automáticas de informações previamente armazenadas.
A evocação é essencialmente um processo criativo de reprodução, não dependem apenas de informações fornecidas pelo ambiente, mas também da estrutura mental do observador e daquele que evoca (lembra).
Essa nova visão da psicologia pós behaviorista (comportamental), veio à partir dos anos 1950 e 60 via a “revolução cogntiva” e ciência cognitiva, que analisa a atenção, linguagem, memória e pensamento, muito além de estímulos e respostas, e inclui processos que intervêm entre estímulos e comportamentos.