Este check list é um guia rápido para conceituar, diagnosticar, orientar a gestão econômica na empresa.
Se propões a enumerar principais conceitos, princípio, ítens de verificação, julgados e pesquisados como importantes, para desenvolver o “pensamento crítico e aprendizagem da gestão da econômica na empresa.
Responder e investigar perguntas do tipo:
O que é economia na empresa e como me transformar num ser e agente econômico de geração de riquezas?
Público alvo: toda a empresa, gerentes, times e indivíduos.
Check List
Gestão Econômica na Empresa
Propósito, Atividades, Aplicações
1. Ativos Intangíveis … selecionar ativos incorpórios, não monetários, que agregam valor e vantagem competitiva como: gestão do conhecimento, administração do capital intelectual, métodos, ferramentas, educação corporativa, gestão de vendas, comunicação empresarial … ar atmosférico, gestão de recursos humanos, softwares, clientes, patentes, valor da marca, direitos autorais, tecnologia, know-how (saber fazer), estilo de vida.
Para potencializar o valor de ativos intangíveis, como dados, informação, conhecimento, inteligência artificial adquirida, é imprescindível saber fazer gestão.
2. Ativos Tangíveis … selecionar ativos que possuem valor comercial, possam ser negociados entre pessoas e empresas … bens concretos ou físicos, imóveis, equipamentos, máquinas, veículos, infraestrutura, estoque, capital financeiro, bens de natureza permanente.
3 Benefícios em Moeda … caracterizar a essência dos ativos (pessoas, inteligência, máquinas, etc) e seus potenciais para contribuir direta ou indiretamente para o fluxo de caixa da empresa, como ganhos de receita, investimentos, redução de custos e perdas, aumento da quantidade de clientes, ticket de venda, capacidade de produção, etc.
4. Demanda ... estimar necessidades de produtos e serviços, quantidade, distribuição geográfica, distribuição temporal, sazonalidades, tendências … estudar o comportamento do consumidor … ajustar ofertas e fortalecer a pósição de mercado com melhoraria da da rentabilidade e valor da marca.
5. Eficiência Economica … seguir a máxima que “um sistema é eficiente ou ótimo quando maximiza os resultados desejados (como a utilidade ) e minimiza os custos, dado os insumos disponíveis”.
6. Estratégia … se concentrar nos valores que o mercado dá importância e investe, avaliar a sustentabilidade e longevidade do modelo de negócio, selecionar indicadores de tempo real (indicadores externos), propostas de valor da marca, visão e missão; metas e objetivos para a empresa num horizonte temporal mais extenso, selecionar indicadores de mudanças estratégicas … analisar e dimensionar capacidades”, tendências de mercado, previsões, alocação de recursos, gestão de riscos e competição.
7. Indicadores Econômicos … (selecionar, monitorar, interpretar), indicadores econômicos de tempo real (ITRs) para entender os efeitos no funcionamento e sucesso da empresa, de forma relativa (comparartiva); identificar as principais relações de causa e efeito e tradeoffs para suportar a tomada de decisão e formular estratégias … considerar políticas governamentais, empregabilidade, ciclo de produtos e produção, taxas de câmbio, tendências econômicas e de mercado emergentes.
8. Mercado … segmentar e identificar novos nichos mais rentáveis, avaliar demanda e tendências, fixar preços de produtos, tomar decisões sobre a produção (capacidade, tecnologia, gastos, orçamento, custos, desperdícios).
9. Objetivos … formular objetivos e metas conectadas a fatores econômicos de mercado, produto, consumidores.
Problemas Econômicos … compreender e antecipar a Resolução de de uma forma geral saber responder: 1) o quê é produzido, 2) porque é produzido? 3) quem (para quem) produzir, 4) quando produzir, 5) onde produzir, 6) como produzir, 7) quanto produzir.
Políticas e Práticas … ajustar as políticas – diretrizes básicas para decisões e condutas da empresa e práticas -métodos e técnicas, para nortear as ações e a relaçõesorganizacionais com o ambiente e pessoas.
Processos de Negócios … aumentar a eficiência (saída/entrada), definir políticas e planejamento de longo, médio e curto prazos de forma articulada, incluindo matérias-primas, análise de demanda, lucro e gerenciamento eficiente do valor dos ativos.
Recursos … gerenciar fatores de produção (recursos naturais), trabalho (inteligência humana, horas, tempo de dedicação, salário e eficiência), para aumentar o desempenho do processo de produção … servir de insumo para tomar decisões sobre seleção e otimização de ativos, matérias-primas, técnicas de produção, máquinas, recrutamento de profissionais, etc, orçamentar e controlar o fluxo de recursos.
Relatórios … informar estatísticas, revisões, resultados, desvios, sinaliações, tendências, sazonalidades … manter a gestão atualizada sobre o ambiente e impactos na empresa … prover dados e informações convenientes à gestão de tarefas … comunicar estratégias de aprimoramento para melhorar a eficiência econômica da empresa.
Riqueza Material … avaliar bens materiais, dinheiro, propriedades, recursos, produtos, serviços.
Riqueza imaterial … avaliar conhecimento, competência, experiência, reputação, arte … riqueza e prosperidade são quase sinônimos … riqueza está associada ao material – dinheiro, por exemplo, ao passo que prosperidade está associada ao sentimento causado pela riqueza
Quando se acredita que alguma coisa tem valor ela passa a ter valor.
Saúde Financeira … medir e interpretar a capacidade de gerenciar recursos financeiros (custos, investimentos, despesas e perdas) para manter equilíbrio … cuidar da rentabililidade ou ROI, margem e turnover da produção … administrar o dinheiro, obter lucros razoáveis, reduzir riscos com investimentos de capital … servir de insumo para planejamento estratégico, tomada de decisão e ações de marketing, vendas, inovação, melhorias contínuas, redução de custos operacionais e escolhas de tecnologias.
Tempo … gerenciar, orientar, articular e alinhar tres horizontes temporais: estratégico (longo prazo), tático (médio prazo) e operacional (curto prazo).
Treinar … habilitar gestores e equipes com ferramentas para analisar a demanda do mercado, fazer previsões, definir padrões e níveis de serviço, avaliar custos, determinar estratégias de preços, avaliar riscos e compreender a dinâmica competitiva.
Valor Social … a gestão econômica deve expandir a visão, avaliar o contexto social e a agregação de valor na esfera social, além do ambiente da empresa e cadeia de valor próxima.
Este check list descreve uma “árvore de decisão” (ou um grafo, mais genericamente falando)
Cada um dos ítens de verificação listados se desdobram em outros ítens formando uma árvore ou rede de indicadores qualitativos.
Esses indicadores qualitativos estão sempre amarrados aos indicadores quantitativos da empresa, os KPI (key performance indicators), tais como indicadores de produção, produtividade, eficiência econômica, receita, custo, lucro, investimento, retorno do investimento, capital de giro, turn over de pessoal e assim por diante.
Indicadores qualitativos e quantitativos se complementam, andam aos pares, e devem ser tamém gerenciados (planejados, desempenhados, controlados e ajustados) aos pares.
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